Notícia na íntegra

Quinta-feira, 19 de Março de 2020 | Horário: 13:19
Compartilhe:

Saúde da mulher: a diferença entre climatério e menopausa

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, oferece atendimento médico e orientações para o público feminino nessas duas etapas da vida

No mês de março, quando se celebra o Dia Internacional da Mulher, é importante abordar dois temas que geram dúvidas e fazem parte do universo feminino: o climatério e a menopausa. A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, oferece atendimento médico com profissionais aptos a atender as mulheres nessa fase da vida e dar o suporte necessário para a estabilização dos sintomas durante os respectivos períodos. Saiba mais a respeito:

Climatério

De acordo com a área técnica de Saúde da Mulher, é o período da vida feminina no qual ocorre a redução/esgotamento da capacidade reprodutiva e a diminuição da produção do hormônio estrogênio pelos ovários. O climatério tem início, aproximadamente, aos 40 anos e pode se estender até os 65 anos.

Características importantes dessa etapa são as mudanças no ciclo menstrual, alterações psicossociais e “ondas de calor", que estão presentes em 75% das mulheres e somente 25% estão livres deste desconforto. Outras queixas que podem ser relatadas nessa fase são mudanças psicológicas, alterações do humor e disfunções urinárias, entre outras.

Menopausa

É um marco dentro do período do climatério e corresponde à última menstruação da mulher. Ocorre geralmente entre os 48 e 50 anos e o diagnóstico é confirmado após 12 meses de ausência de menstruação.

Depois da menopausa costuma ocorrer aumento na frequência de distúrbios metabólicos e eventuais doenças como diabetes, por exemplo. Por isso é importante contar com o acompanhamento de um médico que pode, dependendo das condições de saúde da paciente, vir a recomendar terapia de reposição hormonal, para promover melhora da qualidade de vida.

Confira, abaixo, outras medidas que os profissionais dos serviços municipais recomendam para suas pacientes:

- Controlar o peso;
- Alimentar-se de forma saudável, com uma dieta rica em cálcio;
- Evitar tabagismo e alcoolismo;
- Praticar atividade física regular (mínimo de três vezes por semana);
- Controlar o estresse e a ansiedade;
- Prevenir quedas;

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn