Notícia na íntegra
Secretaria do Verde divulga Catálogo das Espécies Ornamentais Arbustivas
A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) juntamente à Coordenação de Gestão de Parques e Biodiversidade Municipal (CGPABI); Divisão de Produção e Herbário Municipal (DPHM) divulgam o catálogo de algumas espécies ornamentais arbustivas dos Viveiros Municipais Arthur Etzel, situado no Parque do Carmo, na zona leste, e Manequinho Lopes, situado no Parque Ibirapuera, zona sul de São Paulo.
A Diretora da Divisão de Produção e Herbário Municipal (DPHM), Luci Kimie, comenta sobre a importância do catálogo e sua possível ampliação, além da satisfação em fazer parte do projeto.
“O catálogo contém parte das espécies que mantemos nos matrizeiros dos Viveiros Municipais Arthur Etzel e Manequinho Lopes. A ideia é ampliá-lo de tempos em tempos, embora seja impossível colocar todas as espécies, pois temos mais de mil espécies diferentes de plantas matrizes. É prazeroso trabalhar com essa prática da agricultura urbana, produzindo as espécies ornamentais que serão utilizadas nos canteiros, praças, jardins de chuvas e parques municipais. É muito gratificante vermos as mudas que produzimos, crescendo, florescendo e embelezando a cidade! Com nosso trabalho, contribuímos para uma cidade mais verde, agradável e também com o meio ambiente”.
As espécies arbustivas são plantas lenhosas ou semilenhosas, cujo caule é ramificado desde a base da planta, não havendo um tronco indiviso como nas árvores. São consideradas arbustivas, por exemplo, as Acalifas (Acalypha), Taça-de-ouro (Solandra grandiflora) e Azaleias (Rhododendron simsii). Além dos arbustos, neste Catálogo constam espécies com outros hábitos (agavoide, dracenoide e trepadeira) que podem desempenhar função paisagística equivalente.
Confira aqui, o Catálogo das Espécies Ornamentais Arbustivas!
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk