Notícia na íntegra

Sexta-feira, 1 de Julho de 2016 | Horário: 18:23
Compartilhe:

Zona leste ganha campus universitário e instituto profissionalizante federais

Novas unidades abertas em Itaquera e em São Miguel Paulista são resultado de parceria com a Prefeitura, que cedeu terreno e prédios
1431420-PAUTA: INAUGURAÇÃO DO PRÉDIO DO IFS CAMPUS SÃO MIGUEL PAULISTA E ASSINATURA DO ACORDO DE COOPERAÇÃO TÉCNICO- EDUCATIVO ENTRE O INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO E A PREFEITURA DE SÃO PAULO

A zona leste da capital ganhou nesta sexta-feira (1º) um campus da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), instalado em Itaquera, e uma escola do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, em São Miguel Paulista. A abertura das unidades é resultado de uma parceria entre governo federal e Prefeitura, que cedeu terreno e prédios.

“Os meus três compromissos com a educação superior eram colocar a universidade pública nos CEUs, trazer uma universidade federal para a zona leste e instalar dois campi do Instituto Federal, um que abrimos hoje em São Miguel e outro que será aberto em Pirituba. Todos foram totalmente cumpridos”, afirmou o prefeito Fernando Haddad.

A cidade conta hoje com 32 polos da Uniceu, que oferecem cursos de graduação, pós-graduação e especialização, vinculados a instituições públicas de ensino superior por meio da Universidade Aberta do Brasil. A unidade de Pirituba do Instituto Federal está em fase de finalização e deverá ser aberta em cerca de um mês.

Para a Unifesp instalar-se na zona leste, a prefeitura cedeu um terreno de 173 mil metros quadrados, que foi desapropriado com investimentos de R$ 64 milhões. “Como aqui era uma fábrica, fizemos todo o trabalho ambiental, garantindo que a área estivesse apta para um campus universitário. Fizemos também a reforma do prédio, para oferecer o começo de um trabalho. Agora a universidade começou”, disse o prefeito Fernando Haddad, em visita às novas instalações da universidade.

A primeira etapa de funcionamento do campus é a abertura do centro de cultura e extensão, que oferecerá cursos do projeto Núcleo de Formação Sociocultural do Ministério da Cultura. Serão 200 vagas nas áreas de figurino, cenotécnica, dramaturgia, aproximação do universo museal, o teatro e o corpo e mapeamento social. As inscrições serão abertas pela universidade na internet.

“Nós vamos concentrar aqui todas as atividades de educação que a Unifesp já faz na região. É o primeiro passo da implantação efetiva da Universidade Federal de São Paulo na zona leste. Nós estamos concretizando esta ação”, explicou Soraya Smaili, reitora da Unifesp. O espaço inaugurado nesta manhã tem 800 metros quadrados e conta com três salas de aula, um laboratório de informática, sala de exposições e salas de reunião.

O edifício também receberá um polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e um espaço para preservação e pesquisa relacionada à memória da zona leste. Passa ainda a sediar o Observatório de Política Públicas da Zona Leste, além de quatro grupos de trabalho e pesquisa.

O campus está em instalação no terreno da antiga fábrica Gazzarra. As primeiras salas abertas homenageiam o operário metalúrgico Waldemar Rossi, fundador da Pastoral Operária, a ativsta por moradia Zorilda Maria dos Santos, da Associação dos Moradores da Ponte Rasa, e o operário metalúrgico eletricista Orisson Saraiva de Castro, fundador do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, em 1959. A criação de uma instituição pública de ensino superior na zona leste é uma reivindicada pela população da região desde a década de 1980.

“São quatro milhões de pessoas que vivem na zona leste, que têm direito de chegar na universidade, São trabalhadoras e trabalhadores têm direito a uma educação infantil de qualidade, ao ensino fundamental e médio”, disse Nádia Campeão, vice-prefeita e secretária municipal de Educação.

A universidade planeja instalar na zona leste o Instituto das Cidades, que reunirá atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas a questões urbanas. Está prevista a construção de cinco blocos para aulas, parque, clube e moradia estudantil, além de uma creche ou pré-escola da Prefeitura. Serão oferecidos cursos de graduação em Geografia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia, Design, Administração Pública e Turismo. Estas atividades terão início em 2017, com a abertura de cursos de engenharia e arquitetura.

Instituto federal
Além da inauguração do centro de cultura e extensão da Unifesp, a Prefeitura firmou nesta manhã o acordo de cooperação que permite a abertura de uma nova unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) em São Miguel Paulista. A escola oferecerá cursos de nível técnicos e superior voltados a formação profissional.

O equipamento será aberto em um edifício construído pela Prefeitura que recebeu investimentos de cerca de R$ 8 milhões. O prédio tem quatro pavimentos que abrigam 15 salas de aula e uma quadra coberta. O local será equipado pelo instituto com laboratório de informática, estúdio multimídia e laboratório de produção de recursos educacionais digitais. De acordo com o termo de cooperação, a Prefeitura é responsável pelo custeio dos serviços vigilância patrimonial, limpeza e manutenção do edifício.

Segundo Eduardo Modena, reitor do instituto, a unidade inicia agora uma fase de estruturação, em diálogo com a comunidade e com o setor produtivo. O primeiro passo será a oferta de 325 vagas de cursos de capacitação para educadores, em parceria com a secretaria municipal da Educação. Ainda em 2016, terá início a oferta de educação à distância e de cursos básicos, como informática básica, idiomas e administração. A unidade abrigará ainda o Centro de Memória do IFSP, que promoverá a organização e conservação do acervo da instituição, que oferece educação profissional em São Paulo desde 1909.

Fotos
Instituto Federal
Crédito: Fabio Arantes/SECOM
Foto 1 | Foto 2 | Foto 3 | Foto 4 | Foto 5 | Foto 6 | Foto 7 | Foto 8 | Foto 9


Unifesp
Crédito: Luiz Guadagnoli/SECOM
Foto 1 | Foto 2 | Foto 3 | Foto 4 | Foto 5


collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn