Notícia na íntegra

Quarta-feira, 30 de Abril de 2025 | Horário: 06:40
Compartilhe:

Prefeito apresenta projetos de São Paulo à Agência de Cooperação Internacional do Japão para firmar parcerias

Haverá nova reunião com a entidade em São Paulo para detalhamento dos projetos, em especial os de drenagem urbana, prevenção a alagamentos e intervenções em áreas de risco

Em seu último compromisso na viagem oficial ao Japão, nesta quarta-feira (30), o prefeito Ricardo Nunes apresentou à vice-presidente sênior da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), Imoto Sachiko, em Tóquio, uma série de projetos da Prefeitura de São Paulo, entre eles, o Complexo Viário Roberto Marinho, o VLT no Centro da cidade e a parceria público-privada Esplanada da Liberdade, um projeto temático nesse que é conhecido como o bairro japonês da capital paulista. Será marcada uma nova reunião com a representação da JICA em São Paulo para detalhamento dos projetos, em especial os de drenagem urbana, prevenção a alagamentos e intervenções em áreas de risco. 

"Tivemos uma reunião muito boa aqui na Jica e estamos muito felizes, pois temos uma relação de muita proximidade entre a Jica, que é essa instituição financeira que tem relações muito fortes com o Brasil e com São Paulo. Apresentamos vários projetos e tenho certeza de que teremos o apoio da Jica. Foi muito bom, muito positivo”, disse o prefeito Ricardo Nunes sobre o encontro.

Durante o encontro, foram apresentadas diversas obras, incluindo as do complexo Roberto Marinho, de habitação, corredores de ônibus, prolongamentos de avenidas, sistemas viários, o VLT Bonde São Paulo, planos de redução de riscos e parcerias público-privadas. O prefeito destacou a PPP Esplanada da Liberdade, ressaltando seu caráter temático. “É ali na Liberdade, que é o bairro japonês, representando a cultura japonesa. Seria de fundamental importância se pudéssemos ter a Jica participando desse projeto, que vai ser muito bonito.” A esplanada visa criar um novo espaço público que integrará cultura, comércio, gastronomia, lazer, turismo e serviços.

Bastante interessada no projeto de drenagem urbana, prevenção a alagamentos e intervenções em áreas de risco, a Imoto disse que a JICA prioriza parcerias que estabeleçam soluções voltadas à segurança humana e ao crescimento de qualidade. Um dos focos da entidade é criar melhores condições de saneamento para a população. 

A JICA, estabelecida em 1974, é o órgão oficial do governo japonês responsável pela implementação da Assistência Oficial para o Desenvolvimento (ODA), que apoia o crescimento e a estabilidade sócio-econômica dos países em desenvolvimento com o objetivo de contribuir para a construção da paz e o desenvolvimento da sociedade internacional.

Com sede em Tóquio, no Japão, possui 15 Escritórios Domésticos e 103 Escritórios Internacionais. Seu orçamento é de 8,4 trilhões de ienes (cerca de R$ 347 milhões) e a agência tem 2.011 funcionários. A Jica possui um escritório no Brasil desde 1976 e tem desenvolvido projetos em diversas áreas, como meio ambiente, agricultura, prevenção de desastres naturais, saúde, transporte e desenvolvimento urbano. A vice-presidente sênior da Jica, Imoto Sachio, que esteve em São Paulo em maio do ano passado, demonstrou interesse em retornar à cidade para acompanhar os projetos de perto.

O prefeito Ricardo Nunes está em viagem oficial de 23 de abril a 1º de maio, com início na China, e vem cumprindo uma intensa agenda para a troca de experiências com relação a soluções baseadas no que há de mais avançado em tecnologia nas áreas de segurança, mobilidade, sustentabilidade e empreendedorismo e qualificação para o mercado de trabalho para jovens.

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn