Notícia na íntegra

Sexta-feira, 22 de Agosto de 2014 | Horário: 07:48
Compartilhe:

Secretário de Infraestrutura Urbana e Obras detalha plano de metas na Subprefeitura Aricanduva/Vila Formosa

O secretário de Infraestrutura Urbana e Obras, Roberto Garibe, detalhou nesta quinta-feira (21), na Subprefeitura Aricanduva/Vila Formosa, o plano de metas com as ações que o governo municipal deve colocar em prática até fim da gestão. Garibe lembrou que a Prefeitura tem como objetivo atingir 123 metas neste período, com um investimento de cerca de R$ 25 bilhões.



O secretário explicou que as metas estão divididas em três eixos principais: a construção de equipamentos sociais nas áreas de educação e saúde; o atendimento de meio milhão de famílias através do programa Bolsa Família; e a criação de conselhos participativos em todas as 32 Subprefeituras. Destas metas, 13 já estão concluídas e 108 estão em andamento, sendo que 76 já trazem benefícios à população.



Mobilidade


Para a região de Aricanduva/Vila Formosa, o secretário citou que está prevista a construção dos viadutos que farão parte da implantação do corredor da Avenida Itaquera. A obra, antiga reivindicação dos moradores, permitirá maior fluidez do trânsito neste trecho, que hoje é um grande ponto de congestionamento. Outra obra para o setor de mobilidade urbana é o prolongamento da Radial Leste, principal ligação viária para a zona leste. A obra deste corredor deve custar R$ 655 milhões, e aguarda Licença de Instalação para começar. O corredor terá 18 novas paradas de ônibus, que poderão ser acessadas pela superfície ou elevadas. 



Além disso, o secretário apresentou o projeto de construção dos corredores Aricanduva e Itaquera, que devem ser integrados com outros meios de transporte, incluindo os sistemas ferroviário, metroviário e cicloviário.



Drenagem


O Secretário destacou que a mais importante obra de drenagem na região será a construção de quatro reservatórios junto ao córrego Aricanduva, além de dois reservatórios dos córregos Taboão e Machados, que devem ter impacto direto no controle do córrego Aricanduva e a implantação dos Parques Lineares junto aos reservatórios.



Ainda na área de controle de drenagem, o secretário lembrou que estão sendo realizadas obras através do Plano de Redução de Alagamentos (PRA). Nesta região estão sendo feitas obras no trecho entre a Rua Estanislau Bonk Filho e Avenida Cipriano Rodrigues. São obras de contenção de margem de córrego, em área de risco no córrego Ipiranguinha, incluindo a estabilização de fundo, bem como elaboração do projeto executivo de contenções e análise da estabilidade de taludes.



O secretário lembrou que uma série de outros benefícios já foram entregues nesta região, como os programas sociais como Bolsa Família, implantação de faixas exclusivas de ônibus, permitindo maior velocidade de deslocamento; a criação de um polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) gerando 350 vagas; a construção de passeios públicos acessíveis; a instalação de novos pontos de iluminação pública; reforma do Equipamento Esportivo CEE Vicente Italo Feola (em andamento);  e a readequação do Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) Aricanduva, que está em andamento.



O encontro na Subprefeitura Aricanduva/Vila Formosa faz parte de uma série de encontros dos secretários municipais com a população e está programada para chegar a todas as subprefeituras da cidade.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn