Notícia na íntegra

Quinta-feira, 4 de Fevereiro de 2021 | Horário: 10:18
Compartilhe:

Tu Bishvat: Ano Novo das Árvores conta com plantio na Praça Cinquentenário de Israel

Ação, que busca comemorar o Ano Novo das Árvores da comunidade judaica, contou com o plantio de várias espécies de mudas na região da Sé

Para celebrar o Tu Bishvat, o Ano Novo das Árvores da comunidade judaica, a Subprefeitura da Sé, em parceria com o Consulado de Israel em São Paulo e a Federação Israelista do Estado de São Paulo, realizou, no dia 28 de janeiro, uma ação de plantio na Praça Cinquentenário de Israel, no Pacaembu.

A iniciativa foi da organização ambiental KKL Brasil (Keren Kayemet LeIsrael), do Consulado Geral de Israel em São Paulo e da Federação Israelita do Estado de São Paulo e contou com a parceria da equipe do Programa Gentileza Urbana da Subprefeitura Sé.

“Este é o momento onde as sementes saem de sua hibernação e eclodem criando novas vidas. Entendemos esse momento como uma renovação. Não só a renovação das árvores e do meio ambiente, mas a nossa própria renovação, da nossa alma e do nosso respeito ao planeta. Desejo a todos um feliz Tu Bishvat!”, falou Eduardo El Kobbi, presidente da KKL Brasil, a maior e mais antiga organização ambiental do mundo.

“Nesta praça, em homenagem a comunidade judaica, temos um pau-brasil que é a árvore símbolo do Brasil, e por isso nós decidimos renovar o local, plantar e pintar as sete espécies sagradas para Israel para celebrar esta data tão importante para nós”, disse o cônsul geral de Israel em São Paulo Alon Lavi.

O presidente executivo da Federação Israelita do Estado de São Paulo, Ricardo Berkiensztat, explicou que Israel é o país que tem mais árvores no final do ano do que no começo, pois é altamente reflorestado. “Plantar árvores é sempre fundamental, principalmente no mundo que dá pouca importância e atenção à questão da natureza, do meio ambiente e da sustentabilidade. Dentro da nossa religião, é um mandamento plantar árvores. É um sinal de vida, é acreditar na vida, é acreditar no futuro. Seguimos acreditando.”

Foram plantadas cinco mudas de araçá-boi (Eugenia stipitata) e cinco de araçá-amarelo (Psidium cattleyanum). Na parede da praça, o artista Leandro Spett grafitou as sete espécies citadas na Bíblia (shivát haminim) – tâmara, oliva, figo, romã, uva, trigo e cevada.

Para o subprefeito da Sé, Roberto Arantes, a parceria entre a Prefeitura e a KKL Brasil está consolidada. “Realizamos diversos projetos com a KKL e por mais uma vez estamos aqui cuidando do meio ambiente, plantando e deixando frutos para uma nova geração”.

“Estamos extremamente felizes comemorando em um evento restrito e com todos os cuidados em razão da Covid-19. No próximo ano estaremos juntos, numa praça, e com muita gente. Só temos a agradecer. Feliz Bishvat!”, finalizou o diretor geral do KKL, Marcelo Schapo.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn