Notícia na íntegra
Unidades do Cate atenderam 3.500 pessoas para habilitação do seguro-desemprego e auxílio emergencial nesta semana
As 13 unidades do Cate - Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo da Prefeitura de São Paulo atenderam desde segunda-feira (11/05), 3.500 pessoas para serviços de habilitação do seguro-desemprego e requerimento do auxílio emergencial. Os serviços foram retomados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho para ajudar a população que está encontrando dificuldades para acessar os benefícios, durante a crise provocada pela pandemia do coronavírus.
“São os primeiros dias de atendimento com a ampliação das unidades do Cate que estão reabertas. Reavaliamos que era necessário oferecer mais opção para diminuir a circulação na cidade e reduzir o risco de contágio pelo coronavírus Passamos de 9 para 13 postos voltados a auxiliar o cidadão a ter acesso a benefícios que poderão amenizar os danos financeiros ocasionados por essa crise”, ressalta a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.
As quatro novas unidades localizadas nos bairros de Santana, Itaim Paulista, São Mateus e Jabaquara atenderam 28,5% do total, cerca de 1.000 pessoas nos primeiros três dias. As unidades de Interlagos e Itaquera, respectivamente nas regiões sul e leste, se mantém como as mais procuradas pela população para o requerimento dos benefícios.
Desde 29 de abril, quando os Cates foram reabertos cerca de 9 mil pessoas foram atendidas. O seguro-desemprego é o serviço mais procurado com mais de 6 mil atendimentos desde a retomada do serviço.
O auxílio emergencial tem 60% dos pedidos de agendamento efetivados. “Nos postos do Cate fazemos o requerimento para o cidadão que ainda não o fez e não dispõe de recursos tecnológicos para essa efetivação, mas muita gente que já conseguiu requerer o benefício pela internet está agendando para esclarecer dúvidas que podem ser obtidas facilmente pelo computador. Isso acaba fazendo com que pessoas que realmente precisam ser atendidas no Cate para ter acesso ao benefício tenham que aguardar alguns dias para serem atendidas ”, comenta Aline Cardoso.
Para ser atendido é obrigatório o agendamento pela central 156 ou no portal sp156.prefeitura.sp.gov.br. Os serviços já receberam mais de 40 mil agendamentos distribuídos para as 13 unidades.
Como agendar o atendimento
As pessoas que precisam habilitar o seguro-desemprego ou requerer o auxílio emergencial devem ligar para a central 156 da Prefeitura de São Paulo ou acessar a página principal do Portal SP156 no endereço sp156.prefeitura.sp.gov.br. No uso por telefone, a gravação do serviço informa as opções 0-4-4-2 do ambiente eletrônico para ser direcionado para agendar o atendimento no Cate mais próximo de sua casa.
No atendimento presencial, é necessário apresentar todos os documentos orientados pela central 156. Na chegada do cidadão, é confirmado se consta na lista de pessoas agendadas e conferidos os documentos. Quem for atendido nas 13 unidades do Cate encontrará os postos seguindo as recomendações dos órgãos de saúde para o distanciamento social em filas e assentos, além do uso obrigatório de máscaras pelas equipes técnicas e usuários. No local, é oferecido álcool em gel e máscaras descartáveis, caso a pessoa chegue ao local sem a proteção.
Unidades do Cate com atendimento emergencial, das 8h às 17h
Zona Norte
Cate Brasilândia - Av. João Marcelino Branco, 95
Cate Jaçanã - Rua Luis Stamatis, 300
Cate Perus - Rua Ylídio Figueiredo, 349
Cate Santana - Av. Tucuruvi, 808
Zona Sul
Cate Cidade Ademar - Av. Yervant Kissajikian, 416
Cate Interlagos - Av. Interlagos, 6122
Cate Jabaquara - Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 2314
Zona Leste
Cate Cidade Tiradentes - Rua Milagre dos Peixes, 357
Cate Itaquera - Rua Augusto Carlos Bauman, 851
Cate Sapopemba - Av. Sapopemba, 9064
Cate Itaim Paulista - Av. Marechal Tito, 3012
Cate São Mateus - Av. Ragueb Chohfi, 1400
Zona Oeste
Cate Butantã - Rua Doutor Ulpiano da Costa Manso, 201
Internet
Seguro-Desemprego
https://www.gov.br/pt-br/servicos/solicitar-o-seguro-desemprego
Auxilio Emergencial do Governo Federal
https://auxilio.caixa.gov.br/
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa: imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk