Notícia na íntegra
Secretaria celebra Dia Internacional da Síndrome de Down na Praça das Artes
Em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência promove amanhã (21), uma programação dedicada à data na Praça das Artes, a partir das 10h, que será transmitida através do Youtube da pasta.
O dia 21 de março foi escolhido porque o número “21” representa o cromossomo que possui a alteração genética que caracteriza a síndrome; enquanto março, o mês “3”, indica a trissomia — ou seja, a pessoa com a síndrome possui três cromossomos, ao invés de dois. Para iniciar, uma exposição inclusiva abrirá a programação. ‘’A beleza de cada olhar’’ é composta por 14 obras produzidas nos projetos do Instituto Olga Kos, associação sem fins lucrativos que desenvolve projetos artísticos e esportivos para atender pessoas com deficiência. Trata-se de obras desenvolvidas por pessoas com deficiência, principalmente com síndrome de Down, que fizeram leituras de telas de artistas contemporâneos.
Na cerimônia de abertura, a SMPED homenageia Francisco Bombini, o Super Chico, que faleceu no dia 6 de fevereiro, deste ano. Super Chico nasceu com síndrome de Down e outras complicações de saúde. Ele ficou conhecido no Brasil por vencer a COVID-19 duas vezes. Seu apelido foi inspirado em super-heróis e em São Francisco de Assis.Após a homenagem, o evento contará com uma mesa redonda, na qual diversos institutos abordarão o tema como, por exemplo, Carolina Videira, fundadora da Turma do Jiló, que falará sobre inclusão; Stephanie Lima colaboradora e autodefesa, do Instituto Jô Clemente (IJC), divide a mesa em relação à autonomia com Valéria Beatriz, que foi acompanhada pelo time de Qualificação e Inclusão Profissional do IJC e atualmente trabalha como atendente na Ofner; e Deise Campos, coordenadora do Instituto Serendipidade, sobre acolhimento.
Já o Instituto Olga Kos, que será representado pelo presidente, Wolf Kos, participa como o ‘’S’’ de ESG. Fechando a mesa redonda debatendo sobre invisibilidade, teremos Thiago Ribeiro, fundador Invisibilidown. A celebração continua com a Cia Experimental de Dança Movimentarte, ONG que tem a missão de semear, através de aulas, formações, palestras, eventos e workshops, a importância da arte no desenvolvimento das pessoas.
A ONG fará uma apresentação cultural com dançarinos que possuem síndrome de Down. Já na área externa da Praça das Artes, finalizando o evento, teremos uma roda de capoeira com dança e jogos realizada por instrutores. Além de uma apresentação de karatê que terá uma apresentação dos movimentos básicos desta arte marcial que contará com a participação de professores e beneficiários que a praticam. As atividades esportivas são uma colaboração com o Instituto Olga Kos.
A SMPED transmitirá o evento através do Youtube da SMPED.
Programação
10h - Abertura do evento e exposição ‘’A beleza de cada olhar’’
10h20 - Mesa redonda- Turma do Jiló (inclusão);
- Instituto Jô Clemente (autonomia);
- Serendipidade (acolhimento);
- Instituto Olga Kos (o S de ESG);
- Invsibilidown (invisibilidade).
11h - Cia Experimental de Dança Movimentarte
11h30 - Agradecimentos
11h40 - Área externa- Apresentação de Karatê e capoeira12h30 - Fim do Evento
Iluminação em monumentos
A SMPED, em parceria com o SP Regula (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo), iluminará seis monumentos da capital em celebração ao Dia Internacional da Síndrome de Down no dia 21 de março. Além disso, os relógios da cidade também receberão mensagens que ficarão expostas dos dias 19/03 a 26/03.
Confira, abaixo, os monumentos:- Ponte Estaiada Otávio Frias de Oliveira;
- Viaduto do Chá;
- Biblioteca Mário De Andrade;
- Edifício Matarazzo;
- Pateo do Collegio;
- Monumento das Bandeiras.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk