Notícia na íntegra

Quarta-feira, 1 de Janeiro de 2025 | Horário: 06:19
Compartilhe:

Público do Réveillon da Paulista deve ultrapassar os 2 milhões atraídos pela festa diversa e shows de qualidade

Rede hoteleira da região registrou ocupação de quase 100%; Prefeitura ofereceu muita música, segurança e organização no evento 

Dez minutos de fogos com mínimo ruído, 12 horas de música, quase 100% da rede hoteleira da região ocupada e expectativa de ultrapassar os 2 milhões de pessoas são alguns dos números que representam o sucesso do Réveillon na Paulista, realizado pela Prefeitura na virada de 2024 para 2025. Neste ano, o evento deve gerar 5 mil empregos e movimentar R$ 300 milhões. Para garantir a segurança do público, a Prefeitura e o Governo do Estado reforçaram o efetivo com quase 2,5 mil policiais e guardas-civis metropolitanos a mais circulando na área da festa. 

Além disso, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana, por meio da Guarda Civil Metropolitana (GCM), não registrou intercorrências no Réveillon da Paulista. A corporação atuou no monitoramento com reforço no contingente e o auxílio de drones, cão robô e Smart Sampa.

“É uma festa da família”, disse o prefeito Ricardo Nunes logo após dar início ao evento, com abertura da dupla Brenno & Matheus, fenômeno nas redes sociais com o hit “Descer Pra BC”. “Estou aqui com minha esposa, meus filhos, meu netinho, é festa da família, é festa da cidade, é uma grande festa aqui para a gente poder entrar em 2025 com muita energia positiva”, afirmou. 

O público estava empolgado e já começou a lotar a Paulista bem antes do início dos shows. Havia várias atrações, como o maior palco da história do Réveillon da Paulista, com 32 metros de largura e 22 metros de altura. Neste ano, a cenografia teve a literatura como inspiração e o palco foi decorado com livros com frases alusivas à capital.  Para conforto visual e maior participação do público, dez telões foram distribuídos ao longo da avenida. 

O auxiliar de manutenção João Evangelista Costa, 63 anos, por exemplo, chegou logo na abertura, mas estava ansioso mesmo pela contagem regressiva. Com muito pique, pretendia ficar até depois da virada. “Estou curtindo os shows, mas quero ver principalmente Bruno Marrone e a Roberta Miranda”, disse Costa, que mora na Zona Sul e usou transporte público para ir à festa. “Foi fácil para chegar, peguei o metrô e trem. E estou feliz por estar aqui. Tudo de primeira qualidade.” 

Encantado com o evento e prometendo ficar até o fim, o auxiliar de sushiman Gileno de Melo, 41 anos, não escondia a empolgação. “Vim para ver principalmente o Thalles Roberto. Vim de Parelheiros, na Zona Sul de São Paulo, de longe, só para ver o Thalles. Está muito tranquilo, perfeito.  Vou ficar até acabar”, disse. 

De acordo com o presidente da SPTuris, empresa municipal responsável pela montagem da estrutura, Gustavo Pires, esse é o objetivo do evento. “Esta é uma festa de réveillon de acordo com que é São Paulo: diverso e para todos os gostos. São vários gêneros musicais da melhor qualidade. Uma estrutura e atrações que não devem nada para nenhum festival privado que São Paulo recebe. E São Paulo recebe os melhores do mundo”, destacou. “Com certeza está no mesmo nível de palcos como The Town e Tomorowland, festivais que são referências.” 

A festa teve música o tempo todo, com apresentação dos DJs Vivian Marques e Gugu Reis. Os mestres de cerimônia foram a bailarina Ivi Mesquita e o funkeiro Bio G3.   

O evento foi aberto às 16h30 pelo prefeito Ricardo Nunes, ao apresentar a dupla Brenno & Matheus, fenômeno nas redes sociais com o hit “Descer Pra BC”, seguida por Renascer Praise e Thalles Roberto. A noite teve ainda Júnior Lima, Gloria Groove, Bruno e Marrone, MC Livinho e Roberta Miranda.  

Segurança 
A Prefeitura preparou uma grande estrutura de segurança no entorno da avenida. O contingente foi reforçado em quase 2,5 mil agentes a mais do que o efetivo normal, entre policiais militares e guardas-civis metropolitanos. 

Além disso, de acordo com o coronel Mello, comandante do policiamento da área central, que abrange a região das subprefeituras da Sé e da Mooca da Mooca, foram empregadas diferentes categorias de trabalho da PM nesta terça.

“Temos um policiamento voltado exclusivamente para o evento da Paulista e seus arredores. Temos o apoio do CP Choque, com Cavalaria, Canil, temos apoio do Grupamento Aéreo, do Corpo de Bombeiros, além do policiamento normal que continua com as atividades”, explicou. “Então o pessoal pode vir para a festa em segurança, com a família toda aproveitar, porque realmente tem um policiamento importante aqui.”

No caso da GCM, foram destacados 472 agentes, 114 viaturas e duas Bases Comunitárias Móveis, com monitoramento integrado das polícias Civil e Militar, além da CET.

Veja aqui mais informações sobre a segurança. 

Em uma grande inovação, a Prefeitura instalou uma unidade móvel do Smart Sampa no coração da festa, ao lado da Rua Haddock Lobo, com o objetivo de garantir monitoramento constante e segurança para todos. Além das câmeras, a GCM conta com o apoio de dois drones, que ajudam a detectar incidentes como vandalismo, furtos ou desordens. Outro destaque é a presença do cão robô.   

O inspetor de Divisão da GCM, Leandro Ramalho, ressalta que o uso da tecnologia é fundamental no combate à criminalidade. “Esses dispositivos garantem uma visão ampla e eficaz para identificar locais mais complicados de serem monitorados.”   

Para garantir atendimento a todos, incluindo os turistas estrangeiros, a GCM conta com agentes bilíngues preparados para oferecer suporte em idiomas como inglês, francês, italiano, espanhol e mandarim.     

Limpeza
A Secretaria Municipal das Subprefeituras retirou 78,5 toneladas de resíduos durante o Réveillon na Avenida Paulista, com um efetivo de 495 agentes de limpeza. Foram utilizados 142 m³ de água de reuso e 1200 litros de desinfetantes durante a operação.

Fotos

Imagens de apoio

Entrevista do prefeito

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa:  imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn