Notícia na íntegra
Subprefeitura de Itaquera entra em estado de alerta para alagamentos
A Prefeitura, por meio do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE), informa o transbordamento do Rio Verde na Rua Cunha Porã, altura do número 241, ocorrido às 15h27. Já a região Norte e a Marginal Tietê saíram do estado de atenção nesse mesmo horário. A Zona Leste permanece em estado de atenção desde às 14h25.
Áreas de instabilidade formadas pela combinação de calor e entrada da brisa marítima provocaram chuva forte no extremo da zona leste. Agora as chuvas começam a perder força, no entanto o grande volume de chuva da última hora ainda mantém a condição para alagamento na Zona Leste. As recentes imagens do radar meteorológico apontam que chove forte nesse momento entre Mogi das Cruzes e Guararema. A chuva é fraca a moderada entre Ferraz de Vasconcelos, Poá, Itaquaquecetuba e Suzano. As próximas horas seguem com chuvas isoladas com até forte intensidade.
Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos
- Evite transitar em ruas alagadas
- Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.
- Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda;
- Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios;
- Planeje suas viagens, para que haja menor possibilidade de enfrentar engarrafamentos causados por ruas bloqueadas;
- Em caso de dúvida sobre vias bloqueadas, ligue para a central de atendimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) através do número 156 ou entre no site da CET para saber como está o trânsito nas principais vias.
Tendência para os próximos dias
Na segunda-feira (12), o sol aparece entre nuvens pela manhã e o tempo fica abafado. No decorrer da tarde, o calor e a aproximação de uma frente fria geram áreas de instabilidade que provocam chuva em forma de pancadas com trovoadas e rajadas de vento. Há potencial para formação de alagamentos e transbordamentos de pequenos rios e córregos. Durante a noite, o tempo vai permanecer instável. Os termômetros oscilam entre 20°C e 28°C.
A terça-feira (13) será marcada por chuvas generalizadas ao longo do dia. Os maiores volumes devem ocorrer no período da tarde, e há potencial para rajadas de vento, formação de alagamentos intransitáveis e transbordamentos de rios e córregos. Com o tempo fechado e úmido, a temperatura apresenta declínio. Mínima de 19°C e máxima de 24°C.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk