Notícia na íntegra
Tarde na capital segue com forte calor e previsão de chuva
A tarde desta quinta-feira (22) segue com sol forte e variação de nebulosidade. A temperatura máxima atingiu 30°C e os menores índices de umidade do ar se mantiveram acima dos 43%. A brisa marítima já começa a interferir a partir do extremo sul da Capital paulista com aumento da quantidade de nuvens, diminuição gradativa da temperatura e elevação dos índices de umidade do ar. A partir de agora, a combinação do calor com a chegada da brisa passa a gerar nuvens convectivas de grande desenvolvimento vertical que produzem pancadas de chuva, acompanhadas de trovoadas, raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo. Não há uma região preferencial para o início das precipitações. Portanto, o potencial permanece elevado para a ocorrência de alagamentos intransitáveis, transbordamento de rios e córregos, queda de árvores e deslizamento de terra em áreas de risco.
Nessas condições, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo recomenda que, em cenários de chuva forte, evite enfrentar vias alagadas, enxurradas e não permaneça debaixo de árvores, procurando sempre que possível um local seguro em edificações.
Os dados do CGE da Prefeitura de São Paulo mostram que fevereiro acumulou até o momento 137,8mm, ou seja, 62,9% dos 219,1mm esperados para o mês.
Tendência para os próximos dias:
Nos próximos dias, que inclui o final de semana, a previsão de chuva forte continua, com sensação de tempo abafado. As temperaturas permanecem ligeiramente acima da média, ou seja, mínima de 19,5°Cc e máxima de 29,8°C.
Na sexta-feira (23) o panorama atmosférico não muda. Madrugada com céu nublado e termômetros na casa dos 20°C. No decorrer do dia, temperatura em elevação com máxima prevista de 30°C e percentuais mínimos de umidade do ar em torno dos 50%. As pancadas de chuva passam a ocorrer preferencialmente no período da tarde com intensidade moderada a forte em alguns momentos.
O sábado (24) promete ser ensolarado e com sensação de abafamento no decorrer do dia. As nuvens carregadas que provocam chuva forte, com trovoadas e ventos de rajada se formam rapidamente durante a tarde, em função da combinação do calor e da alta umidade. O risco de formação de alagamentos e alteração significativa das cotas de córregos e rios permanece elevado. As temperaturas variam entre mínima de 20°C na madrugada e 30°C nas horas de maior aquecimento, com taxas mínimas de umidade ao redor dos 48%.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk