Notícia na íntegra
Vila dos Idosos completa dez anos e ganha prêmio de locação social
A Vila dos Idosos completa 10 anos, nesta quinta-feira (17), e recebeu um importante prêmio. O Programa de Habitação Social para Idosos, mantido pela Secretaria Municipal de Habitação (SEHAB) e Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (COHAB-SP), é um dos vencedores do Selo de Mérito 2017, promovido pela Associação Brasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação (ABC). O prêmio escolhe, anualmente, os melhores programas do setor.
O trabalho da SEHAB/COHAB-SP concorreu na categoria Relevância Social e/ou Urbana, e venceu com o Programa de Habitação Social da Vila dos Idosos e do residencial Palacete dos Artistas.
Iniciativa inovadora, estas unidades habitacionais do programa são voltadas para pessoas com renda de 0 a 3 salários mínimos, e que tenham acima de 60 anos de idade. O valor do aluguel é subsidiado pelo poder público e compromete de 10% a 15% da renda familiar. No residencial Palacete dos Artistas, o morador também precisa ter exercido carreira artística e participado de associações do setor.
A Vila dos Idosos e o Palacete dos Artistas foram influenciados por movimentos organizados de idosos pela moradia, que pleiteavam projetos habitacionais adequados às suas necessidades. As unidades são localizadas na região central da capital paulista, o que facilita acesso dos seus moradores a equipamentos públicos e serviços.
A Vila dos Idosos foi projetada com a finalidade de ser um conjunto residencial para a terceira idade. Já o prédio que abriga o Palacete dos Artistas foi construído em 1920 e funcionou como hotel até 2001. O imóvel foi adquirido em 2011 e convertido em habitação de interesse social, adaptado para idosos.
A entrega do prêmio Selo de Mérito 2017 será feita no 64º Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, que ocorrerá em São Paulo nos dias 22, 23 e 24 de agosto.
Vila dos Idosos
A Vila dos Idosos tem 145 apartamentos e abriga cerca de 200 moradores. O projeto atende pessoas com mais de 60 anos e oferece 25% das unidades já adaptadas a portadores de deficiências físicas e as outras facilmente adaptáveis. A organização em circulações horizontais comuns compatibiliza tanto a boa orientação e a insolação das unidades quanto as melhores condições de acessibilidade aos moradores. As circulações horizontais estão concebidas como espaços coletivos de encontro, assim como os bancos em frente às portas dos apartamentos, que adquirem uma dimensão de focos de interação coletiva.
Em terreno de 7.361,75m², o residencial contempla grande área verde, onde os moradores tomam sol, se exercitam, cultivam plantas e se reúnem. Além de oferecer salão de festas, equipamentos de ginástica, salas de uso múltiplo, horta comunitária, espelho d água e lavanderia coletiva.
Palacete dos Artistas
O Edifício Palacete dos Artistas foi inaugurado em dezembro de 2014, dentro do Programa de Locação Social. Localizado na avenida São João, centro da cidade, tem 50 unidades, 10 por andar, habitadas por integrantes de diversas entidades do meio artístico: Sindicato dos Artistas, Associação Cultural de Condomínio dos Artistas e Técnicos, Cooperativa Paulista de Teatro, Balé Stagium, Ordem dos Músicos, Grupo de Articulação para a Conquista da Moradia para o Idoso da Capital (GARMIC), entre outros.
Antigo Hotel Cineasta, patrimônio histórico da cidade, o prédio passou por um trabalho de restauração que levou cerca de um ano e meio. Para a revitalização dos espaços foi utilizada a técnica denominada “retrofit”, que permite dar uso diferente do projeto original, mantendo as estruturas do imóvel.
O projeto de sua reforma obedeceu rigorosamente as condições de acessibilidade, segurança do edifício e preservação do patrimônio histórico. O prédio recebeu dois elevadores, novas instalações elétricas e hidráulicas.
Detalhes históricos, como pisos e paredes em mármore e pastilhas cerâmicas, foram restaurados e mantidos na forma original. Um total de 2.500 m² de fachadas e telhado passaram por obras de restauro. São cerca de 40 janelas principais da fachada da frente, mais outras 24 venezianas do fundo e 24 janelas do fosso de iluminação.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk