Notícia na íntegra
Vargem Grande, na zona sul, recebe o programa 'CET no seu Bairro' nesta semana
O prefeito Fernando Haddad visitou nesta terça-feira (18) as ações do programa ‘CET no seu Bairro’ em Vargem Grande, na região de Parelheiros, zona sul da cidade. O bairro é um dos sete integrantes da segunda edição do programa, que tem como objetivo levar às regiões afastadas melhorias na sinalização e no fluxo do trânsito.
"O marronzinho era coisa do Centro expandido. Agora a CET vem para o bairro para ajudar a organizar minimamento o bairro com sinalização vertical e horizontal, faixas para locais onde há escolas e crianças, lombadas onde a velocidade é incompatível com a rua. É uma série de providências para aumentar a segurança e a mobilidade dentro do bairro", disse Haddad. Durante a visita, o prefeito conversou com moradores e ouviu as principais demandas com relação à mobilidade urbana e outros assuntos referentes à administração municipal.
Além de Vargem Grande, também integram esta etapa do programa Vila Brasilândia (Zona Noroeste), José Bonifácio (Zona Leste), Jardim Macedônia (Zona Oeste), Parque Novo Mundo (Centro-Norte), Parque São Rafael (Zona Sudeste) e Jardim Ibirapuera (Zona Sudoeste).
De acordo com levantamento prévio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a estimativa é de que as sete regiões receberão 700 placas de trânsito e implantação de 10,5 mil metros quadrados de sinalização de solo. Além disso, estão previstas ainda a implantação e revitalização de 420 faixas de pedestres, 210 intervenções em lombadas e instalação de cinco mini-rotatórias nos sete bairros.
Lançado no último mês, o programa ‘CET no seu Bairro’ levará melhorias na sinalização e fluidez do trânsito para 70 bairros, a maioria na periferia da cidade, até o fim de 2014. Por mês, sete regiões receberão manutenção e instalação de placas, revitalização de faixas de pedestres, lombadas, colocação de rotatórias e recuperação de semáforos, além de alterações no trânsito. O programa tem duas semanas de planejamento das ações, uma de execução e a última para vistoria.
Primeira edição
Na primeira edição, iniciada no dia 17 de fevereiro, foram beneficiados os bairros da Vila Ede (Zona Norte), Jardim Myrna (Zona Sul), Vila Mara (Zona Leste), Vila Zatt (Zona Noroeste), Jardim Mascarenha de Moraes (Zona Sudeste) e Jardim Capão Redondo/Vila Monte Alegre (Zona Sudoeste). Os locais receberam 745 novas faixas de pedestres, revitalização de 395, instalação de 1.024 placas de trânsito e repintura de 277 de lombadas.
Escolas
Além das melhorias na sinalização, o programa tem medidas de Educação de Trânsito, que nesta segunda edição atingirá 32 escolas, com ações como palestras, bate-papos e teatro. Desde o fim de fevereiro, sete ônibus com equipes de técnicos da CET, um em cada bairro, formarão bases-móveis em pontos estratégicos recebendo sugestões e fornecendo informações. As bases ficarão à disposição dos cidadãos de segunda-feira (17) a sexta-feira (21), das 8h às 16h.
Corredores de ônibus
Durante a visita, o prefeito Fernando Haddad destacou ainda a medida anunciada pela Prefeitura e pelo Ministério Público (MP) na semana passada, referente a circulação de táxis pelas faixas exclusivas e corredores de ônibus. Pela nova regra adotada, o tráfego de táxis nos corredores de ônibus será proibido de segunda a sexta-feira nos horários de pico, das 6h às 9h e das 16h às 20h. Já nas faixas exclusivas (localizadas à direita das vias) das marginais Tietê e Pinheiros, eixo Norte-Sul e avenidas Sumaré, Corifeu de Azevedo Marques e Indianópolis, o trânsito estará permitido aos táxis em todos os horários.
"Acabamos de anunciar o resultado de uma negociação com o Ministério Público, que havia pedido para tirar táxis o dia inteiro dos corredores. As faixas exclusivas começaram a ser flexibilizadas para os táxis. No caso do corredor Norte-Sul, (a faixa estará liberada para os táxis ) o dia todo", afirmou o prefeito, destacando que o eixo facilitará o trânsito àqueles que têm como destino os aeroportos e o Terminal Rodoviário Tietê.
Também presente no evento na zona sul, o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, afirmou que outras faixas poderão adotar a nova regra e ter a circulação de táxis liberada. "Estamos estudando e avaliando inclusive outras avenidas que têm faixas exclusivas para serem liberadas. A Imirim e a Dumont Villares eventualmente podem ser liberadas. Naqueles lugares em que não atrapalham os ônibus, não tem porque não permitir. Liberamos algumas faixas exclusivas e estamos monitorando: se prejudicar, a gente tira. Mas pelas primeiras avaliaçõesnão tem prejudicado (na circulação dos ônibus)", disse Tatto.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk