Notícia na íntegra

Sexta-feira, 10 de Fevereiro de 2023 | Horário: 15:20
Compartilhe:

Unidades móveis darão apoio a vítimas de violações no carnaval de rua

Equipes multidisciplinares estarão no Ônibus Lilás e nas unidades LGBTI+ em locais estratégicos da cidade.

A Prefeitura colocará as unidades móveis da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania para prestar atendimento especializado às vítimas de violência como assédio, abuso sexual, discriminação, racismo e LGBTfobia durante os desfiles dos blocos de rua, nos dias de pré-carnaval, carnaval e pós-carnaval.  

Equipes especializadas compostas por psicólogas, assistentes sociais e advogadas com experiência em atendimento a vítimas de violência estarão à disposição neste sábado (11) e domingo (12) (pré-carnaval), 18, 19, 20 e 21/02 (carnaval) e 25 e 26/02 (pós-carnaval).   

O Ônibus Lilás, unidade da Coordenação de Políticas para as Mulheres, prestará atendimento, das 10h às 18h, na Praça da República, no centro da cidade. Em caso de necessidade e se a mulher concordar, poderá ser acompanhada por uma profissional até a Casa da Mulher Brasileira, que fica no Cambuci, e funciona 24 horas por dia, para prosseguir o atendimento.

Outra iniciativa da Coordenação de Políticas para Mulheres da SMDHC, em parceria com o Metrô, é a distribuição de material informativo sobre os tipos mais frequentes de abusos e orientações para quem procurar e como ajudar as vítimas. A ação, entre os dias 15 e 18 de fevereiro, acontecerá nas estações Jabaquara, Portuguesa-Tietê e Palmeiras Barra Funda. As funcionárias que farão a distribuição também podem responder dúvidas sobre o atendimento para vítima de violência.  

Neste fim de semana, durante o pré-carnaval, as quatro unidades LGBTI+ estarão nas quatro regiões da cidade, para atender seu público e também prestar socorro às vítimas de discriminação e violência, racismo e qualquer outra forma de violação de Direitos Humanos.   

O atendimento inclui informações e orientações, e caso for desejo da vítima, encaminhamento para a delegacia de polícia e/ou pronto socorro mais próximos. Há ainda a possibilidade de registrar nas vans boletins de ocorrência online.   

Os veículos estarão estacionados próximos ao Obelisco do Ibirapuera (Centro-Sul); na Rua Henrique Schaumann, 414, Pinheiros; na Av. Marquês de São Vicente (região Oeste) e no Largo da Matriz Velha, na Freguesia do Ó (região Norte), das 10 às 18h.  

A SMDHC vai entregar para os blocos pulseiras de identificação para crianças.

 

Localização

Confira onde estarão as unidades móveis nos dias 11 e 12/02:

Circuito Central - Praça da república (Ônibus Lilás)

Circuito Ibirapuera - Obelisco (Van LGBTI)

Circuito Henrique Schaumann - Av. Henrique Schaumann, 414 (Van LGBTI)

Circuito Largo da Matriz - Largo da Matriz Velha - Freguesia do Ó (Van LGBTI)

Circuito Marquês - Av. Marquês de São Vicente, 235 - Barra Funda (Van LGBTI)



collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn