Notícia na íntegra

Sexta-feira, 21 de Outubro de 2016 | Horário: 13:37
Compartilhe:

Zona oeste conta com nova Instituição de Longa Permanência para Idosos

Unidade é a nona da modalidade implantada na cidade e tem capacidade para atender 30 pessoas em situação de vulnerabilidade, garantindo proteção com equipe multidisciplinar em período integral e seis refeições



A cidade de São Paulo conta com mais um equipamento de proteção e cuidado aos idosos em situação de vulnerabilidade social. A Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) Pinheiros (zona oeste), que entrou em operação em setembro, tem capacidade para atender até 30 pessoas com 60 anos ou mais, de ambos os gêneros, em período integral e com uma equipe multidisciplinar 24 horas por dia.


No local, além de serem oferecidas seis refeições, o idoso conta com apoio de assistentes sociais, orientadores socioeducativos, agentes operacionais, psicólogos e enfermeiros, em um ambiente com características residenciais e estrutura física capaz de receber pessoas com diferentes necessidades e graus de dependência. É a nona unidade dessa modalidade de atendimento implantada na capital paulista.

O objetivo do serviço é restaurar e preservar a autonomia da pessoa idosa que está com vínculos familiares fragilizados ou rompidos, reestabelecendo esses vínculos e promovendo a convivência comunitária entre os residentes, com o incentivo da prática de atividades diárias. Segundo a secretária Luciana Temer (Assistência e Desenvolvimento Social), a busca por soluções para as pessoas que mais precisam sempre foi feita em conjunto com outras secretarias.

“Desenvolvemos um trabalho muito sério nesses quatro anos de gestão do prefeito Fernando Haddad, de compromisso não só com a política nacional de assistência social, mas principalmente com a cidade e com os grupos que mais precisam. A demanda dos idosos apareceu durante a construção das metas da gestão e é uma realidade que temos que trabalhar”, disse.

Desde o início da gestão, a Prefeitura já implantou 10 Centros Dia para Idosos, com 30 vagas em cada um. Nesses locais, o idoso pode passar o dia enquanto o responsável por ele trabalha, retornando para casa à noite. Os serviços prestam atendimento a idosos com maior fragilidade, que recebem cuidados especiais como alimentação, terapia ocupacional e atendimento multidisciplinar, além de participar de oficinas.

Foto
Luiz Guadagnoli/SECOM
Foto

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn