Notícia na íntegra
Secretaria Municipal de Educação participa de celebração ao Dia Internacional da Língua Portuguesa
Na última terça-feira (05) foi comemorado o Dia Internacional da Língua Portuguesa. O Brasil é o maior país que a utiliza como idioma oficial e para efeito de comparação, São Paulo, com seus 12 milhões de habitantes, é a cidade com maior concentração de pessoas falantes de português.
Estima-se que cerca de 250 milhões de pessoas são nativas em Língua Portuguesa. Além do Brasil, outros oito países espalhados em quatro continentes adotam o português como idioma oficial: Portugal, Angola, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Guiné-Bissau.
Visando contribuir ainda mais com o aprendizado do nosso idioma neste momento de pandemia em decorrência do covid-19 (doença provocada pelo novo coronavírus), a Secretaria Municipal de Educação (SME) de São Paulo está enviando para as casas dos estudantes, via Correios, os materiais de estudo que acompanharão os estudantes durante o período de emergência na cidade de São Paulo.
Denominados Trilhas de Aprendizagens, os 14 cadernos estão divididos em quatro eixos: língua portuguesa, matemática, ciências naturais e ciências humanas. O material foi elaborado por educadores da Coordenadoria Pedagógica (Coped) e das Diretorias Regionais de Educação (DREs). Os conteúdos são destinados aos estudantes de todas as etapas de ensino, ou seja, Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. O material online está disponível para consulta e download neste link.
Os cadernos foram elaborados de forma que as crianças, adolescentes, jovens e adultos que estudam nas escolas municipais de São Paulo possam realizar as atividades com autonomia e/ou ajuda dos familiares, por um período de até dois meses.
A Língua Portuguesa na Rede Municipal
A Língua Portuguesa recebeu destaque durante a implementação do Currículo da Cidade para o Ensino Fundamental, que foi elaborado pelos profissionais da Rede Municipal, ao longo de 2017. Resultado de um trabalho dialógico e colaborativo, o Currículo teve a participação dos nossos estudantes por meio de um amplo processo de escuta, que mapeou anseios e recomendações sobre o quê e como eles querem aprender.
Em consonância com o Currículo da Cidade, desde o Ciclo de Alfabetização (1º ao 3º ano), até o Ciclo Autoral (7º ao 9º ano), a aprendizagem da Língua Portuguesa acontece por meio de quatro atividades fundamentais – falar, ouvir, ler e escrever, as quais se realizam em práticas sociais diversas e onde os estudantes são estimulados a utilizá-la de forma autônoma.
Para facilitar o trabalho dos educadores no planejamento de diferentes atividades, a Secretaria Municipal de Educação construiu a Plataforma do Currículo Digital da Cidade de São Paulo. O site possui 259 sequências de atividades produzidas por assessores e docentes em cursos realizados pela SME.
A Plataforma do Currículo Digital da Cidade de São Paulo está disponível para consulta, download e pode apoiar o planejamento de qualquer educador que atue no Ensino Fundamental. Há sugestões para todos os Componentes Curriculares e elas já estão alinhadas com os Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento do Currículo da Cidade dos diferentes componentes curriculares, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da UNESCO, presentes no currículo e com as Orientações Didáticas.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
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