Notícia na íntegra
Velocidade dos ônibus aumenta 68,7% com faixas exclusivas, aponta estudo
A velocidade média dos ônibus que circulam por 66 trechos de faixas exclusivas implantados neste ano aumentou em 68,7%, passando de 12,4 Km/h para 20,8 Km/h. Os dados são do estudo feito pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) em faixas implantadas entre 13 de janeiro a 25 de agosto de 2014 e somam 59,3 quilômetros de extensão.
Em cada uma das faixas pesquisadas, a medição foi feita uma semana antes da implantação e ao longo da primeira semana de ativação do trecho. Em todas as vias, houve ganho de velocidade do transporte público e em nenhuma foi verificada redução.
O melhor resultado entre todas essas faixas foi na Ponte do Jaguaré, na zona oeste, com aumento de 317,3% na velocidade média dos coletivos. Antes da implantação, a velocidade no trecho era de 10,8 Km/h e após a ativação, subiu para 44,9 Km/h. Implantada no fim de março, o trecho recebe 12 linhas de ônibus no sentido Centro, transportando 50,5 mil passageiros por dia útil. Já no sentido Bairro, passam 12 linhas de ônibus com 51 mil pessoas.
Em uma das mais recentes faixas exclusivas implantadas, no trecho urbano da Via Anchieta, na zona sul, o estudo mostra que a implantação do projeto resultou em ganho médio de 84,7% na velocidade dos ônibus na faixa em direção à São Bernardo do Campo. A velocidade média passou de 9,9km/h para 18,4 km/h. Já em relação ao sentido contrário, em direção ao Ipiranga, a velocidade média passou de 20,8 km/h para 25,4 km/h, aumento de 22%. Implantada em 18 de agosto, a faixa exclusiva da Via Anchieta tem 1,5 km de extensão, por onde circulam dez linhas de ônibus intermunicipais que transportam 51 mil passageiros por dia além de cinco linhas municipais com outras 51 mil pessoas.
No trecho de 3,3 quilômetros na avenida Afonso de Sampaio e Souza, na zona leste, implantado em janeiro, a melhora na velocidade foi de 74,4% passando de 15,6 km/h para 27,2 km/h. Na avenida Vila Ema, na zona leste, que conta com 2,3 quilômetros de extensão, a velocidade média dos ônibus subiu de 12,2 km/h para 21,4 km/h desde julho, com um aumento de 75,5%. Na Avenida Lins de Vasconcelos, na zona sul, no trecho entre a avenida Lacerda Franco e a rua Coronel Diogo, o aumento foi de mais de 140%, subindo de 12,1 km/h para 29,3 Km/h.
Veja aqui o estudo em cada um dos 66 trechos.
Faixas Exclusivas
Desde janeiro de 2013, a Prefeitura de São Paulo implantou 356,4 km de faixas exclusivas pela operação Dá Licença para o Ônibus, que visa dar mais velocidade aos coletivos e conforto aos passageiros.
No início do ano passado, o Programa de Metas 2013-2016 previa a implantação de 150 quilômetros de faixas exclusivas até 2016. O objetivo foi ampliado, em junho, para 220 quilômetros de vias até dezembro, mas a marca foi atingida no início de outubro. Até dezembro, 300 quilômetros de faixas exclusivas foram implementados na cidade. O Programa de Metas 2013-2016 prevê ainda a construção de 150 quilômetros de corredores de ônibus e 400 quilômetros de novas ciclovias.
Um estudo feito pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) em dezembro do ano passado apontou que a implantação de faixas exclusivas de ônibus foi responsável por uma redução média de 38 minutos por dia no tempo de viagem dos passageiros. A pesquisa considera uma economia média de 19 minutos nas viagens de ida e de volta. Na soma dos sete dias da semana, a economia é de 4 horas. De acordo com o estudo, a velocidade média dos ônibus, na época, tinha aumentado em cerca de 45%, passando de 14,2 km/h para 20,6 km/h.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
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