Notícia na íntegra

Quarta-feira, 27 de Novembro de 2019 | Horário: 14:14
Compartilhe:

Saúde discute o empoderamento da população negra

Evento alusivo ao mês da Consciência Negra terá debates sobre a questão étnico-racial no mundo contemporâneo

Nesta quinta-feira (28 de novembro), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) debate sobre racismo estrutural e institucional, para melhorar as relações de trabalho e o respeito à diversidade. O evento acontece durante o Seminário da Consciência Negra, na sede da Secretaria Estadual de Educação na Praça da República, e é iniciativa da área técnica de Divisão de Qualidade de Vida no Trabalho da Coordenação de Gestão de Pessoas da SMS.

Durante a cerimônia, ocorrerá a entrega do Prêmio Edna Muniz, que valoriza as boas práticas em saúde ligadas a questões étnico-raciais. Em 2018, após o falecimento da servidora Edna Muniz, o prêmio batizado com seu nome foi criado para homenagear sua trajetória de vida e seu engajamento na luta por causas sociais, saúde do trabalhador e diversidade étnico-racial. Mulher, negra, assistente social, psicóloga, ativista e fundadora do Grupo Negro da PUC/SP e do grupo Soweto, Edna contribuiu de modo decisivo e enfático para consolidação de políticas para a população negra e em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para concorrer ao Prêmio, os profissionais de todas as unidades de saúde de São Paulo puderam inscrever seus trabalhos em dois eixos: Políticas, Gestão e Formação dos Profissionais do SUS e Produção do Cuidado.

A programação do Seminário contará com a participação da Coordenadora da Área Técnica da Saúde da População Negra, Valdete Ferreira dos Santos, responsável pela apresentação de um  novo programa de cuidado de hipertensão para a população negra. Também será organizada uma roda de conversa com o tema “Racismo Institucional”, mediada pela psicóloga, mestranda e especialista em Saúde Coletiva, Analista de Políticas Públicas e Gestão Governamental na SMS, Fernanda Braz Tobias de Aguiar, e receberá como convidados  a representante do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT), Maria Inês Barbosa, a secretária Executiva Adjunta de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Elisa Lucas Rodrigues e o Assessor Técnico da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Daniel Almeida dos Santos.

A cerimônia acontecerá das 8h30 às 13h, no Teatro Fernando Azevedo, localizado na Avenida São Luis s/nº -  Secretaria Estadual de Educação na Praça da República.  A entrada será realizada pelo Portão 2.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn