Notícia na íntegra
Tosse intensa e prolongada é o principal sintoma da tuberculose
A tosse intensa, prolongada e com expectoração, é o principal sintoma da tuberculose, a doença infecciosa que mais mata no mundo. São cerca de 1,5 milhão de vítimas por ano. No Brasil, anualmente, são notificados pelo menos 70 mil novos casos. Em 2019, foram mais de quatro mil mortes por tuberculose no país.
Além da tosse produtiva com catarro ou secreção, há outros sinais e sintomas da doença causada pelo bacilo de Koch que precisam ser observados: emagrecimento sem motivo aparente, muito cansaço e fadiga, dores no corpo, febre baixa vespertina e sudorese noturna.
A infectologista Rachel Russo Leite, coordenadora do Programa Municipal de Controle de Tuberculose da Coordenação de Vigilância em Saúde (Covisa) da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo (SMS), recomenda que toda pessoa com tosse por três semanas ou mais seja investigada.
“Caso a pessoa apresente sintomas de tuberculose, é fundamental procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência para avaliação e realização de exames. Se o resultado for positivo para tuberculose, o tratamento é iniciado o mais rápido possível e deve ser seguido até o final”, explica Rachel.
Leia também: Março é o mês de combate à tuberculose
O tratamento consiste na ingestão de quatro comprimidos matinais, que precisam ser tomados regularmente por seis meses, e, em casos mais graves, a medicação é injetável. A médica aponta que tuberculose tem cura, mas o diagnóstico tardio dificulta o seu combate, por isso a alta letalidade.
Mês de combate
Em 1982, a Organização Mundial da Saúde (OMS) elegeu 24 de março como o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, uma data para alertar sobre essa doença infecciosa e transmissível que afeta predominantemente os pulmões, mas também pode acometer outros órgãos.
Na capital paulista, a Secretaria Municipal da Saúde tem como rotina fazer no mês de março e também em setembro uma campanha de intensificação de busca ativa de tuberculose nas unidades de atendimento do município para diagnosticar e encaminhar pacientes ao tratamento.
O diagnóstico da tuberculose é feito por testes, exames de análise e radiografia de tórax.
Além do tratamento medicamentoso, a vacina BCG, aplicada nos primeiros meses de vida dos bebês, também é utilizada como forma de prevenção.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk