Notícia na íntegra

Sexta-feira, 22 de Abril de 2022 | Horário: 22:55
Compartilhe:

Sete escolas de samba abrem os desfiles do Grupo Especial de São Paulo nesta sexta-feira

Linhas especiais de ônibus foram criadas nas estações Tietê e Barra Funda para o transporte dos foliões até o sambódromo. Público deve apresentar o passaporte da vacina com esquema vacinal completo
863974-Primeiro dia de Desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial de São Paulo

Os desfiles do Grupo Especial do carnaval de São Paulo começaram nesta sexta-feira (22) e seguem durante a madrugada de sábado (23) com sete escolas de samba passando pelo Sambódromo do Anhembi. Outras sete escolas desfilam entre a noite de sábado (23) e a madrugada de domingo (24).

O prefeito Ricardo Nunes participou da abertura do evento. “Este é um momento de muita emoção. E o nome do carnaval deste ano tem tudo a ver: Carnaval da Vida. Estamos todos vacinados, sem máscara, os índices (de casos de Covid-19) estão bons. O carnaval é patrimônio da cidade de São Paulo, que é a capital da vacina. Em resumo, é muita felicidade, muita alegria", declarou.

Arrecadação
Sobre a retomada dos eventos, Ricardo Nunes destacou que São Paulo se encontra em uma fase muito positiva, com bons números de arrecadação.

“Acredito que o melhor termo a ser usado é ‘movimentação financeira’. Um exemplo é o Lollapalooza, que rendeu R$ 680 milhões e 10 mil empregos. Aqui, vamos ultrapassar de R$ 1 bilhão. Quase 100% dos hotéis da cidade estão ocupados, há muitos turistas. É um momento de alegria e também de comemorar esse movimento financeiro da cidade, essa geração de empregos, que é fundamental", disse o prefeito.

Festa em julho
Durante a abertura do carnaval no Sambódromo, Nunes anunciou que no mês de julho será realizada uma grande festa de carnaval de rua.

“Os grandes blocos foram muito conscientes e aceitaram o apelo da Prefeitura de não desfilarem agora. Estamos tendo pequenos movimentos nos bairros, sem nenhum problema até agora. É um movimento totalmente natural dentro do processo, o que nos dá uma responsabilidade ainda maior, junto com a secretária (municipal) de Cultura, Aline Torres, e do governador, Rodrigo Garcia, de promover uma grande festa de carnaval de rua em 16 e 17 de julho. Fica aqui o agradecimento aos blocos por terem considerado o apelo da Prefeitura”, enfatizou Ricardo Nunes.

O governador Rodrigo Garcia destacou a importância do poder público proporcionar alegria à população. “A Prefeitura está de parabéns por esta festa. Recebemos a adesão do público e, nesta fase de retomada da economia e também da volta da inflação, as pessoas precisam de uma renda melhor, de um emprego melhor. Por isso, também é nossa obrigação não só criar melhores condições, mas também proporcionar diversão à população”, declarou Garcia.

Veja a programação dos desfiles desta sexta-feira (22):

  • 22h30 – Acadêmicos do Tucuruvi
  • 23h35 – Colorado do Brás
  • 0h40 – Mancha Verde
  • 1h45 – Tom Maior
  • 2h50 – Unidos de Vila Maria
  • 3h55 – Acadêmicos do Tatuapé
  • 5h – Dragões da Real
  • Outras sete escolas desfilam no sábado (23), veja a ordem dos desfiles:
  • 22h30 – Vai-Vai
  • 23h35 – Gaviões da Fiel
  • 0h40 – Mocidade Alegre
  • 1h45 – Águia de Ouro
  • 2h50 – Barroca Zona Sul
  • 3h55 – Rosas de Ouro
  • 5h – Império de Casa Verde


Protocolos sanitários
Entre as diretrizes para a realização dos desfiles das escolas de samba no sambódromo paulistano e eventos na capital estão:

  • Exigência do passaporte da vacina para o público com esquema vacinal completo (duas doses);
  • Disponibilizar álcool em gel 70% para higienização das mãos;
  • Providenciar medidas para adequação da qualidade do ar interno, em ambientes climatizados ou não, com o destravamento e abertura de portas e/ou janelas ou utilização de sistemas acessórios para captação do ar externo para minimização dos riscos nos ambientes sem ventilação;
  • Usar o maior número possível de entradas e saídas de público, para que ocorra de maneira escalonada. Há também a obrigação de controle de acesso.


Transporte
A SPTrans disponibilizará um esquema especial de transporte para atender o público dos desfiles das escolas de samba que serão realizados no Sambódromo do Anhembi.

Serão ofertadas duas ônibus especiais para facilitar o deslocamento ligando o Sambódromo às estações Tietê e Barra Funda do Metrô.

179A/10 Metrô Tietê – Anhembi
Irá operar todos os dias 22 e 23


Horários de funcionamento:

Metrô Tietê-Anhembi (ida) – das 17h às 9h
Sentido Único: Av. Cruzeiro do Sul, Rua Mal. Odylio Denys, Rua Força Pública, Av. Cruzeiro do Sul, Rua Santa Eulália, Av. Santos Dumont, Praça Campo de Bagatelle, Av. Olavo Fontoura, Retorno ao portão 01, Desembarque no portão 01, Av. Olavo Fontoura, Praça Campo de Bagatelle, Rua Paineira do Campo, Rua Voluntários da Pátria, Rua Pe. Idelfonso, Av. Cruzeiro do Sul.
O embarque será no sentido bairro na Av. Cruzeiro do Sul, 1777 e no centro na Av. Olavo Fontoura (baia após o portão 0).

879A/10 Metrô Barra Funda-Anhembi
Irá operar nos dias 22 e 23 de abril

Horários de funcionamento:
Metrô Barra Funda-Anhembi (ida) – das 17h25 às 9h25

Anhembi- Metrô Barra Funda (volta) – das 17h25 até 9h25 nos dias 22 e 23
Ida: Av. Auro Soares de Moura Andrade (Metrô Barra Funda – Lado Sul), retorno, Av. Auro Soares de Moura Andrade, Av. Pacaembu, Av. Dr. Abraão Ribeiro, Rua Baronesa de Porto Carreiro, Av. Rudge, Ponte da Casa Verde, Av. Braz Leme, Av. Santos Dumont, Praça Campo de Bagatelle, Av. Olavo Fontoura, Desembarque no portão 01.
Volta: Av. Olavo Fontoura – 01, Praça Campo de Bagatelle, Av. Santos Dumont, Av. Braz Leme, Ponte da Casa Verde, Av. Dr. Abraão Ribeiro, acesso, Av. Auro Soares de Moura Andrade (Metrô Barra Funda – Lado Sul).

Saiba mais sobre o esquema especial de transporte clicando aqui

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn