Notícia na íntegra
Secretaria Municipal de Esportes apresenta Planejamento Participativo
Em comemoração ao dia do profissional de educação física, celebrado ontem, o prefeito Fernando Haddad e o secretário municipal de Esportes, Celso Jatene, apresentaram nesta manhã mais uma etapa do Planejamento Participativo da Secretaria Municipal de Esportes. O evento foi realizado no Anhembi, Zona Norte, e contou com a presença dos servidores de diferentes centros esportivos da cidade. O processo teve adesão de mais de 90% dos cerca de 1.200 funcionários da Secretaria.
“Esta é uma nova forma de fazer política na cidade de São Paulo e tem dado certo”, afirmou o prefeito, que também destacou: “Esta etapa de planejamento participativo é muito mais importante até que o orçamento participativo, porque no orçamento participativo você planejava o ano seguinte e depois de um ano teríamos que planejar tudo de novo. Começamos a perceber que um Orçamento Participativo não se adequava a São Paulo tão bem quanto o Planejamento Participativo, pois você pode planejar quatro, oito, dez anos incluindo o retorno”, destacou Haddad.
Iniciado no mês de maio de 2013, o Planejamento Participativo com os funcionários da Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo (SEME) tem o objetivo principal de conhecer o pensamento e anseios dos servidores.
“Eu quero agradecer todos os funcionários de carreira que participaram desse planejamento estratégico participativo. Eu sei que a gente como funcionário público vive uma descrença muito grande. Começa pelo salário que é muito menor do que gostaríamos de receber, pelas condições de trabalho, mas agradeço de coração vocês terem participado de todas essas etapas desse Planejamento Participativo, principalmente da primeira etapa, que deu início aos nossos trabalhos”, afirmou o secretário e também funcionário público, Celso Jatene.
A partir das sugestões enviadas, os funcionários discutiram a respeito e mapearam grupos para a criação das metas. A partir da tabulação dos resultados, foram identificados cinco grandes grupos de demandas: RH, gestão, infraestrutura, programas e eventos.
“Precisamos de um planejamento em longo prazo para o esporte na cidade de São Paulo. O esporte é uma coisa muito importante para a cidade. Nós dependemos do esporte cada vez mais, sobretudo para a promoção da saúde e para a questão do envelhecimento, que é natural na cidade de São Paulo. O combate ao sedentarismo irá se tornar uma marca das grandes cidades, porque a promoção da saúde vai depender muito do trabalho que vocês irão realizar”, disse o prefeito para os servidores presentes.
Em reuniões realizadas em agosto, no Mercadão de São Paulo e no Museu da Energia, 40 funcionários discutiram a respeito e mapearam estes grupos para a criação de metas para cada uma dessas áreas. Os funcionários da SEME receberam um relatório do planejamento operacional feito e cada setor se responsabilizará pelas metas as quais dará início, além de definir uma pessoa que se tornará o gestor da demanda.
Interligação com outras secretarias
O prefeito afirmou que é fundamental a articulação da Secretaria Municipal de Esportes com as demais pastas para promover novos serviços na cidade. “A secretaria de Esporte hoje tem uma agenda própria, mas também tem uma agenda de colaboração com as demais secretarias, sobretudo com saúde e educação. Nós estamos otimizando a utilização dos espaços públicos na cidade para que possamos ter maior eficiência na prestação de serviços públicos”, disse o prefeito.
Haddad também falou sobre os planos para alguns equipamentos esportivos: “Na Brasilândia estamos reformando um centro esportivo que está mal aproveitado. Você tem uma área grande da região mal aproveitada. Você tem um CE (Centro Esportivo) e um sacolão, tudo na mesma área pública e com um espaço ocioso que poderia abrigar eventualmente um hospital. Os Centros Esportivos também vão receber agora equipamentos de educação, ou seja, vamos licitar bibliotecas, teatro, dentro dos Centros para que eles não fiquem ociosos durante a semana, que é um dia nobre para a criança utilizar esses equipamentos em um segundo turno”, afirmou.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk