Notícia na íntegra

Quarta-feira, 5 de Julho de 2023 | Horário: 16:14
Compartilhe:

São Paulo é estudo de caso do Treinamento Intensivo em Resiliência Urbana – URIT 2023, na Dinamarca

Curso abordou temas centrais aos desafios urbanos, como as mudanças climáticas, a análise de resiliência, cenários futuros, planejamento estratégico e planos de ação

Técnicos da Coordenação de Planejamento Ambiental (CPA) e da Divisão de Implantação, Projetos e Obras (DIPO), da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA), participaram, entre os dias 20 e 28 de junho, do Treinamento Intensivo em Resiliência Urbana – URIT 2023, que reuniu formuladores de políticas, profissionais e pesquisadores em Copenhague, capital da Dinamarca.

São Paulo foi selecionada como um dos estudos de caso do curso, no qual um grupo de trabalho integrado por profissionais atuantes em diversas áreas e locais do mundo foi formado. Por meio da metodologia de design de processos apresentada no treinamento, foram analisados os desafios urbanos relacionados a uma área de grande interesse ambiental no norte da capital. Foi mapeado o sistema do local, identificando os atores envolvidos e esboçando um Plano de Resiliência ali.  

De acordo com o Relatório Mundial das Cidades 2022, publicado pelo ONU-Habitat, 68% da população mundial viverá em cidades até 2050, entretanto elas estão cada vez mais expostas a desastres relacionados a mudanças climáticas. Desta maneira, ao pensar em intervenções e planejamento urbano é necessário considerar o conceito de resiliência urbana, o qual tem como paradigma aumentar a capacidade desses sistemas em suporte e sair melhor de choques e tensões.

O foco do treinamento foi compartilhar uma metodologia que visa entender sistemas complexos para poder formular uma proposta de intervenção local, considerando os atores envolvidos naquele cenário e que forneça soluções integradas para enfrentar os desafios urbanos.

Através de uma abordagem sistêmica, o curso se concentrou em tópicos centrais, como: mudança climática, análise de resiliência, cenários futuros, planejamento estratégico e planos de ação. Tópicos transversais também foram discutidos, como: serviços ecossistêmicos, governança, soluções baseadas na natureza, redução do risco de desastres e participação social.

 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn