Notícia na íntegra

Quinta-feira, 19 de Junho de 2014 | Horário: 15:53
Compartilhe:

Segundo jogo da Copa em São Paulo é marcado por tranquilidade e celebração

Num clima de inverno tipicamente paulistano, ideal para ingleses e uruguaios, a cidade sediou o seu segundo jogo e celebrou mais um dia de Copa do Mundo. Desde cedo, estrangeiros principalmente destes dois países se misturavam a brasileiros tanto nas imediações da Arena Corinthians quanto no Vale do Anhangabaú, onde acontece a FIFA FAN FEST, que já conta com média de público de quase 19 mil pessoas. Só nesta quinta (19), nos jogos entre Uruguai e Inglaterra e posteriormente, Japão e Grécia, 22,6 mil pessoas estiveram no Vale. O Centro Integrado de Operações Conjuntas em Saúde (CIOCS) registrou 110 atendimentos dentro e no entorno da arena e 13 nos três postos do Anhangabaú, mais uma vez, um número considerado baixo.

Novamente, o esquema montado pela Prefeitura para a chegada, entrada e a saída do estádio funcionou perfeitamente. As mais de 60 mil pessoas que compareceram ao jogo seguiram a orientação e foram ao local, em sua grande maioria, de trem e metrô. Nos bloqueios do entorno foram registrados 6 km de lentidão, número considerado baixo e na saída, não foi registrada nenhuma lentidão. O Serviço de Atendimento Especial, conhecido como Atende, que faz o transporte de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, conduziu 230 pessoas para o estádio.

Turistas na FAN FEST
O estudante inglês Chris Haave, 23 anos, que estava no Anhangabaú, chegou a São Paulo na última segunda-feira (16) e já tem boas recordações dos paulistanos para levar da viagem ao Brasil. Apesar da diferença que vê entre Liverpool, a cidade onde vive na Inglaterra e São Paulo, ele acredita que o paulistano é mais simpático e solícito que os ingleses. "Aqui as pessoas estão sempre sorrindo e tudo fica mais fácil. Tínhamos medo antes de conhecer, mas percebemos que se precisarmos de alguma ajuda, as pessoas estão sempre prontas", afirmou o inglês, que é torcedor do Liverpool, time do capitão da seleção inglesa, Steven Gerrard. "Estaremos na final", disse.

Em menos de um dia na cidade, os amigos uruguaios Germán Bianchi e Alejandro Dias, ambos de 25 anos, sentiram não só a simpatia dos paulistanos, mas também a grandeza de São Paulo. De partida para Natal, onde a Celeste Olímpica fará a última partida da primeira fase contra a Itália no dia 24, a dupla quer voltar para conhecer melhor a cidade. "Não vimos muita coisa, mas São Paulo é muito grande, bem maior que Montevidéu e é ainda mais moderna do que Buenos Aires. Uma pena que teremos que partir, mas depois de ver essa festa, dá vontade de voltar", disse Dias, que é professor de Educação Física e torcedor do Nacional de Montevidéu. 

Ambulantes regularizados comemoram
Cadastrados pela Prefeitura de São Paulo, 435 vendedores ambulantes trabalharam no entorno da Arena Corinthians. Para o ambulante Alexandre Barbosa, o trabalho tem sido muito produtivo. “É o segundo dia participando. O pessoal aqui tá tirando 300, 400 reais. Ninguém faz isso em São Paulo. Sem o cadastramento através da ONG isso seria impossível”, afirmou.

Outro que também atua como ambulante é Carlos Alberto Leite. Ele comentou sobre a regularização. “Se não tivesse o cadastramento ia ser correria. Agora tem respeito da GCM e outras autoridades”. Outra que considerou todo o processo muito simples foi Cleunice Alves de Sousa. “Foi fácil. A gente se inscreveu através do sindicato”, disse.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn