Notícia na íntegra
Zonas Norte e Sul ganham mais 4,3 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus
Atualizada às 8h30
Duas novas faixas exclusivas para ônibus entraram em operação nesta segunda-feira (21), somando mais 4,3 quilômetros de extensão. Com as novas faixas, que estão localizadas nas zonas Norte e Sul, a ‘Operação Dá Licença para o Ônibus’, criada para aumentar a velocidade dos coletivos e a qualidade do transporte público, atinge a marca 236,4 quilômetros de vias implantadas desde o início deste ano na cidade.
No início do mês, a Prefeitura de São Paulo superou a meta prevista para dezembro. Foram inaugurados 20,5 km que chegaram a marca de 224,6 quilômetros. O objetivo previsto no Programa de Metas 2013-2016 previa a implantação de 150 quilômetros de vias exclusivas para o transporte público até 2016. Em junho, no entanto, o prefeito Fernando Haddad ampliou a meta para 220 quilômetros até dezembro.
Um estudo preliminar divulgado em setembro pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) apontou que a velocidade média dos ônibus que circulam por 77 novos trechos aumentou em 45,7%. De acordo com os dados, a velocidade média dos coletivos era de 14,3 km/h e, após a implementação das faixas, passou para 20,8 km/h. Os dados indicam que, um deslocamento que antes era realizado em uma hora, agora é feito em 33 minutos.
Aprovação
A implementação de faixas exclusivas foi aprovada pela população. De acordo com uma pesquisa do Ibope encomendada pela Rede Nossa São Paulo e lançada em setembro, 93% dos 805 entrevistados disseram ser a favor das faixas. Entre os usuários de carro, a aprovação chegou a 86%. Outra pesquisa, também de setembro, feita pelo Datafolha, aponta que 88% dos 823 entrevistados aprovam a adoção das vias exclusivas para ônibus, sendo que 77% estão entre os que mais utilizam transporte individual.
Novas faixas
A Zona Norte da cidade ganhou mais 2,5 km de faixas exclusivas para o transporte público na região da Parada Inglesa nesta segunda-feira (21). Os coletivos terão prioridade à direita nas avenidas Luiz Dumont Villares e Álvaro Machado Pedrosa, de segunda a sexta-feira, das 6 horas às 20 horas e, aos sábados, das 6 horas às 14 horas.
Em direção ao Centro, a faixa foi instalada na Av. Luiz Dumont Villares, entre a Rua Sevilha e a Praça Orlando Silva. Já rumo ao Bairro, a faixa foi implementada nas avenidas Luiz Dumont Villares e Álvaro Machado Pedrosa, entre a Praça Orlando Silva e a Av. Tucuruvi.
Atualmente, circulam pela Av. Luiz Dumont Villares no sentido Centro 10 linhas de ônibus municipais, transportando 51.875 passageiros por dia útil. Em direção ao Bairro, são 12 linhas de ônibus municipais, e 87.776 passageiros por dia.
Na Zona Sul, foi o bairro do Jabaquara que ganhou mais 1,8 quilômetro de faixa exclusiva, mais especificamente à direita na Av. George Corbisier. Os coletivos terão prioridade em ambos os sentidos da via, no trecho entre as avenidas Engenheiro Armando de Arruda Pereira e General Daltro Filho. A exclusividade valerá de segunda a sexta-feira, das 6 horas às 20 horas, e aos sábados, das 6 horas às 14 horas.
Pela Avenida George Corbisier circulam, no sentido Centro, 20 linhas de ônibus municipais, com 207.508 passageiros por dia útil. No sentido Bairro, são 15 linhas e 170.185 passageiros por dia.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk