Notícia na íntegra

Quinta-feira, 6 de Outubro de 2016 | Horário: 20:12
Compartilhe:

Três primeiras UPAs 24 horas da cidade atendem 2.000 pessoas por dia

Inauguradas a partir de 2013, equipamentos na Vila Santa Catarina, Campo Limpo e Itaquera atendem sete dias por semana, desafogando hospitais gerais. Outras 12 estão em andamento

Modelo de atendimento que só chegou na cidade de São Paulo a partir de 2013, as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) já estão desafogando e diminuindo a espera dos serviços de urgência e emergência de hospitais municipais em três regiões da capital paulista. As unidades da Vila Santa Catarina, Campo Limpo e Itaquera atendem juntas quase 2.000 cidadãos por dia.

O Programa de Metas 2013-2016 prevê a implantação de cinco UPAs na cidade. Além das três unidades que já funcionam, está em andamento a instalação de outros 12 equipamentos. Dados do Ministério da Saúde apontam que 96% dos pacientes que antes precisavam buscar emergências hospitalares têm seus problemas resolvidos nas Unidades de Pronto Atendimento.

“Depois que a população soube o que é uma UPA, todo mundo pede uma no lugar das AMAs, que são mais restritas, têm mais dificuldades de atender. A UPA é quase um hospital, é mini-hospital, porque aqui você tem equipamentos até de UTI para pacientes que chegarem em estado grave. É um equipamento de outra natureza”, afirmou o prefeito Fernando Haddad, durante visita técnica à unidade de Itaquera, inaugurada em agosto.

Nomeada de 26 de agosto, em homenagem à data do primeiro gol do jogador Sócrates e com capacidade para atender mais de 600 pacientes por dia, a unidade, que fica próxima à Arena Corinthians, tem colaborado com os hospitais Santa Marcelina e Waldomiro de Paula, beneficiando mais de 520 mil moradores dos bairros de Cidade Líder, Itaquera, José Bonifácio e Parque do Carmo.

O equipamento de 1.721 m² conta com 17 leitos, sendo 12 para observação adulto e infantil, cinco de emergência, além de mais sete consultórios médicos. A UPA conta ainda com 12 salas para dispensação de medicamentos à população, serviço social, Raio-X, eletrocardiografia, coleta de exame, curativo, inalação, medicação, expurgo, esterilização, enfermagem e ouvidoria. Uma equipe de 186 colaboradores, com quatro clínicos e três pediatras, atua no atendimento da população. O investimento na unidade é de R$ 7,3 milhões.


Campo Limpo e Vila Santa Catarina
A UPA Campo Limpo foi aberta em abril de 2014 e está instalada em uma área de quase 3 mil metros quadrados, que conta com 11 consultórios médicos, 38 leitos e quatro especialidades diferentes, além de realizar exames de raio-x, eletrocardiograma e laboratoriais. Mais de 1,1 milhão de habitantes de Campo Limpo e M’Boi Mirim são beneficiados com o equipamento de saúde. A capacidade de atendimento é para 1.000 pacientes por dia, desafogando o Hospital do Campo Limpo, que fica em seu anexo.

Inaugurada em janeiro de 2015, a UPA Vila Santa Catarina tem capacidade de atendimento para 500 pessoas por dia e conta com dois leitos para recepção e estabilização de pacientes, um leito para isolamento adulto e quatro leitos para semi-intensiva de adultos. A pediatria disponibiliza ainda quatro leitos de observação e um de isolamento. No primeiro andar, são seis leitos de observação. A UPA Vila Santa Catarina ainda realiza exames laboratoriais e de raio-x.

A unidade conta com uma equipe de 190 funcionários, entre médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, agentes administrativos, assistentes sociais, psicólogo e farmacêutico. Todo o atendimento no equipamento é informatizado. O equipamento foi instalado no prédio do novo Hospital Municipal da Vila Santa Catarina, inaugurado pela atual gestão, e beneficia 300 mil habitantes dos bairros de Jabaquara, Cidade Ademar e Pedreira.


Imagens para download:
Crédito: Fernando Pereira/Secom

Foto 1 | Foto 2 | Foto 3 | Foto 4 | Foto 5 | Foto 6 | Foto 7

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn