Notícia na íntegra
Programa Aluno Monitor forma estudantes para atuarem em educação maker e sustentabilidade em suas escolas
A Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio da Divisão de Tecnologias para Aprendizagem (TPA), desenvolve o Programa Aluno Monitor. A ação tem como objetivo formar estudantes do Ensino Fundamental e Médio para serem monitores em suas escolas e atuarem no desenvolvimento de projetos, estimulando o trabalho colaborativo com professores e colegas.
Em 2022, mais de cem escolas municipais participam do programa com o tema ‘Aluno Monitor Maker e os ODS – Repensando a Sustentabilidade’. Este ano, a área de Tecnologias para Aprendizagem e o Núcleo de Educação Ambiental da SME/SP realizam a ação em forma de Projeto Colaborativo de Aprendizagem.
As Unidades Escolares estão promovendo diversas ações para trabalhar com as questões maker, que significa faça você mesmo, e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da ONU, que fazem parte da Agenda 2030.
Entre as metas do trabalho estão entender o conceito de Educação Maker a partir de uma experiência pedagógica, utilizar o potencial das tecnologias digitais na formação de redes colaborativas de aprendizagem e desenvolver a capacidade criativa e conscientização socioambiental.
Também fazem parte do propósito estimular a pensar, sentir e agir em consonância com o movimento global para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e evidenciar o papel da escola na transformação socioambiental, considerando-a em sua relação com a comunidade a que pertence.
Desta forma, algumas escolas estão desenvolvendo projetos que trabalham coleta, reutilização, destinação e conscientização sobre resíduos tecnológicos, sustentabilidade e consumismo, como é o caso da Escola Municipal de Educação Bilíngue para Surdos (EMEBS) Anne Sullivan e o grupo de aluno monitor chamado GASRRE (Grupo com Amigos Surdos de Reciclagem e Reutilização de Eletrônicos).
Projetos
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Gilmar Taccola, os monitores estão reciclando o lixo Projetoseletrônico e já transformaram mouses quebrados em apagador de lousa, que eles chamaram de ‘ApagaMouse’. As peças têm feltros para serem trocados e reutilizados ao apagar quadros brancos. Também confeccionaram um porta-lápis com rolo de papel higiênico e teclas de teclados.
Os Sucateiros da Pego, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre José Pegoraro estão finalizando o projeto do primeiro semestre que é sobre descarte consciente de resíduos eletrônicos. Construíram um ventilador com sucata e estão preparando um cartaz com orientações sobre descarte de eletrônicos.
Metareciclagem – luxo do lixo é o projeto dos Monitores Bugiganga, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Paulo Duarte. Eles testam equipamentos doados como videogames, ou outros que chegam como lixo eletrônico, e o que não está funcionando é aberto para retirada das peças. Os itens retirados servem para as aulas de eletrônica, robótica e criação de novos projetos com a inventividade e a criatividade dos alunos, de forma a contribuir com melhores cuidados do ambiente e a sustentabilidade. Criaram uma sala de jogos, que faz parte do projeto dos ‘Jogos Analógicos aos Digitais’.
Conheça o perfil no Instagram do Programa Aluno Monitor, das escolas citadas acima:
- Aluno Monitor – EMEBS Anne Sullivan
- Aluno Monitor – EMEF Gilmar Taccola
- Aluno Monitor – EMEF Padre José Pegoraro
- Aluno Monitor – EMEF Paulo Duarte
Formação
O aluno monitor participa de uma formação anual por meio de encontros semanais com o Professor de Educação Digital (POED). Nestes eventos acontecem a elaboração de pautas, orientações sobre o papel de cada um em relação ao grupo e aos demais alunos da sala, corresponsabilidades, estudo, pesquisa, comunicação, publicação na internet e participação em ambiente virtual de aprendizagem onde o projeto é desenvolvido.
As aprendizagens e habilidades desenvolvidas durante o projeto vão além da educação formal, pois possibilitam transformações que podem influenciar ou impactar na escolha do campo de atuação profissional e para o desenvolvimento sustentável.
Entre os temas abordados, desde 2009, quando o programa foi instituído, estão ‘Minha Terra’, ‘Minha escola é notícia’, ‘Metrópole Digital – Projeto Remix’ e ‘A cidade que a gente quer’, ‘O real valor das coisas’.
Funções do Aluno Monitor
Os estudantes que participam do programa colaboram com as ações promovidas no Laboratório de Educação Digital para o desenvolvimento do projeto anual de colaboração e interação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Essas ações iniciam pela construção da parceria entre o aluno monitor e o Professor Orientador de Educação Digital (POED), desde a elaboração do planejamento até a avaliação.
O monitor contribui com seus conhecimentos, especialmente no uso de tecnologias, para fazer a ligação entre os alunos da escola e o projeto. Assim, ele torna-se o elo entre os POEDs, professores regentes das classes e estudantes, contribuindo com a inclusão da escola na cultura digital e no desenvolvimento de habilidades para pesquisar, comunicar e publicar na Internet.
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