Notícia na íntegra
São Paulo é reconhecida como Cidade Amiga dos Animais pela WAP
O prefeito Bruno Covas recebeu, nesta quinta-feira (26), a placa que confere ao município de São Paulo o título de 3ª Cidade Amiga dos Animais, concedido pela organização World Animal Protection (WAP). A cerimônia foi realizada no gabinete do prefeito e contou com as presenças do secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido; da coordenadora da Vigilância em Saúde, Solange Saboya; da coordenadora da Saúde e Proteção do Animal Doméstico (COSAP) do município, Analy Xavier; e da gerente de Programas Veterinários da World Animal Protection, Rosângela Ribeiro Gebara.
“Muito bom sermos reconhecidos por esse trabalho voltado para os animais. Precisamos dar atenção à educação, à cultura, à saúde, mas também à área animal. As políticas públicas que temos foram conquistadas graças à pressão popular, que cobra critica, acolhe e se preocupa . Por isso, quero dividir essa homenagem com a população. Quem sabe, no próximo ano, possamos ficar em primeiro lugar”, declarou o prefeito.
O prêmio “Cidade Amiga dos Animais”, criado pela WAP, reconhece as melhores estratégias utilizadas pelos municípios latino-americanos para lidar com populações de cães e gatos. Bogotá (Colômbia) classificou-se em primeiro e Conselheiro Lafaiete (MG), foi a segunda colocada.
O município paulista fez grandes avanços no manejo de populações de cães e gatos. Em parceria com clínicas veterinárias credenciadas, organizações não governamentais e da sociedade civil, escolas e unidades móveis de esterilização e educação em saúde, além das estratégias multidisciplinares e novos protocolos de atuação, a cidade tem desenvolvido um trabalho pautado em políticas públicas permanentes e sustentáveis.
“São Paulo se destacou entre outras cidades, graças às suas ações e projetos voltados para os animais. Este ano fizemos a votação apenas na América Latina porém, no próximo, irá abranger outros países”, disse Rosângela Ribeiro Gebara.
Para receber o prêmio, dois animais que estão para adoção na Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (COSAP), conheceram a sede da Prefeitura com o objetivo de divulgar a importância da adoção no município. Osnir e Peter foram resgatados em Parelheiros, tradados e, agora, aguardam por uma família.
"A Cosap foi criada para elaborar políticas públicas consistentes para o bem-estar animal e isso só é possível com a ajuda da população, das ONGs e protetores. Por isso que receber este premio é uma alegria sem tamanho para toda a equipe. É a realidade que queremos alcançar", disse Analy Xavier.
Sobre a homenagem
A premiação recebida pela cidade faz parte do programa Animais em Comunidades da Proteção Animal Mundial. Conta com o apoio do Centro Colaborador da OIE em Bem-Estar Animal e Sistemas de Produção Pecuária do Chile, Uruguai e México, da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e do Instituto Técnico de Educação e Controle Animal (ITEC), além do Conselho Federal de Medicina Veterinária e Zootecnia do Brasil (CFMV) e da Associação Mundial de Veterinários de Pequenos Animais (WSAVA).
Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico
A Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (COSAP), instituída no âmbito da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio do Decreto 57.857 de 5 de setembro de 2017, tem como missão estabelecer políticas públicas consistentes voltadas à saúde, assistência e proteção dos animais domésticos na cidade de São Paulo.
Dentre suas principais atribuições estão o controle reprodutivo pela esterilização cirúrgica de cães e gatos, a identificação e registro de animais, a adoção e a promoção do conceito da guarda responsável em todo município.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa: imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk