Notícia na íntegra

Quinta-feira, 6 de Março de 2025 | Horário: 12:01
Compartilhe:

Obras de urbanização transformam Comunidade do Caboré, que sofria com alagamentos na Zona Leste

Intervenções de drenagem foram concluídas em novembro de 2024 e, desde então, a comunidade não teve mais transtornos com transbordamentos do Rio Aricanduva

O prefeito Ricardo Nunes vistoriou nesta quinta-feira (06) as obras de urbanização na Comunidade do Caboré, área na Zona Leste da capital que sofria com enchentes frequentes e que está sendo requalificada pela Prefeitura de São Paulo. Com investimento de R$ 74,4 milhões, as intervenções contemplam obras de canalização do Rio Aricanduva e a implantação de uma área de lazer. Os trabalhos serão concluídos até o fim de março.

Segundo o prefeito Ricardo Nunes, cerca de 600 famílias foram removidas e receberam algum provimento habitacional antes da realização das obras. “Não tinha como morar aqui. As pessoas estavam num nível próximo do rio que qualquer chuva forte causava um transtorno enorme. Esse é um dos exemplos das ações que temos feito em várias regiões da cidade”, disse Nunes afirmando que parte das famílias foram beneficiadas com auxílio aluguel e outras receberam indenização.

“Essas famílias não terão mais esse sofrimento, essa dor já que foram morar em um local seguro e, além disso, agora teremos esse espaço reurbanizado”, completou o prefeito lembrando que uma pessoa foi arrastada pela enchente em 2022 e que os problemas de alagamento na região estão resolvidos.

Para combater as recorrentes enchentes que atingiam a região, a primeira fase das obras contemplou a canalização e contenção das margens do Rio Aricanduva, em um trecho de mil metros, entre as avenidas Caboré, Domingos de Mendonça, Ragueb Chohfi e Jacu Pêssego.

Moradora da região há 33 anos, a aposentada Selvina de Souza conta que a comunidade sofria com os alagamentos antes das obras. “Eram muitas enchentes e a gente perdia tudo”, disse. “A gente comprava móveis já sabendo que ia perder, mas agora a gente tem a tranquilidade de saber que isso não acontece mais após essa obra”, completa.

Os serviços aumentaram a capacidade de vazão do rio, que estava comprometida devido ao processo de erosão de suas margens. Realizada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (SIURB), a intervenção garante o bom funcionamento do sistema de drenagem da região, principalmente em períodos de fortes chuvas.

Paulo Sérgio de Lima, 55 anos, conta que agora se sente mais seguro em dias chuvosos. “No passado isso aqui era terrível, o rio transbordava e a água chegava no meu portão que fica a quase 20 metros do rio. Tenho vários vizinhos que perderam tudo”, aponta. “Agora, além de não ter mais os problemas com a chuva, nós teremos uma área de lazer, coisa que a gente não tinha aqui por perto”, complementa.

Na segunda etapa dos trabalhos, a SIURB está construindo uma área de lazer para a Comunidade do Caboré. O novo equipamento social contará com 6,2 mil m² de área com academia para a terceira idade, quadra de futebol com gramado sintético, pista para caminhada com piso drenante (que absorve a água da chuva), playground, bancos de concreto, nova calçada e paisagismo. Todos os equipamentos atendem as normas de acessibilidade vigentes, o que possibilita que toda a comunidade tenha acesso ao lazer. Nesta segunda fase, outros cem metros do Rio Aricanduva também foram canalizados, o trecho fica localizado junto à comunidade.

Moradora da comunidade desde que nasceu, a dona de casa Erivane Maciel, 34 anos, conta que nunca teve uma área de lazer para brincar quando era criança. “Vejo esse parquinho como uma grande realização. Tenho três filhos e aqui eles terão um lugar próprio e seguro para brincar”, aponta.

Mídias

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn