Notícia na íntegra

Domingo, 1 de Junho de 2025 | Horário: 12:01
Compartilhe:

Operação Baixas Temperaturas da Prefeitura realiza 16 mil atendimentos e distribui mais de 67 mil itens de alimentação

Entre as 18h de ontem (31) e 0h de hoje (1º) foram fornecidos 2.531 cobertores e atendidos 102 pets. Também foram realizados, entre as 18h de sábado e as 6h deste domingo, 173 encaminhamentos aos serviços de acolhimento da rede socioassistencial

Durante as atividades da Operação Baixas Temperaturas, realizadas pela Prefeitura das 18h de sábado (31) às 0h deste domingo (1º­), nas dez tendas localizadas em todas as regiões da cidade, foram feitos 16.082 atendimentos e distribuídos um total de 67.882 itens, sendo 7.100 sopas, 7.650 pães, 2.554 chás, 4.886 chocolates quentes, 45.692 copos e garrafas de água, além de 2.531 cobertores. Além disso, 86 pessoas foram atendidas com seus pets; 102 bichos receberam assistência, foram distribuídos 64 potes de ração e aplicadas oito vacinas.

No período entre as 18h de ontem e as 6h de hoje foram executadas, por meio da  Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), 582 abordagens, que resultaram em 173 acolhimentos em serviços da rede socioassistencial. As ações foram feitas por meio das equipes do Serviço Especializado de Abordagem Social III (SEAS III) alocadas nas tendas, da busca ativa nas ruas da cidade, dos chamados da Central de Vagas e da procura direta das pessoas em situação de vulnerabilidade pelos locais de acolhimento.

Sobre a iniciativa
A Operação Baixas Temperaturas foi retomada pela Administração Municipal às 18h da última quinta-feira (29).  A ação é acionada sempre que os termômetros ou sensação térmica atingem 13°C ou menos. Uma das atividades da OBT é a montagem de dez tendas em todas as regiões da cidade, que funcionam das 18h à 0h, nas quais são distribuídos alimentos como sopa, pão, chocolate quente, chá e água. Há ambulâncias e equipe médica para agilizar o atendimento, quando necessário, e fornecidos cobertores para aqueles que não aceitam seguir para os serviços de acolhimento da rede socioassistencial. Profissionais da Saúde também aplicam vacinas contra Influenza, Covid e Tétano. 

Abordagem
Para garantir atendimento aos mais vulneráveis, equipes de abordagem percorrem a cidade em busca de pessoas em situação de rua para oferecer encaminhamento para os serviços da rede socioassistencial. A população também pode pode solicitar a abordagem desse público por meio da central 156 (ligação gratuita). O serviço funciona 24 horas e o pedido pode ser feita de forma anônima. É importante informar o endereço em que a pessoa se encontra, indicando um número aproximado e pontos de referência, além de características físicas e detalhes de vestimenta.  

Quando as pessoas em situação de rua aceitam o acolhimento, é disponibilizado transporte até os serviços, respeitando sempre seus perfis (pessoa sozinha, com deficiência, famílias, idosos e população LGBTQIAPN+). Nos equipamentos, os atendidos têm espaços para pernoite, banho, jantar e café da manhã.  Durante o período da operação, também é oferecido atendimento em quatro Centros Esportivos da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SEME), com pernoite, banho e refeições.

Cuidados com os animais
As tendas de atendimento também contam com ações voltadas ao bem-estar dos pets, organizadas pela Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa) e pela Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap). Todas as dez tendas têm serviço de cuidados básicos, com potes de água, petiscos e distribuição de panfletos com orientações sobre cuidados com os animais nas baixas temperaturas.

Ainda há atendimento veterinário volante, que faz rodízio entre os endereços. Quando o veterinário está na tenda são oferecidos serviços de emissão do Registro Geral do Animal (RGA), microchipagem e vacinação antirrábica.

Arrecadação de roupinhas e cobertores
Para aquecer cães e gatos da população em situação de rua, a Prefeitura promove uma campanha diferente para arrecadar roupinhas e cobertores. A entrega dos itens pode ser feita na sede da Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap), na Zona Norte, ou em postos de coleta parceiros em várias regiões da cidade. Leia mais aqui.

Endereços das tendas

Região Central - Praça da República e Praça Marechal Deodoro; 
Região Sul – Santo Amaro (Praça Floriano Peixoto x Rua Paulo Eiró) e Capela do Socorro (Praça José Boemer Roschel); 
Região Norte - Santana (Praça Heróis da FEB s/n°) e Vila Maria (Praça Novo Mundo); 
Região Leste - Guaianases (Praça Presidente Getúlio Vargas, s/nº), Itaquera (Avenida Musgo de Flor com Avenida Imperador, embaixo do viaduto Jacu Pêssego) e Mooca (Praça Cid José da Silva Campanella); 
Região Oeste - Lapa (Rua do Curtume, s/nº – esquina com Guaicurus).

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn