Notícia na íntegra
Secretaria Municipal de Educação e Universidade Metodista se unem para criar a ‘Revista Imprensa Jovem’
O Núcleo de Educomunicação, da Secretaria Municipal de Educação, se uniu à Universidade Metodista de São Paulo para desenvolver o projeto de comunicação “Revista Imprensa Jovem”. Na ação, estudantes mediadores dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e seus professores do Projeto Agência de Notícias Imprensa Jovem, assim como os mestres do terceiro semestre do curso de Jornalismo da Metodista, trabalham em cooperação. A publicação digital está em sua primeira edição.
A Revista Imprensa Jovem é aberta a estudantes de todas as séries, de escolas públicas e particulares do país. Além disso, utiliza linguagens diversificadas como áudio, foto, vídeo e texto.
Entre as pautas abordadas na publicação estão o programa da Secretaria Municipal de Educação “Nas Ondas do Rádio”; o grafite como arte que transforma vidas; a cultura maker (“faça você mesmo”) nas escolas municipais e o desenvolvimento dessas práticas com a utilização de impressoras 3D e kits de robótica. Também fazem parte da edição o contexto da pandemia que influenciou as aulas de Educação Física e trouxe os desafios do ensino híbrido e o ENEM em época de Covid-19, videoperformance nas escolas e a história em quadrinhos “Jovenilda”.
Este projeto é uma oportunidade de aprendizado sobre comunicação para todos os envolvidos. Um deles é a estudante Giulia Guimarães Dantas, de 14 anos, da EMEF Antônio Estanislau do Amaral.
“Adorei participar do processo da revista, me deu um entendimento maior sobre a produção dela e adorei contribuir. Vou levar para a vida tudo o que aprendi nesse projeto. Agradeço muito pela oportunidade!”, afirmou.
O início
O processo de produção colaborativa começou em fevereiro deste ano. Tudo foi construído de forma conjunta, desde a apresentação e discussão da pauta, a diagramação, o processo de apuração das informações, escrita e edição do texto, até a escolha das imagens. As atividades foram supervisionadas pelos professores da universidade.
Para Carlos Lima, professor e coordenador do Núcleo de Educomunicação, da SME-SP, a revista era um sonho antigo e um recurso para mostrar a voz do estudante.
“Nossos jovens têm muito a dizer. Ler uma publicação assim é uma forma de entender como eles enxergam o mundo. E isso é muito legal”, afirma. Ele e a jornalista e professora da Universidade Metodista, Camila Escudero, coordenaram a revista.
“Nosso objetivo principal era fazer com que os alunos da rede e da universidade aprendessem uns com os outros. Os universitários conhecessem a realidade dos adolescentes e professores da rede que, por sua vez, entrassem no mundo do fazer jornalístico. Foi um trabalho no qual todos aprenderam, inclusive os docentes envolvidos”, comentou Camila.
Já para o coordenador do curso de Jornalismo, Eduardo Grossi, “tanto a escola como a universidade não podem ter muros. Somos todos uma mesma sociedade, onde o processo de aprendizado é constante para o desenvolvimento de todos, seja acadêmico, seja para a vida”.
Clique aqui e leia a Revista Imprensa Jovem.
A escolha do nome da publicação também foi realizada de forma colaborativa. Estudantes e professores que realizam o projeto fizeram sugestões e o resultado final foi obtido por meio de votação, presencial e on-line, na plataforma Google Forms. Entre os indicados estavam “Imprensa Jovem” – o vencedor, “É Nóis”, “Jovem.com” e “Meta Jovem”. No total, a votação teve a contribuição 63 participantes.
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