Notícia na íntegra
Segurança Urbana certifica mais 44 operadores de drones
A Secretaria Municipal de Segurança Urbana, por meio da Guarda Civil Metropolitana de São Paulo e da Divisão de Tecnologias Geoespaciais, certificou 44 novos pilotos de drones do Curso de Operação dos Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas.
Durante o evento Elza Paulina de Souza, secretária municipal de Segurança Urbana, destacou que a realização do curso e a capacitação de novos agentes são de fundamental importância para o compartilhamento do conhecimento técnico.
“São importantes para a integração da Guarda Civil Metropolitana com outras forças policiais e órgãos públicos, além de contribuir no aprimoramento da segurança urbana em São Paulo e demais municípios brasileiros”, afirmou.
Sobre as aulas
O curso Operação dos Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas (Drones) foi realizado durante maio e contou com uma carga horária de 40 horas. As aulas tiveram como finalidade capacitar os participantes para a fiscalização em operação com aeronaves remotamente pilotadas, oferecendo noções básicas de hardware e software embarcados, análise de risco com foco na segurança de voo, procedimentos teóricos e práticos de planejamento, execução e pós-voo.
As aulas são oferecidas pela Guarda Civil Metropolitana, por meio do Programa Dronepol, desde julho de 2018. Ao todo, 706 agentes, tanto da GCM quanto de diversos órgãos públicos brasileiros, como Polícia Militar, Polícia Federal, Marinha e Aeronáutica, já estão aptos a realizar ações de fiscalização e monitoramento com o emprego de drones, além de terem conhecimento sobre a legislação sobre o tema.
Pioneirismo
Desde a criação do programa, em maio de 2017, outras forças passaram a se interessar pelo curso, não só pela experiência que os agentes da GCM têm na pilotagem dos drones, como também pelo pioneirismo da SMSU em adotar as aeronaves para reforçar o policiamento e a fiscalização durante as operações.
O Programa Dronepol, da Divisão de Tecnologias Geoespaciais, é pioneiro na gestão pública do Brasil, com a finalidade de reforçar as operações da Guarda Civil Metropolitana e da Defesa Civil, monitorando áreas de risco, invasões ambientais, locais com grande aglomeração de pessoas e auxiliando no combate à criminalidade.
De acordo com a Aeronáutica, a SMSU é o órgão que mais opera drones no país. O programa tem à sua disposição 31 drones de alta tecnologia equipados com câmeras de alta definição, ampliando o poder de visão dos agentes para localizar esconderijos de drogas e pontos de tráfico, além de operações pontuais em apoio aos demais órgãos públicos, sendo utilizados também em missões de inteligência e operações de monitoramento de grandes eventos e manifestações.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk