Notícia na íntegra
Semana de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura leva atividades gratuitas a várias regiões da capital
A Prefeitura de São Paulo promove entre os dias 6 e 14 de abril a Semana Municipal de Incentivo e Orientação ao Estudo e à Leitura, uma realização das secretarias de Educação e de Cultura, que vai levar uma série de atividades gratuitas a diversas regiões da capital.
O evento, que faz parte do Calendário Oficial da Cidade de São Paulo, foi instituído pela Lei 14.999/09, de autoria do vereador Professor Eliseu Gabriel, e tem como objetivo despertar, desenvolver e estimular a prática do estudo e da leitura por meio das várias ações em diferentes pontos da cidade.
Entre as atividades, destaque para contação de histórias, ônibus-biblioteca para visitação, estante de livros, saraus, apresentações teatrais e musicais, doação de livros, roda de leitura, palestras e debates, feira de troca de livros e gibis, exposições e diversas outras iniciativas em equipamentos públicos e privados.
Detalhes das atividades
Caravana da leitura - É a realização de um conjunto de atividades que terá uma personagem especialmente criada para essas ações, o Lele Livreto, um personagem aventureiro que desbravou caminhos e aventuras da literatura, o “Indiana Jones” dos livros. Ele traz consigo seus companheiros de aventuras e as apresentações de dois grupos, o grupo Vento de Inventar e o grupo ArtsCompany. Um dos grupos apresenta um espetáculo de bonecos baseados no livro da escritora Tatiana Belinky, classificação indicativa de 0 a 5 anos e um outro grupo que narra estórias criadas a partir de contos africanos, classificação indicativa de 6 a 14 anos. Entre um grupo e outro, Lele Livreto realizará jogos e desafios com o público e os ganhadores serão premiados com livros.
Gotas de livros: livros pendurados em galhos de árvores acessíveis às crianças para leitura.
Contação de histórias: contadores de história / SMC.
Baú da leitura: em baús ou cestos livros serão trocados.
Leia você também: estante com livros fornecidos pela SMC.
Cadê o amor que estava aqui? Teatro – livre. O espetáculo conta a história do dedicado professor gerônimo, que desperta em seus alunos a vontade de fazer o bem ao próximo. Os alunos desenvolvem pequenos projetos que farão uma grande diferença na vida deles e das pessoas ajudadas por eles.
Curso de criação da leitura. Com Victhor Fabiano -14 anos. O curso pretende desenvolver habilidades de escrita nos gêneros conto e crônica, promovendo o diálogo coletivo sobre as criações dos participantes, tendo em vista a discussão sobre textos clássicos e contemporâneos, levando em conta também a discussão política e social da dimensão da leitura, bem como a realidade política atual para subsidiar a criação da leitura.
Dinastia negra. Hip-Hop – livre. O coletivo dinastia negra é um grupo de artistas que misturam o rap e a MPB com a poesia, trazendo um mix de linguagens que dialogam com todos os públicos. Com o DJ Akilah Jelani, o Mc Timm Arif, a cantora Nayaa Lelis e o poeta André Carlos.
Ação Biblioteca na Rua - Atividade Externa. Uma atividade de mediação junto ao público circulante em frente a biblioteca, onde serão oferecidos livros para que o munícipe leia e após sua leitura, passe para outra pessoa, fomentando assim, o gosto pelo livro e leitura de literatura. Serão distribuídos marcadores de páginas.
Literatura
Experimentando Histórias De Clarice Lispector - “O Mistério Do Coelho Pensante” - Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min. É a história de um coelho chamado Joãozinho que adora cheirar ideias e um belo dia cheira a ideia de fugir para comer, quando os seus donos percebem o motivo da fuga, não deixam mais que falte comida para o coelho, porém será tarde demais, porque Joãozinho se encanta com a sua liberdade e foge para conhecer o mundo. O que ninguém entende é como o coelho consegue fugir se é gordo demais para passar pela grade e a porta da jaula está sempre trancada?
Histórias De Livros E Livros Em Música - Classificação indicativa: Livre. Duração: 40 min. Imagina histórias de passarinhos voadores e, canções inspiradas nessas histórias. Com o espetáculo Histórias de livros e livros em música, a “Cia Passarinho Contou” compartilha segredos de passarinhos durante o show. A Cia Passarinho Contou te convida a viver essa experiência! Os convidados que aceitam o desafio, ainda ganham a escuta de contação de histórias e cantigas tocadas no pandeiro e na sanfona.
Odisseia - Classificação indicativa: Livre | Contação Infanto-juvenil. Duração: 40 min - Odisseia é um encontro em torno e a partir da Odisseia, de Homero, texto matriz do pensamento simbólico universal, rico em atributos capazes de despertar a imaginação. O encontro nutre em sua essência um caráter performático, que ora se assemelha a um acontecimento, ora a um ágil jogo de palhaço, de Aedo grego, contador de histórias, como era o próprio Odisseu. E assim, a partir da jornada mitológica do herói, a proposta privilegia um tipo de leitura contemporânea de uma obra capital na estrutura da cultura ocidental, que é traduzida numa linguagem extremamente acessível e bem-humorada para os dias de hoje e convida o público a experimentar a obra em sua potência criativa, imaginativa e lúdica.
A Bruxinha - Classificação indicativa: 14 anos | Teatro Infanto-juvenil - Duração: 40 min. A Bruxinha faz ao público um convite à imaginação e ao desenvolvimento da criatividade. A personagem gráfica da premiada autora e ilustradora Eva Furnari, ganha corpo - e alma - de boneco, com toda a sua graça, simpatia e inusitado senso de humor, vivendo suas aventurinhas, manias e caprichos. Transforma almofadas em dragões, um balde e uma vassoura em um príncipe, dá vida a sapatos que dançam um divertido tango, até que um monstro muito desajeitado deseja testar a sua varinha de condão.
Baquaqua - Classificação indicativa: 10 anos | Teatro Monólogo - Duração: 40 min. Mais de 160 anos após a publicação da única autobiografia conhecida de um africano escravizado no Brasil, a Cia do Pássaro traz aos palcos a história de Mahommah Gardo Baquaqua, que permanece sendo escrita até hoje.
De férias no sítio - Classificação indicativa: Livre | indicado a partir de 5 anos - Duração: 45 min. Uma Pantomima Literária, (espetáculo infantil pode ser apresentado em espaço aberto) Livre inspirado na obra de José Bento Monteiro Lobato, esta Pantomima Literária, marca registrada do Centro Teatral e Etc e Tal, subverte a leitura do espectador apresentando através da técnica corporal da mímica os personagens criados por um dos maiores escritores brasileiro de literatura infanto-juvenil. Pedrinho sai em férias e tem um árduo caminho a percorrer até o Sítio de sua avó, onde se envolve em hilariantes confusões ao sair para uma caçada onde depara-se com o temível e arteiro Saci.
Shakespeare Improvisado - Classificação indicativa: 14 anos | Teatro Jovem - Duração: 40 min. Três improvisadores apresentam a vasta obra do maior dramaturgo de todos os tempos ao público das bibliotecas municipais da cidade de São Paulo. Suas peças mais icônicas são apresentadas de forma inusitada e curiosa: como seria um Hamlet punk? E se Romeu e Julieta se conhecessem no espaço sideral? E se Macbeth vivesse no Brasil nos dias de hoje?
A Peleja do Conta Gotas - Classificação indicativa: 10 anos - Duração: 40 min. Neste espetáculo, dois palhaços, de lados opostos, encontram-se às margens do último lago do planeta. Ambos estão sedentos, mas é preciso, antes de saciar a sede, discutir qual lado está com a razão nessa peleja pela água: o lado de cá ou o lado de lá. Em meio às discussões, pantomimas e divertidos números clássicos do humor circense, percebem algo errado com as nuvens... quem será que as prendeu em gaiolas? A Peleja do Conta Gotas é um espetáculo que promove o diálogo entre duas linguagens artísticas: Teatro e Histórias em Quadrinhos - o cenário e elementos de cena são desenhados pelo próprio grupo em oficinas criativas que fazem parte do processo de pesquisa - primando pelas soluções ecologicamente mais adequadas, usa-se, majoritariamente, o papel como base.
Saraus
Dinastia Negra - Classificação indicativa: Livre | Hip Hop - Duração:60 minutos. O Coletivo Dinastia Negra é um grupo de artistas que misturam o rap e a MPB com a poesia, trazendo um mix de linguagens que dialogam com todos os públicos. Composto pelos moradores das periferias da cidade de São Paulo e Guarulhos o DJ Akilah Jelani, o Mc Timm Arif, a cantora Nayaa Lelis e o poeta André Carlos, trazem toda sua vivência em saraus, slams e apresentações para os palcos e a interação com o público presente é inevitável. Em suas apresentações o set list musical tem influências da cultura negra como hip-hop, samba e jazz. Incluindo trabalhos autorais dos artistas e também covers de grandes músicos brasileiros, o coletivo busca o resgate com a ancestralidade do povo negro e a valorização da cultura negra.
Sarau das Artes - Classificação indicativa: Livre | Ciranda - Duração: 40 min. O Sarau das Artes é uma grande brincadeira popular, com música brasileira, danças regionais, poesias, teatro e performance, tudo isso com a participação efetiva do público porque é um repertório criado para toda a família.
Sarau das Diferenças - Classificação indicativa: 16 anos - Duração: 1h30min. unindo as potências da poesia, teatro, música e da cultura hip hop, um diverso grupo de artistas jovens ocupam as Bibliotecas de São Paulo convidando o seu tradicional público a dialogar e interagir mais uma vez com a comunidade LGBT+ em uma apresentação lúdica e divertida, aberta para públicos de todas as idades.
Música e Dança
Quem canta seus males espanta - Classificação indicativa: Livre - Duração: 50 min. Uma costura entre cordéis e canções dos rincões do Brasil, carregados com inteligência e bom humor, trabalhando o lúdico das crianças envolvidas nesse universo mágico e chamadas a cantar com o grupo num envolvimento vivo com brincadeira e a descontração. O grupo é dirigido por Diego Summer, músico, cantor, compositor e diretor de teatro com acompanhamento de sanfona, triângulo e zabumba.
Racauí - Cantigas e Canções Daqui e Dali - Classificação indicativa: Livre - Duração: 50 min. Letras, melodias e ritmos que envolvem danças e trava-línguas e brincam com imaginário das crianças através das histórias de personagens lúdicos, trabalhando com a inclusão e representatividade infantil através das canções e histórias. As canções derrubam barreiras atitudinais e contribuir culturalmente para relações infantis igualitárias.
Circo
Dupla de Dois - Classificação indicativa: Livre - Duração: 40 min. Dois palhaços percorrem o mundo apresentando seus números. Enquanto Marcolão está preocupado em mostrar ao público seu espetáculo de mágicas, sua parceira Piaçava só quer saber de brincar e se divertir.
Circo de Bolso - Classificação indicativa: Livre | Circo Teatro - Duração: 40 min. Este projeto tem como objetivo homenagear a tradição circense de lona e do artista de rua como também agregar formas e estéticas urbanas de nosso tempo. Trata-se de um compêndio de formas acrobáticas e movimentos físicos em meio a poemas trazidos pelo duo de um acrobata-músico e uma palhaça. Como se eles recriassem cênica e simbolicamente um realejo dos poetas de hoje em dia junto aos movimentos hipnóticos de um acrobata e a palhaça se incube de recitar e trazer os poemas ao público. A paisagem da cidade nos provoca a este circo de bolso, pelo barulho e caos da rua, dos performers de semáforo, da vendedora de passagens e bilhetes, dos transeuntes, do estudante que carrega seu livro de poema de bolso enquanto lê no trem ao voltar para casa. A lona aqui está aberta e a acrobacia se dá em meio a um sorteio de poemas da palhaça com o público. Os três poemas e a crônica são de autores atuais e que tratam da loucura e multiplicidade das grandes cidades.
Brincadeiras
Brasilidades em Jogo - Classificação indicativa: 06 anos - Duração: 40 min. Brasilidades é um jogo de tabuleiro gigante que possibilita uma imersão na nossa cultura popular de forma lúdica e divertida. Cheio de aventuras com as travessuras do Saci, Curupira, Mula sem cabeça e outras personagens da nossa mitologia. Também resgata os divertidos brinquedos de palavras, como as adivinhas, as trava-línguas, as parlendas e versinhos.
Experiências
As Histórias Delas - Classificação indicativa: Livre - Duração: 41 min. Em As histórias delas, a Cia. Pé do Ouvido narra histórias de mulheres que enfrentaram grandes desafios em nome da liberdade, da justiça e do direito de seguir suas vocações. No conto tradicional africano “A canga preta”, uma moça órfã de mãe percorre um longo caminho para cumprir uma tarefa imposta por sua madrasta. Em “A moça inteligente”, uma jovem pobre e sem estudos desafia a inteligência de um califa. “A bofetada” conta a história de uma velha que enfrenta um tirano para salvar as crianças a quem, escondida, ensina a ler e a escrever. A narração termina com um conto inspirado na vida de Marta, jogadora de futebol que enfrentou o preconceito e se tornou uma das melhores atletas do mundo.
Saracura, Me Sara, Me Cura - Histórias contadas por idosos para idosos - Classificação indicativa: 3ª Idade - Duração: 50 min. Sempre com muita alegria e pensando no poder de cura das histórias, Cleusa Santo se apresenta com mais convidados da mais maravilhosa idade e contam quatro histórias intercaladas com músicas ao som do violão. São histórias contadas por idosos para idosos, um bom exercício para a memória e uma boa oportunidade para sorrir. Ideal para um público adulto, porém muito bem recebido por jovens e crianças.
Veja a programação clicando aqui.
Veja a programação das bibliotecas municipais clicando aqui.
Veja a programação das bibliotecas dos CEUs clicando aqui.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk