Notícia na íntegra
União Vila Nova, na zona leste, ganha mais uma creche
O bairro de União Vila Nova, na zona leste da Capital, ganhou nesta terça-feira (24) mais uma creche, o Centro de Educação Infantil (CEI) Ventura Branco. A nova unidade atende 201 crianças de zero a três anos, sendo 66 em berçário. Na mesma rua, uma creche aberta em 2013 oferece mais de 230 vagas. As duas escolas integram a política municipal de expansão da educação infantil (creche e pré-escola), que já abriu 90 mil vagas em toda a cidade.
“A pessoa que nasceu em São Miguel, no Itaim Paulista, em São Mateus ou em Cidade Tiradentes tem que ter o mesmo direito de estudar de quem nasceu na Vila Mariana. Por isso estamos cuidando da educação infantil até o ensino superior, para São Miguel se transformar em um bairro educador, em que todo mundo possa estudar até ter uma profissão”, afirmou Haddad, após visitar as instalações do novo CEI. O bairro de União Vila Nova é localizado próximo à várzea do rio Tietê e abriga famílias em situação de vulnerabilidade social.
Somente na Diretoria Regional de Educação de São Miguel Paulista, responsável pela área, já foram abertas 70 novas creches e pré-escolas, que representam cerca de 9.800 novas vagas de educação infantil. A região ainda deve receber mais 2.400 vagas de educação infantil em 10 novas pré-escolas e creches.
A nova creche tem 1.030 metros quadrados de área construída e terreno de 2.900 metros quadros. São dois pavimentos equipados com elevador, com escadas e banheiros construídos com altura adequada para garantir a acessibilidade das crianças. O edifício foi projetado para aproveitar a iluminação natural e possui sistema de utilização de água de reúso nas descargas e para limpeza do pátio. A unidade recebeu investimentos de R$ 3,1 milhões.
As crianças têm à disposição nove salas de aula, berçários, refeitório, área para banho e troca, lactário, brinquedoteca, playground e solário. São cuidadas por 30 educadores, sendo 17 professores de educação infantil. “Uma criança que fica no CEI é cuidada durante dez horas por dia, que tem as professoras e a alimentação de excelente qualidade, não vai crescer para a violência ou para a droga. Vai crescer para ter um futuro. Quando a gente dá educação, a gente abre as portas do futuro e diz: seja protagonista da sua história”, disse o secretário municipal Gabriel Chalita (Educação).
“Eu tenho percebido muitas melhoras no meu filho, ele evoluiu muito. Aqui é um lugar que transmite paz, é calmo e organizado”, conta Juliana Gomes da Silva Cunha, mãe de Miguel, dois anos.
A nova creche é gerenciada pelo Serviço Comunitário do Itaim Paulista, entidade responsável por mais três CEIs na região. Ela está localizada ao lado do CEI CDHU Jacuí A, que desde junho de 2013 atende 237 crianças.
Expansão
Desde 2013, a Prefeitura abriu 90.455 novas vagas para crianças até 5 anos, sendo quase 74 mil em creches. São 370 novas CEIs, em imóveis próprios ou locados com entidades parceiras. Está programada a abertura de mais 152 equipamentos, sendo 38 creches e 31 EMEIs concluídas e 53 creches e 17 escolas de educação infantil em construção, além de oito CEUs, que também terão unidades para a faixa etária.
FOTO
Crédito: Fábio Arantes/SECOM
Foto 1 | Foto 2 | Foto 3 | Foto 4 | Foto 5 l Foto 6 l Foto 7 l Foto 8 l Foto 9 l Foto 10 l Foto 11
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk