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Quinta-feira, 3 de Novembro de 2016 | Horário: 18:08
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Secretaria de Finanças alerta sobre golpe com boletos falsos do IPTU

Além de receber em casa documentos falsos, com logotipos da Prefeitura, contribuinte também pode ser vítima ao acessar sites fraudulentos

A Secretaria Municipal de Finanças e Desenvolvimento Econômico alerta os cidadãos paulistanos que um golpe está sendo aplicado por meio do envio de boletos falsos referentes ao pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano – IPTU. O suposto documento, com cores e logotipos iguais ao da Prefeitura de São Paulo, chega como correspondência para o contribuinte, que, sem duvidar em princípio, realiza o pagamento normalmente e só descobre que foi vítima de um golpe quando passa a receber comunicados oficiais, alertando sobre débitos em aberto com o Município.

A fim de proteger o cidadão, punir e paralisar a ação dos criminosos, a Secretaria de Finanças assegura que já está tomando as providências necessárias junto à Polícia Civil e ao Ministério Público, além de notificar agentes financeiros sobre as cobranças indevidas, a partir das denúncias recebidas pela pasta.

A secretaria orienta que os contribuintes analisem com precaução os boletos que recebem em casa. Caso haja dúvida sobre a veracidade do mesmo, é importante enviar um e-mail para ni@prefeitura.sp.gov.br ou solicitar a segunda via somente nas Subprefeituras ou por meio do endereço eletrônico oficial:  www3.prefeitura.sp.gov.br/iptusimp.

O golpe também está sendo aplicado por meio da internet, em links fraudulentos como www.tributos-saopaulo-gov.com.br e www.iptu-sao-paulo-gov.com.br, para os quais a Prefeitura já solicitou, junto à Justiça, o cancelamento dos domínios. Portanto, a Secretaria de Finanças ressalta a importância de os contribuintes não buscarem por “2ª via IPTU” em sites de pesquisas, como o Google, para que não sejam induzidos a acessar sites falsos, também utilizados por fraudadores para gerar boletos semelhantes ao Documento de Arrecadação do Município de São Paulo (DAMSP).

Um dos contribuintes que denunciaram o caso à secretaria informou que desconfiou da fraude logo que recebeu o boleto em casa, no dia 28 de outubro. “Eu estranhei, pois já tinha pago outros boletos referentes ao IPTU e sabia que não estava em débito com a Prefeitura”, disse. Ao analisar a correspondência, a pasta identificou rapidamente que se tratava de um dos casos de golpe apenas pela frase em destaque “Reajuste do IPTU parcela única”, que nunca é utilizada em cobranças do tipo.

“Uma outra maneira de o contribuinte identificar se o documento é verídico ou não é verificar se consta o campo com a situação de pagamento. Se não constar, é falso. Porém, se constar, é necessário verificar se está coerente com o que foi pago nos outros meses”, ressalta o subsecretário da Receita Municipal, Wagner Alexandre Damazio de Freitas.

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