Notícia na íntegra
Zona Leste e subprefeitura de Parelheiros entram em estado de atenção para alagamentos
Por conta das chuvas que atingem a cidade de São Paulo na tarde desta terça-feira (25), o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) decretou estado de atenção para alagamentos para toda a Zona Leste e também, na subprefeitura de Parelheiros, na Zona Sul. Até às 15h20, era registrado apenas ponto de alagamento ativo na Brigadeiro Faria Lima, na altura da rua Leopoldo Couto Magalhães Junior, na região de Pinheiros. O acúmulo de água é transitável. Durante todo o dia, foram registradas ainda seis quedas de árvores e 21 semáforos desligados.
Áreas de instabilidade associadas ao calor e à alta umidade do ar provocam pancadas de chuva de forte intensidade nas Zonas Leste e Sul da Capital. De acordo com imagens de radar meteorológico, na Zona Leste, a precipitação é forte entre os bairros da Penha, Ermelino Matarazzo, São Miguel Paulista, Aricanduva/Vila Formosa e parte de Itaquera. No extremo sul, chove intensamente, inclusive com potencial para queda de granizo, em parte de Parelheiros. Na zona Norte, um pequeno núcleo de chuva forte atinge a Vila Maria e a Vila Guilherme, na Zona Norte, mas se desloca rapidamente para a Zona Leste. Na Grande São Paulo, chove muito forte em Guarulhos e em Ribeirão Pires, Mauá, Rio Grande da Serra e parte de Santo André.
Às 14h20 e às 14h25, o aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, registrou rajadas de vento de aproximadamente 50km/h.
Segundo os meteorologistas do CGE, as próximas horas seguem com tempo instável na Capital. As chuvas mais fortes se deslocam gradualmente para a região de Itaquaquecetuba e Suzano e região da baixada santista. Entretanto, por conta do tempo abafado, outras áreas de chuva ainda podem se formar entre o fim da tarde e a noite.
Na quarta-feira (26), o dia começa com formação de névoa úmida, entretanto o sol aparece entre muitas nuvens no decorrer da manhã. Entre o meio da tarde e a noite, o calor gera áreas de instabilidade que provocam chuva em forma de pancadas. Há potencial para chuva moderada a forte e formação de alagamentos. Mínima de 20ºC e máxima de 31ºC.
Na quinta-feira (27), o sol aparece pela manhã e a temperatura sobe rapidamente. Por conta do aquecimento e a aproximação de uma frente fria, a instabilidade aumenta durante a tarde e há previsão de chuva. As pancadas mais fortes são esperadas para o final da tarde e noite. O potencial para alagamentos permanece elevado. Os termômetros oscilam entre a mínima de 20ºC e a máxima de 32ºC.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk