Notícia na íntegra
Assembleia Geral da UCCI encerra com visita ao Rei da Espanha
A XIX Assembleia Geral da União de Cidades Capitais Ibero-americanas (UCCI) encerrou hoje (5), com uma visita oficial ao Rei Felipe VI da Espanha. A secretária municipal de Relações Internacionais, Marta Suplicy, representou a cidade de São Paulo e o prefeito Ricardo Nunes.
Desse encontro, São Paulo logra o êxito de ter sido referendada à presidência do “Comitê de Cidades Sustentáveis e Resilientes da UCCI”, passando a ser responsável pela agenda de temas da sustentabilidade, pela promoção de webinários e outros encontros que envolvem as capitais que participam desse fórum internacional de redes de cidades.
“Estamos no páreo para o título de Capital Verde Ibero-americana, a ser decidido em 2022”, destaca, também, a secretária Marta Suplicy.
A UCCI reuniu seus membros para definir sua recomposição interna para os trabalhos dos próximos dois anos e para o planejamento de ações da rede até 2024.
O encontro teve início ontem (4), momento em que os participantes assistiram a um vídeo com os cumprimentos do prefeito Ricardo Nunes e no qual a secretária Marta Suplicy proferiu suas palavras para pleitear a presidência do “Comitê de Cidades Sustentáveis e Resilientes da UCCI” e lançar a candidatura de São Paulo a Capital Verde Ibero-americana.
Encontros bilaterais
Durante a realização da XIX Assembleia Geral da UCCI, a secretária municipal de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo realizou encontros bilaterais com as prefeitas de Bogotá, Cláudia López Hernández, e de Montevidéu, Carolina Cosse.
“Cláudia López Hernández e eu discutimos formas de ampliar a cooperação entre as nossas cidades, com destaque às agendas e pautas ligadas à Agenda 2030 e à questão da eletromobilidade. A capital colombiana possui, atualmente, 1400 ônibus elétricos. Em São Paulo, até 2024, vamos trocar 20% da frota circulante, para reduzir a emissão de poluentes”, informou Marta Suplicy.
Sobre o Acordo de Cooperação e Amizade entre São Paulo e Montevidéu, com a prefeita de lá, Carolina Cosse, os temas a serem desenvolvidos são: Agenda 2030, meio ambiente, combate ao racismo estrutural, desenvolvimento econômico, internacionalização, saúde, turismo e inovação.
“A prefeita de Montevidéu se interessou muito pela nossa Virada ODS e pela política pública “São Paulo, Farol de Combate ao Racismo Estrutural!”, comentou Marta Suplicy, que durante a programação da XIX Assembleia Geral da UCCI falou dessas duas ações, organizadas pela Secretaria Municipal de Relações Internacionais, convidando à participação de autoridades de Cidades Capitais Ibero-americanas.
Virada ODS
É o evento que a Prefeitura organiza para a difusão dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ocorrerá entre os dias 8 e 10 de julho de 2022, com uma programação espalhada pela cidade com atividades culturais, educativas, feira de negócios, hackathon e um congresso internacional. A pretensão é atrair novos negócios e parcerias internacionais, além de engajar a população paulistana nos ODS da ONU para 2030.
São Paulo, Farol de Combate ao Racismo Estrutural
“São Paulo pretende ser um farol no combate ao racismo estrutural! Realizaremos, neste mês de novembro (aberto ao público do dia 20 ao 22), a I Expo Internacional da Consciência Negra. São Paulo, busca, também, estar na vanguarda, como, cada vez mais, uma cidade socialmente justa e ambientalmente sustentável, sem deixar ninguém para trás”, disse Marta, durante o encontro da UCCI finalizado nesta quinta-feira.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk