Notícia na íntegra
Tendências no mundo do trabalho como o home office serão debatidos no programa Volta por Cima desta quarta-feira (26)
O Programa Volta por Cima – Mês do Trabalho, da Prefeitura de São Paulo, continua nesta quarta-feira, 26 de maio, em lives com os temas home office, às 10h, e uma aula sobre os conceitos de reskiling e life along learning, às 18h. A programação levará ao público algumas tendências como o trabalho remoto e também a busca de aperfeiçoamento profissional para se manter empregado ou gerando renda. Os encontros são transmitidos pelo Facebook da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (@spsmdet).
“Durante a pandemia, o home office se tornou uma realidade cotidiana para muitos trabalhadores. Por isso, é importante debater a inclusão dessa alternativa que veio para ficar”, ressalta a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso. “As lives do Programa Volta Por Cima têm esse objetivo, de levar a informação e a qualificação para dentro da casa das pessoas, deixando-as antenadas para as discussões que podem ajudar na descoberta de uma atividade ou aprimoramento de algo que já seja desenvolvido por ela”, complementa.
A programação começou com uma discussão sobre a importância da consciência antirracista dentro das empresas. O evento on-line contou com a participação do professor da Universidade Zumbi dos Palmares, Igor Cardoso. Também participaram Ana Paula Ferreira Lopes, da Coordenadoria de Desenvolvimento Econômico e mediação de Cleia Maria, da Coordenadoria de Trabalho, ambas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.
Durante a conversa, os especialistas abordaram algumas estatísticas quanto a participação da população negra do mercado e propuseram soluções para a ampliação da diversidade e inclusão. “Ainda vamos passar por caminhos difíceis, mas, se pudermos oferecer oportunidades de uma educação tecnológica para esse grupo, ajudará muito. As condições para oferecerem essa capacitação ainda são aquém, então buscamos empresas e parceiros que possam viabilizar esse processo. Após esses grupos estarem qualificados, eles ocupam espaços e dão retorno para as empresas que investiram neles.”, propõe o professor Igor.
A conversa também teve foco em projetos de qualificação e inclusão para jovens negros, que visam incluir também a população da periferia. “Precisamos que os jovens tenham mais oportunidades, fazer com que eles e a empresa acreditem na capacidade deles”, pontuou Cleia.
E em homenagem ao dia da costureira, a última live do dia teve como tema “Bastidores da moda: da sala de costura a grandes estilistas”. O encontrou contou com a participação da secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso, da coordenadora de Desenvolvimento Econômico da Pasta, Silvia Cibele, do presidente do Instituto Nacional de Moda e Design – INMOD e organizador da São Paulo Fashion Week, Paulo Borges, da Costureira Chefe da Ação São Paulo Fashion Week, Eurides Gonçalves, e da aluna do Curso Modelagem Corte e Costura da Fundação Paulistana, Fernanda Alves.
Durante a transmissão, foram discutidas as oportunidades e possibilidades de desenvolvimento e protagonismo nos bastidores da moda, além de formação, inclusão, oportunidades, geração de renda e novos negócios por meio da economia criativa.
“É uma satisfação participar desta iniciativa que é o Volta Por Cima porque estamos num momento de crise, mas com essa ação podemos oferecer reflexões e orientações de especialistas de como se reinventar neste momento tão delicado e dar a volta por cima e conseguir gerar renda”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Aline Cardoso.
Durante o bate-papo,Eurides Gonçalves e Fernanda Alves falaram como se tornaram costureiras. “Comecei a trabalhar em casa de família, mas aí fui matriculada no curso de corte e costura e comecei a costurar”, relata Eurides Gonçalves. “Eu também faço os pedidos de costuras aqui em casa ou vou até a casa das minhas clientes, que deixam o meu nome nas portas dos prédios e eu recebo mais pedidos”, finaliza.
A aluna do Curso Modelagem Corte e Costura da Fundação Paulistana, Fernanda Alves, também contou um pouco da sua trajetória. “Estou começando agora no mundo da moda e tem uma história um pouco forte porque eu vim das ruas e lutei bastante, fiz uma faculdade e o meu primeiro empreendimento foi na área da educação”, declara. “Eu conheci o mundo da moda de uma forma muito engraçada porque eu queria fazer roupa de boneca e comprei uma máquina de costura e procurei um curso. E aí eu encontrei esse curso aqui no Centro Cultural Tiradentes e me apaixonei pela costura”, diz.
Serviço
Volta Por Cima – Mês do Trabalho
Transmissão pelo link: www.facebook.com/spsmdet
Datas e horários:
26 de maio
Tema: Home Office é para todos?
Horário: 10h
Tema: Reskillling e life along learning: aprendendo e atingindo metas
Horário: 18h
27 de maio
Tema: Empreendedorismo, marca e representatividade
Horário: 10h
Tema: Elabora Cate
Horário 19h às 21h
28 de maio
Tema: Como os restaurantes adaptaram seus cardápios e fontes de renda durante a pandemia
Horário: 10h
Tema: Política de inclusão na América Latina
Horário: 18h
31 de maio
Tema: Entrevista de emprego, e agora?
Horário: 10h
Tema: Quais são as suas características profissionais e o que o mercado deseja
Horário: 18h
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk