Notícia na íntegra

Sexta-feira, 27 de Março de 2015 | Horário: 12:55
Compartilhe:

Vila Guilherme terá complexo de saúde com UBS integral e Hospital Dia

A região da Vila Guilherme, zona norte, ganhará no segundo semestre um complexo de saúde com Unidade Básica de Saúde (UBS) integral e hospital-dia da Rede Hora Certa.  As unidades serão abertas no imóvel da Assistência Médica Ambulatorial (AMA) Vila Guilherme, que está passando por ampliação e reforma para abrigar os novos serviços. O prefeito Fernando Haddad vistoriou nesta sexta-feira (27) as obras e reuniu-se com a comunidade na subprefeitura do bairro.



“A cidade de São Paulo vai ser a primeira do Brasil que vai ter em todas as subprefeituras um hospital dia. Na cidade, nós já inauguramos oito e vamos inaugurar mais sete até o final do ano, fora os quatro equipamentos móveis. Aqui no bairro, o hospital-dia vai funcionar numa antiga unidade de saúde, que estava detonada e que nós estamos recuperando para instalar serviço de especialidades, exames de imagem e laboratoriais e dois centros cirúrgicos”, afirmou Haddad.



No piso térreo, onde antes funcionava a AMA, será instalado uma UBS que atenderá com horário marcado e também demanda espontânea. A unidade terá clínica médica, ginecologia, psiquiatria, psicologia e saúde bucal. Haverá espaços para vacinação, inalação, curativo, medicação e farmácia, além de sala de raio x, consultório de ortopedia e sala de gesso.



No piso superior, onde havia a UBS, a população será atendida no hospital-dia da Rede Hora Certa, cuja previsão de serviço é de 350 consultas por dia. O equipamento contará com duas salas cirúrgicas e dez consultórios. Serão oferecidas 15 especialidades: proctologia, cirurgia geral, anestesia, ginecologia, urologia, otorrinolaringologia, dermatologia, endocrinologia, vascular, reumatologia, neurologia, gastroenterologia, cardiologia, oftalmologia e ortopedia.



Os exames diagnósticos são realizados na própria unidade, que terá raio X, mapa/holter, teste ergométrico, ultrassom, retinografia, campimetria, endoscopia, colonoscopia e fotocoagulação a laser. Cerca de 150 profissionais de saúde atenderão a comunidade.



Durante a reforma, os pacientes da unidade foram encaminhados a outras quatro UBSs da região. No local, foi mantida uma equipe para atendimento de emergência no piso térreo.  A previsão que as obras terminem no início do segundo semestre de 2015. Os investimentos para instalação das unidades de saúde são de R$ 8 milhões, incluindo a reforma e a aquisição de equipamentos. As unidades deverão beneficiar uma população de 300 mil habitantes dos distritos de Vila Maria, Vila Guilherme e Vila Medeiros.



Reunião


Após a vistoria das obras, Haddad encontrou-se com lideranças da região na subprefeitura de Vila Maria/ Vila Guilherme. Cerca de 100 pessoas participaram da reunião, em que o subprefeito Gilberto Rossi apresentou obras e ações de zeladoria no bairro.



No encontro, recebeu informações sobre um terreno de 50 mil metros quadrados em que o movimento de moradia da região reivindica que seja construída habitação popular. O conselho participativo da subprefeitura também apresentou demandas sobre o córrego Zavuvus, que receberá em breve obras de drenagem em parceria com o Programa de Aceleração do Crescimento, do governo federal. Outro tema foi a transformação do Casarão da Vila Maria, antiga sede da subprefeitura, em uma Casa de Cultura.



Imagens para download


Crédito: Fábio Arantes/SECOM


Foto 1 | Foto 2 | Foto 3 | Foto 4Foto 5 | Foto 6 | Foto 7Foto 8 | Foto 9 



collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn