Notícia na íntegra

Segunda-feira, 7 de Janeiro de 2019 | Horário: 11:42
Compartilhe:

SAICA Caminho para o Futuro atende crianças e adolescentes em situação de risco

Prefeito Bruno Covas visitou a unidade para conhecer as principais diretrizes do serviço oferecido pelo município

O prefeito Bruno Covas, acompanhado pelo secretário de Assistência e Desenvolvimento Social, José Castro, visitou nesta segunda-feira (7) o Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (SAICA) Caminho para o Futuro. A iniciativa teve como objetivo apresentar o equipamento para que o prefeito conheça as principais diretrizes do serviço oferecido pelo município.

Atualmente, a cidade de São Paulo conta com 131 SAICAs em diferentes regiões da cidade, que somam 2.490 vagas para crianças e adolescentes de 0 (zero) a 17 (dezessete) anos e 11 (onze) meses, em situação de risco pessoal e/ou de abandono. As unidades foram criadas com o objetivo acolher e garantir proteção integral à criança e ao adolescente. Por atender menores de idade, os endereços não podem ser divulgados.

Os equipamentos contam com uma equipe especializada, composta por psicólogos, pedagogos, assistentes sociais e orientadores socioeducativos para auxiliar os usuários na superação das vivências de separação e violência, promover o desenvolvimento integral de cada um, garantir uma formação para a cidadania, autonomia e a reinserção social de cada um.

O atendimento no SAICA é personalizado, realizado em pequenos grupos, possibilitando o convívio familiar e comunitário para um retorno à família de origem, extensiva ou mesmo em família substituta.

Entre as atividades desenvolvidas estão rodas de conversa para orientação sobre a rotina diária dos acolhidos, atividades lúdicas, recreativas, oficinas de culinária, reciclagem e artesanato.

SAICA Caminho para o Futuro

Em funcionamento desde 2011, o SAICA Caminho para o Futuro tem capacidade para atender 15 jovens e crianças em situação de risco ou vulnerabilidade social. Desde julho de 2016 o serviço é gerenciado pelo Movimento de Orientação à Criança e ao Adolescente (MOCA).

A unidade possui um espaço amplo, com acessibilidade e características residenciais, com sala de estar, sala de jantar, cozinha, lavanderia, seis banheiros, quatro dormitórios, dispensa, além de quadra poliesportiva, sala de leitura, brinquedoteca e espaços individualizados para guardar objetos pessoais.

 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn