Notícia na íntegra
Teatro Arthur Azevedo, na Mooca, sediará o Clube do Choro
Atualmente em reforma, o Teatro Arthur Azevedo, na Mooca, zona leste da capital, sediará o Clube do Choro, espaço dedicado ao gênero musical que terá como intuito não só a formação de novos músicos, mas será ainda utilizado para apresentações dos artistas. O anúncio foi realizado pelo prefeito Fernando Haddad na manhã desta quinta-feira (5), durante sua visita às obras de modernização do teatro.
"Eu anunciei algum tempo atrás que nós estávamos pensando em resgatar essa tradição do choro em São Paulo, que se perdeu há muito tempo. [Essa tradição], em ponto fixo, se perdeu nos anos 70 e não foi mais recuperada. Nós vamos fazer desse teatro a nossa escola de choro. O Clube do Choro vai nascer aqui. Enquanto o teatro fica pronto, a gente, com a comunidade do choro, vai organizar a escola, que será no [prédio] anexo, com as apresentações aqui no próprio teatro. Acho que essa é uma notícia boa não só para a Mooca, mas para toda a cidade. O choro dialoga com vários gêneros musicais e estabelece conexões que não podem se perder, porque dizem respeito à história musical brasileira", disse.
O teatro está sendo ampliado com a construção de um edifício anexo, onde funcionará a escola de choro e toda a área administrativa. O prédio terá ainda cozinha, refeitório, sanitários e um espaço multiuso, que poderá ser utilizado para a realização de ensaios, aulas de teatro e até mesmo para a apresentação de pequenas peças. Os espaços internos do prédio original poderão assim, ser melhor aproveitados, com aumento da área de manobras do palco, criação de camarins de trocas rápidas, camarim acessível e cabine de som.
Após a conclusão da reforma, o teatro terá capacidade para 376 lugares, dos quais 8 serão reservados para cadeirantes, 4 equipados com poltronas para obesos e outras 4 para pessoas com mobilidade reduzida. As obras, orçadas em R$ 7,82 milhões, foram iniciadas em julho de 2012 e deverão ser entregues ainda neste semestre.
Inaugurado em agosto de 1952, o edifício do teatro é tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp). A visita de Haddad às obras foi acompanhada pelos secretários municipais Nabil Bonduki (Cultura), Roberto Garibe (Infraestrutura Urbana e Obras) e Nunzio Briguglio (Comunicação).
Teatro Paulo Eiró
Na última quarta-feira (4), o prefeito Haddad vistoriou as obras de reforma do Teatro Paulo Eiró, em Santo Amaro. A intervenção já está em fase avançada e tem previsão de entrega em três meses. O local recebeu investimentos de R$ 13,2 milhões e terá 460 lugares, além de dez espaços para cadeirantes e seis assentos para obesos.
Nas obras, foram reformados todos os camarins e instaladas varandas em estrutura metálica de cenotecnia. A plateia foi completamente remodelada, com a criação de rampas acessíveis e desníveis apropriados entre as filas das poltronas para dar melhor visibilidade ao palco. Na área do proscênio foi instalado um elevador de palco para orquestra.
Foi realizada a completa substituição de toda estrutura metálica de sustentação do telhado e a instalação de novas telhas com isolamento térmico e acústico de toda a cobertura. Foi criado isolamento acústico em todas as paredes e teto do palco e plateia. O teatro recebeu ar condicionado e sistema de prevenção e combate a incêndios. Os equipamentos de cenotecnia foram todos modernizados.
O Teatro Paulo Eiró foi inaugurado em 23 de março de 1957, sendo um bem tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo. Com a intervenção, o equipamento passa a ter acessibilidade para pessoas com deficiência, inclusive com elevador no palco. A praça localizada em frente ao teatro também foi remodelada, com nova iluminação e instalação de fonte interativa.
Imagens para download
Crédito: Fabio Arantes/SECOM
Foto 1 | Foto 2 | Foto 3 | Foto 4 | Foto 5 | Foto 6 | Foto 7 | Foto 8 | Foto 9 |
Fotos do Paulo Eiró (04/03/2015)
Crédito: Fabio Arantes/SECOM
Foto 1 | Foto 2 | Foto 3 | Foto 4 | Foto 5 | Foto 6 | Foto 7
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk