Notícia na íntegra
Unidade de Vigilância em Saúde (UVIS) promove Dia de Conscientização e Combate à Tuberculose na Penha
Nesta quarta-feira (27/11) a Unidade de Vigilância em Saúde (UVIS) Penha realizou, com apoio das unidades básicas de saúde (UBS) do território da Supervisão Técnica de Saúde Penha, o Dia de Conscientização e Combate à Tuberculose. A iniciativa aconteceu no Largo do Rosário, região central da Penha, das 8h às 12h, com o objetivo de alertar e sensibilizar a população sobre a prevenção da tuberculose, sinais e sintomas, diagnóstico e tratamento que pode ser feito na rede municipal de saúde.
Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, 1,6 milhão de pessoas morreram de tuberculose em 2017 e outro 1,5 milhão em 2018. No Brasil, a cada ano, são notificados aproximadamente 70 mil casos novos e ocorrem 4,5 mil mortes em decorrência da tuberculose. Na região da Penha há registro de média de 200 casos novos/ano da doença. Na tentativa de reduzir esses números, nesta quarta-feira os profissionais de saúde da região realizaram busca ativa, distribuição de folhetos educativos e de porta-lixo para carro.
A tuberculose é uma doença transmissível e infecciosa e afeta diversas partes do corpo, com destaque para o pulmão, seguido de muita tosse, febre e perda de peso. A doença é causada pelo Mycobacterium tuberculosis, ou bacilo de Koch, e sua transmissão ocorre por via área a partir da inalação de gotículas no ar durante a fala, espirro ou tosse das pessoas com tuberculose ativa. Para identificar a doença precocemente é indicada a busca ativa, a partir da coleta exame de escarro para todo sintomático respiratório, ou seja, pessoa que apresenta tosse por três ou mais semanas.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk