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Segunda-feira, 10 de Março de 2025 | Horário: 11:22
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Pesquisa do BID aponta redução de até 26% em taxa de rotatividade de professores após Prefeitura pagar gratificação

Levantamento mostrou resultados positivos do incentivo pago pela Administração Municipal desde 2022 para docentes que lecionam em regiões mais vulneráveis

Pesquisa realizada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), encomendada pela Prefeitura de São Paulo, aponta a redução de até 26% na taxa de rotatividade de professores nas escolas municipais localizadas em regiões mais vulneráveis da capital. O registro se deve ao pagamento da Gratificação por Local de Trabalho (GLT) instituída em agosto de 2022. O valor adicional do incentivo pode chegar até R$ 1,5 mil.

Para o secretário municipal de Educação, Fernando Padula, trabalhar com ações para diminuir a rotatividade de docentes é fundamental para a continuidade de projetos pedagógicos. “A avaliação dessa política pública nos indica que estamos no caminho certo. Garantir que esses professores continuem nessas unidades mais vulneráveis é fundamental para garantir a todos os estudantes o direito à aprendizagem, sempre considerando as particularidades de cada região e território. Um processo que deve ser contínuo. Esses são resultados que beneficiam toda a comunidade escolar e, também, trarão efeitos a longo prazo”, enfatizou.

O estudo avaliou o período antes e depois da implementação da política pública considerando os pedidos de transferências dessas unidades com incentivo e, também, apontou que depois do início do pagamento da gratificação, os professores passaram a dar preferências às escolas mais distantes e vulneráveis com um aumento médio de cinco professores por escola.

O pagamento da GLT representa um aumento de 5% a 25% do salário dos professores que atuam nas unidades com rotatividade. Atualmente, são 530 escolas classificadas na GLT, beneficiando mais de 31 mil profissionais, entre professores e quadro de apoio. Totalizando mais de R$ 27,5 milhões em investimentos por mês. Além de diminuir a rotatividade de funcionários em escolas que têm mais dificuldade de preencher seus quadros, o objetivo da gratificação é permitir também a criação de vínculos com a comunidade escolar.

Na EMEF M’Boi Mirim I, localizada na Zona Sul da capital, foi possível observar o impacto positivo. Além de reduzir o número de pedidos de transferências que antes a cada 10 professores em média três pediam transferência. Após o incentivo esse número cai para um. Também conseguiu atrair novos profissionais. Apenas um professor listava essa escola como primeira opção em 2019. Em 2022, esse número passa para 9 docentes.

“Os resultados da pesquisa demonstram que incentivos financeiros são eficazes para reter professores em áreas vulneráveis. É fundamental o investimento em políticas que valorizem e apoiem os profissionais, garantindo que todos os estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade”, afirmou Gregory Elacqua, especialista em educação do BID e um dos autores do estudo.

Para manter os profissionais nessas escolas mais vulneráveis também é necessário garantir que elas tenham boas condições de infraestrutura, materiais e entre outros fatores para o bom funcionamento do cotidiano escolar. Pensando nisso a Secretaria Municipal de Educação (SME) anunciou neste ano um adicional no repasse do Programa de Transferência de Recursos Financeiros (PTRF) de acordo com o número de estudantes em situação de pobreza e extrema pobreza, cujas famílias estão inscritas no CadÚnico (Cadastro Único para programas sociais). No total, as unidades educacionais receberão R$ 55,7 milhões por esse critério.

O recurso destinado por meio do PTRF é voltado para manutenção, pequenos reparos, aquisição de materiais e equipamentos para os projetos pedagógicos, contratação de serviços, programas de inserção de tecnologias na educação, e muito mais. Tudo de forma mais ágil e menos burocrática.

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