Notícia na íntegra
Validadores das Estações do Expresso Tiradentes recebem tecnologia para pagamento da tarifa com cartão de débito e crédito
A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes e São Paulo Transporte (SPTrans), informa que agora todas as estações do Expresso Tiradentes, que interliga os terminais Mercado, Sacomã e Vila Prudente e liga a região central à Zona Leste, contam com validadores adaptados para aceitar o pagamento da tarifa com cartão de débito e crédito.
A medida teve por objetivo ampliar o novo meio de pagamento em locais com grande fluxo de passageiros como o Expresso Tiradentes, que interliga os terminais Mercado, Sacomã e Vila Prudente e liga a região central à Zona Leste.
A nova forma de pagamento permite que os passageiros utilizem seus cartões de crédito, débito e pré-pago, smartphones ou smartwatches, com a tecnologia NFC, proporcionando praticidade e agilidade para os usuários Expresso Tiradentes.
Diariamente, cerca de 61 mil passageiros passam pelo Expresso Tiradentes, que possui agora um total de 21 validadores com NFC instalados, sendo nos terminais Sacomã (cinco), Mercado (três) e Vila Prudente (dois). Além das estações Metrô Pedro II (um), Ana Nery, Alberto Lion, Clube Atlético Ypiranga, Nossa Senhora Aparecida e Rua do Grito, todas com dois equipamentos. Em breve, todos os equipamentos estarão identificados com as bandeiras Visa e MasterCard.
O pagamento por essa tecnologia não permite integração tarifária com outros ônibus ou com outros modais, como os sistemas de trilhos.
Oferecer esse novo meio de pagamento beneficia os cidadãos da capital e contempla turistas brasileiros e estrangeiros que visitam a cidade, já que os cartões bancários emitidos fora do país (internacionais) também serão aceitos.
Atualmente, 200 ônibus que atendem a 12 linhas e dois atendimentos (complemento da linha base) aceitam cartões de débito e crédito para o pagamento da passagem.
Entenda como funciona a tecnologia NFC, a comunicação entre o validador e seus parceiros:
Para utilizar esse sistema de pagamento é preciso que o cartão de débito, crédito ou qualquer equipamento eletrônico móvel tenha a tecnologia de pagamento por aproximação (NFC) desbloqueada previamente, ou seja, que já tenha sido utilizada em alguma transação anteriormente. Para usar, é preciso aproximar o cartão do validador, assim como faz com o Bilhete Único. O equipamento que aceita o novo meio de pagamento está identificado com as bandeiras Mastercard e Visa. A cobrança da tarifa aparecerá na fatura ou no extrato da conta corrente do usuário.
Participam do projeto piloto as empresas de ônibus Ambiental Transportes, Auto Viação Transcap, Mobibrasil Transporte, Movebuss, Sambaíba, Transpass, Transunião Transportes, Transwolff, Viação Gato Preto, Viação Grajaú, Viação Metrópole Paulista, e Viação Santa Brígida.
Linhas que apresentam a nova tecnologia:
675R/10 Grajaú – Metrô Jabaquara
715M/10 Jd. Maria Luiza – Lgo. da Pólvora
807M/10 Term. Campo Limpo – Shop. Morumbi
908T/10 Term. Pq. D. Pedro ll – Butantã
917M/10 Morro Grande – Metrô Ana Rosa
917M/31 Morro Grande – Metrô Ana Rosa
2002/10 Term. Bandeira – Term. Pq. D. Pedro II
2590/10 União de Vl. Nova – Pq. D. Pedro II
4031/10 Pq. Sta. Madalena – Metrô Tamanduateí
5129/10 Jd. Miriam – Term. Guarapiranga
5129/41 Jd. Miriam – Sto. Amaro
6030/10 Unisa-Campus – Term. Sto. Amaro
9300/10 Term. Casa Verde – Term. Pq. D. Pedro II
9500/10 Term. Cachoeirinha – Pça. do Correio
Terminais
Sacomã
Vila Prudente
Mercado
Estações
Metrô Pedro II
Ana Nery
Alberto Lion
Clube Atlético Ypiranga
Nossa Senhora Aparecida
Rua do Grito
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk