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Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024 | Horário: 20:25
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Prefeito começa a definir novo secretariado para compor a gestão a partir de 1º de janeiro de 2025

Atuais titulares de algumas pastas continuarão à frente de importantes programas e ações no próximo mandato   

Texto atualizado às 18h15 de segunda-feira (30/12/2024)

O prefeito Ricardo Nunes anunciou os secretários municipais que vão compor a equipe de governo da Prefeitura de São Paulo a partir de 1º de janeiro de 2025. Atuais titulares de algumas pastas continuarão à frente de importantes programas e ações no próximo mandato.   

No sábado (28), Ricardo Nunes anunciou Gilmar Miranda como secretário de Mobilidade e Trânsito e a dra. Eunice Prudente, atual secretária do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, como titular da Secretaria da Justiça. Outro anúncio feito pelo prefeito foi que Luis Felipe Vidal Arellano, secretário de Fazenda, continua no comando da pasta.

O vereador Rodrigo Goulart foi escolhido pelo prefeito para ser o novo secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. O também vereador Sidney Cruz foi anunciado secretário da Habitação.

Na sexta-feira (27), o prefeito anunciou que o prefeito de Osasco, Rogério Lins, vai assumir a Secretaria de Esportes. Durante a tarde, Nunes confirmou que Bete França, atual secretária de Urbanismo e Licenciamento, continua na pasta. Para a Secretaria de Segurança Urbana, o escolhido foi Orlando Morando, atual prefeito de São Bernardo do Campo.

Outro anúncio foi a nomeação de Totó Parente para área da Cultura, que agora passa a ser Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Para comandar a Comunicação da Prefeitura, Nunes anunciou o jornalista Fábio Portela. O atual secretário da Educação, Fernando Padula, continua no cargo no próximo mandato de Ricardo Nunes.

A advogada Regina Santana, titular da Secretaria de Cultura, assume a pasta de Direitos Humanos, conforme publicou o prefeito em seu Instagram.

Na quinta-feira (26), Nunes anunciou que também vão permanecer no próximo mandato os secretários Edson Aparecido, na Secretaria de Governo, Marcela Arruda, em Gestão, e Marcos Monteiro, na pasta de Infraestrutura e Obras. Outro anúncio feito por Nunes na quinta, foi de Eliana Gomes, que faz parte da assessoria especial da chefia de gabinete, como a nova secretária de Assistência e Desenvolvimento Social.

Ricardo Nunes já havia anunciado na segunda-feira (23) que serão mantidos os secretários Luiz Carlos Zamarco, na Saúde, e Silvia Grecco, na Secretaria da Pessoa com Deficiência.

O prefeito também realizou algumas mudanças internas nos comandos das pastas: Fabrício Cobra sai da Secretaria da Casa Civil e vai para a Secretaria de Subprefeituras. No seu lugar, assume o atual secretário executivo de Relações Institucionais da Prefeitura, Enrico Misasi. Clodoaldo Pelissioni, secretário adjunto de Governo, comandará a nova Secretaria de Planejamento e Eficiência, que substitui a Secretaria Executiva de Entregas Prioritárias para Secretaria Executiva de Planejamento e Eficiência.    

A gestão terá novos nomes, com a chegada da advogada Ângela Gandra à Secretaria de Relações Internacionais, do engenheiro e atual prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, à Secretaria de Verde e do Meio Ambiente, e do economista Celso Jorge Caldeira para a Secretaria de Transportes.       

O prefeito Ricardo Nunes já havia anunciado a advogada Luciana Sant’Ana Nardi como a nova Procuradora Geral do Município de São Paulo, após o falecimento da procuradora Marina Magro, em 5 de novembro. Foi a primeira nomeação do prefeito para o próximo mandato. Funcionária de carreira da Prefeitura, Luciana atua há 20 anos na PGM.     

Na segunda-feira (30), Nunes anunciou três novos nomes para as suas pastas: o antigo secretário de Habitação, Milton Alves, assumirá a secretaria de Inovação e Tecnologia. Rui Alves permanecerá na Secretaria de Turismo, assim como Daniel Falcão na Controladoria Geral do Município.

 

Veja breve currículo dos secretários já anunciados:   

Secretaria de Relações Internacionais - Angela Vidal Gandra da Silva Martins  
Jurista, bacharel em Direito (USP), mestre em Filosofia do Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Angela Gandra atuou como Secretária Nacional da Família no Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022. Além disso, é professora de Filosofia do Direito na Universidade Presbiteriana Mackenzie e membro da Academia Brasileira de Filosofia e da Academia Paulista de Letras Jurídicas.     

Secretaria Municipal de Gestão - Marcela Arruda  
Mestre em Gestão e Políticas Públicas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Advogada, graduada em Direito pela Universidade Braz Cubas, é especialista em Direito Administrativo pela PUC/SP, em Direito Eleitoral, pela Escola Judiciária Eleitoral Paulista, e em Direito Constitucional, pela Escola Superior de Advocacia da OAB-SP. Autora do livro “Controle de Contas 2.0 - O TAG como aliado das políticas públicas”, publicado em 2022. Na advocacia, coordenou áreas relacionadas ao contencioso administrativo, liderando uma equipe com ampla atuação perante órgãos de controle, nas áreas do direito administrativo, eleitoral, compliance, terceiro setor, entre outras.    

Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente - Rodrigo Ashiuchi  
Prefeito de Suzano, é engenheiro de Controle de Automação, tem MBA em Gestão Empresarial e é pós-graduado em Gestão Pública. É vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Estado de São Paulo, que conta com a participação de 39 municípios. Entre seus feitos na área do Verde em Suzano estão a criação do Parque Municipal de Conservação Ambiental Professora Bianca Carla Nunes da Silva, com 16 mil m²; a implantação dos projetos "Caçamba Verde" e "Cata-Treco"; do selo "Amigo do Meio Ambiente"; além da Parceria Público-Privada (PPP) que viabilizará a aplicação de tecnologia sustentável para transformar 9 mil toneladas de resíduos sólidos por mês em energia para a rede de distribuição do município.

Secretaria Municipal de Governo - Edson Aparecido dos Santos
Formado em História pela PUC/SP, iniciou sua trajetória política na década de 1970, no movimento estudantil, tendo participado das principais campanhas pela redemocratização do país. Deputado estadual e federal, por quatro mandatos. Foi secretário de Desenvolvimento Metropolitano e chefiou a Casa Civil do Estado, permanecendo no governo até abril de 2016. Em 2017, assumiu o cargo de diretor-presidente da Companhia Metropolitana de Habitação (Cohab) e, em 2018, a Secretaria Municipal da Saúde, destacando-se no enfrentamento à pandemia de Covid-19.      

Secretaria Municipal de Planejamento e Eficiência – Clodoaldo Pelissioni
Graduado em administração pública pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, pós-graduado em gestão estratégica pela FGV-SP, na escola de Governo da Universidade de São Paulo e no MBA em PPPs (Parcerias Público Privadas) e Concessões na Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Atuou em cargos de chefia no Governo de São Paulo e na Prefeitura de São Paulo, sendo diretor da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), diretor administrativo-financeiro da IMESP (Imprensa Oficial de São Paulo) e chefe de gabinete na SEADS (Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social), no setor de transportes do Governo de São Paulo, sendo superintendente do DER-SP (Departamento de Estradas de Rodagem), secretário de Logística e Transportes em 2014 e secretário de Transportes Metropolitanos de 2015 a 2018. Desde fevereiro de 2023 é secretário adjunto de Governo da Prefeitura de São Paulo.  

Secretaria Municipal de Subprefeituras – Fabricio Cobra 
Graduado em Direito (USP) e Economia (FAAP), Fabricio Cobra Arbex é mestre em Direito pela PUC/SP e pós-graduado em Gestão Pública pelo Insper. Desde abril de 2022 é secretário chefe da Casa Civil da Prefeitura de São Paulo, tendo atuado como secretário estadual adjunto da Casa Civil (2015-2017), secretário estadual de Turismo (2017-2018), subprefeito da Vila Mariana (2019-2020) e secretário de Gestão da Prefeitura de São Paulo (2021-2022). Foi professor universitário, vice-presidente da Comissão do Consumidor da OAB/SP e integrante do movimento da sociedade civil RenovaBR. 

Secretaria Municipal da Casa Civil – Enrico Misasi 
Advogado, bacharel em Direito pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco - USP (2016), mestre em Direito Constitucional pela mesma instituição (2020) e pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2019). Doutorando em Direito Constitucional pela USP. Foi deputado federal (2019-2023) e, atualmente, é secretário Executivo da Secretaria de Relações Institucionais da Prefeitura de São Paulo e presidente do MDB na cidade de São Paulo desde 2023. 

Secretaria Executiva de Mobilidade e Trânsito (SEMTRA) - Gilmar Miranda
Gilmar Pereira Miranda é formado em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e procurador do município de São Paulo. Desde 2022, Miranda é secretário executivo de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRAM) na cidade de São Paulo. Em novembro de 2024, passou a acumular o cargo de secretário de Mobilidade e Trânsito. Gilmar iniciou a carreira como advogado na Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (EMDEC). Ocupou o cargo de escrevente técnico judiciário no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo e também atuou como advogado na Dersa Desenvolvimento Rodoviário S.A. e na Companhia Docas de São Sebastião. Também é instrutor voluntário no CEJUR.

Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana (SMT) - Celso Jorge Caldeira  
Economista, formado em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com ampla experiência em gestão pública e ênfase no transporte coletivo de passageiros. Na Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, esteve à frente  da Coordenadoria de Transporte Coletivo (CTC), responsável pela gestão, coordenação, articulação  e acompanhamento da execução da política estadual de transportes metropolitanos de passageiros nas regiões metropolitanas do Estado, abrangendo os sistemas metroferroviário operado pala Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô), bem como de ônibus, VLT, trólebus e demais modais de interesse metropolitano, sob a gestão da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP).      

Secretaria Municipal de Saúde - Luiz Carlos Zamarco  
Servidor público municipal há 37 anos, Luiz Carlos Zamarco, médico pediatra/neonatologista e especialista em saúde pública e gestão hospitalar. Em sua trajetória ao longo de três décadas na área da saúde, exerceu funções executivas na Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Entre elas, a de secretário municipal da saúde (2021/ 2024), secretário-adjunto da SMS (2021/2022) e secretário-executivo adjunto, da Secretaria Executiva de Atenção Hospitalar (2020/ 2021).  Em 2022 coordenou o Comitê Técnico-Científico Covid-19. Formado em medicina pela Universidade de Mogi das Cruzes em 1985, especializou-se em saúde pública e administração hospitalar na década de 1990. Trabalhou como médico pediatra na Prefeitura de São Paulo entre 1987 e 1990. Atuou em cargos de chefia de Unidades Básicas de Saúde (UBSs), em pronto- socorros, em hospitais e foi superintendente do Hospital do Servidor Público Municipal (HSPM).     

Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência - Silvia Grecco  
Bacharel em Ciências Sociais, é conhecida por sua atuação como ativista dos direitos das pessoas com deficiência e por sua dedicação ao seu filho Nickollas Grecco, cego e com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Foi por duas vezes Secretária Municipal de Assistência Social de Mauá, onde coordenou iniciativas de assistência social voltadas para populações vulneráveis, e secretária da Pessoa com Deficiência de Santo André. Também atuou em programas de apoio e assistência para pessoas com deficiência e contribuiu na elaboração do Projeto de Lei que criou a LBI – Lei Brasileira de Inclusão.    

Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras - Marcos Monteiro 

Engenheiro civil, formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1988), obtendo prêmios do Instituto de Engenharia, Fundação Maria Luíza e Oscar Americano, Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon) e Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo (Seesp). É pós-graduado em Engenharia de Estruturas pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1992) e tem MBA pela Escola de Administração Mauá (1999).  

Desde 2021, é secretário municipal de Infraestrutura Urbana e Obras de São Paulo e foi presidente da SPObras no biênio 2021/22, sendo o atual presidente do Conselho de Administração. Na sua gestão, tem priorizado as ações de planejamento, estando à frente dos programas de Vistorias e Manutenção de Pontes e Viadutos, Plano Diretor de Drenagem, Plano Municipal de Redução de Riscos, além do maior programa de construção e manutenção de unidades escolares da Prefeitura. Nesse período, a SIURB e a SPObras foram responsáveis pela execução de 1.100 obras distribuídas por todas as regiões da cidade, enquanto outras 730 estão em andamento.

É professor de Estruturas de Concreto Armado e da pós-graduação em Gerenciamento de Canteiros da Escola de Engenharia Mauá, além de ministrar aulas no curso de pós-graduação em estruturas de concreto armado na Universidade Presbiteriana Mackenzie. Foi Presidente da ABECE - Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural no Biênio 2008-2010 e é atual conselheiro da entidade.   

Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social - Eliana Gomes
Administradora em Gestão Pública, Eliana Gomes tem experiência em coordenação de projetos sociais e liderança. Já foi diretora financeira e de departamento o Centro de Vigilância Sanitária Estadual (CVS/SP), ligado à Secretaria de Estado da Saúde (SES/SP), chefe do Centro de Vigilância Sanitária (CAF-COVISA/SMS). Também foi chefe de gabinete de Sehab e Smdu e, atualmente, faz parte da assessoria do chefe de gabinete do prefeito Ricardo Nunes. Entre os projetos realizados pela servidora, estão a transformação de ex-unidades da Fundação Casa em Centros de Acolhida (SMADS) e participação no Programa Cidade Solidária, desenvolvendo habilidades em gestão de projetos sociais, otimização de recursos e liderança.

Secretaria Municipal de Esportes - Rogério Lins
Rogério Lins é formado em Direito e possui mais de duas décadas de experiência na vida pública. Iniciou sua carreira pública em 2004 como diretor na Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer em Osasco. Em 2008 foi eleito o vereador mais jovem do município de Osasco e tornou-se secretário de Indústria, Comércio e Abastecimento no mesmo ano. Em 2012, novamente foi eleito vereador e recebeu o prêmio de "Vereador Mais Atuante" pelo Instituto Tiradentes por seu mandato. Rogério foi eleito, em 2016, o prefeito de Osasco com a maior votação da história da cidade e reeleito em 2020 com a maior votação da história do município, em primeiro turno, com 60,94% dos votos válidos.

Secretaria Especial de Comunicação - Fábio Portela 
Formado em Jornalismo pela Fundação Cásper Líbero, tem vasta experiência nos grandes jornais e revistas, além de acumular experiências em redações, comunicação corporativa e marketing político. Esteve à frente da área de relações institucionais da CNN Brasil, em que trabalhou nas sedes do canal em São Paulo e em Brasília. Além disso, tem passagens pelos grupos Folha, Estado e Abril.

Secretaria Municipal de Educação - Fernando Padula
Fernando Padula Novaes é, atualmente, Secretário Municipal de Educação de São Paulo. Bacharel em Direito e servidor público do Governo do Estado. Pós-graduado no programa Latino-Americano de Governabilidade, gerência política e gestão pública da FGV, mestre em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (Universidade Nove de Julho). Participante do Programa de Liderança em Desenvolvimento Infantil , da Universidade de Harvard. Em sua trajetória já atuou em diferentes setores da esfera pública desde 1999, como chefe de Gabinete da Secretaria Estadual da Educação de São Paulo (de 2007 a 2016); chefe de Gabinete da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social (2003 a 2007) e assessor da Secretaria Estadual da Educação de São Paulo (1999 a 2003). Painelista no Congresso de Gestão Pública do CONSAD (Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração) em  2009, 2010 e 2011; vencedor por três vezes do Prêmio Mario Covas de Gestão Pública pela Fundação do Desenvolvimento Administrativo (FUNDAP) – 2008, 2009 e 2011.

Secretária Municipal de Urbanismo e Licenciamento - Elisabete França  
Arquiteta (FAU-UFPR), mestre em Estruturas Ambientais Urbanas pela Universidade de São Paulo (USP) e doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Mackenzie. Recebeu da Câmara Municipal a Medalha Anchieta e Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo por sua contribuição para o desenvolvimento urbano. Na atual gestão foi secretária executiva do Programa Mananciais da Secretaria Municipal de Habitação (2021-2024) e secretária de Urbanismo e Licenciamento (abril a dezembro de 2024).  Em 2020 foi secretária municipal de Mobilidade e Transportes e entre 2015 e 2018, diretora de Planejamento e Projetos da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo.  Entre 2010 e 2012 foi secretária de Habitação da Prefeitura e entre 2005 e 2012, superintendente de Habitação da Secretaria de Habitação, onde coordenou a elaboração do Plano Municipal de Habitação e programas como Urbanização de Favelas, Recuperação Urbana e Ambiental nos Mananciais e Recuperação de Cortiços na região central da cidade.  Entre 2004 e 2007 foi coordenadora de projetos vinculados a financiamentos do Banco Mundial, Banco Interamericano de Desenvolvimento e UN-Habitat. Entre 1993 e 2000, coordenou o Programa de Recuperação Urbana e Ambiental da bacia do Guarapiranga, primeiro programa de urbanização de favelas implantado em larga escala na cidade de São Paulo.   

Professora no curso de Arquitetura e Urbanismo da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e do curso de especialização em Planejamento e Gestão de Cidades, do núcleo de estudos USP Cidades. Ao longo da carreira organizou diversas publicações, entre elas a Série Novos Bairros de São Paulo, que recebeu o Primer Prêmio da Bienal de Arquitectura de Quito (2012), na Categoria Teoría, Historia y Crítica de la Arquitectura, del Urbanismo y del Paisaje.

Secretaria de Segurança Urbana - Orlando Morando
É empresário, formado em Direito e Administração.  Foi vereador de São Bernardo por dois mandatos: 1997/2000 e 2001/2002, quando foi eleito deputado estadual.  Orlando Morando foi reeleito ao cargo em outras três oportunidades: 2006, 2010 e 2014.  Tornou-se prefeito no período de 2017 a 2020 e reeleito para o exercício 2021-2024. Entre os dois mandatos  promoveu o maior pacote de obras já entregues em São Bernardo; entregou três hospitais, além do primeiro hospital veterinário público do município, quatro viadutos, 500 km de asfalto novo, implantação de iluminação em LED, 40 mil escrituras. Na Educação, promoveu o programa Escola Conectada, com entrega de mais de 20 mil Chromebooks (tipo de computador). Revitalizou  todas as unidades escolares, promoveu alimentação saudável aos 80 mil alunos da rede municipal, entregou uniformes e material escolar antes do início das aulas e zerou a fila de espera de 4.500 nas vagas de creches. Foi responsável pela ampliação do efetivo de profissionais, transformando na segunda maior corporação do Estado, justamente atrás somente da capital.

Procuradoria Geral do Município - Luciana Sant'Ana Nardi  
Procuradora do Município há 21 anos. Sua carreira na Prefeitura começou no Departamento Judicial da PGM. Posteriormente, ocupou posições de chefia em outros órgãos da PGM, como Diretora do Departamento de Desapropriações, Chefe de Gabinete e Procuradora-Geral Adjunta - bem como em outras Secretarias da Prefeitura — como Chefe da Assessoria Jurídica da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres e da Secretaria Municipal de Governo. Graduada pela PUC-SP, onde também concluiu especialização e mestrado em Direito Administrativo. Na mesma instituição, ela também atuou como Professora Assistente do curso de pós-graduação em Direito Administrativo. 

Secretaria de Cultura e Economia Criativa - José Antônio Silva Parente
É formado em Marketing pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e pós-graduado em Gestão Cultural e Indústria Criativa – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).  Foi secretário de Articulação Institucional do Ministério do Planejamento e Orçamento entre os meses de janeiro e outubro de 2023 e membro do Conselho Fiscal da CADAM S.A. (2023/2024). Parente também atuou como secretário adjunto de Comunicação Social do Governo do Estado do Rio de Janeiro em 2019. Foi membro do Conselho Administrativo do Riocentro entre 2017 e 2018 e, nesse mesmo período, ocupou o cargo de secretário nacional de Estruturação do Turismo do Ministério do Turismo.

Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania - Regina Célia da Silveira Santana
É advogada de profissão desde 1993, graduada em Direito, pós-graduada em Direito Empresarial e Administrativo. Cursou por dois anos a Escola de Líderes e tem atuação como gestora jurídica e advogada em empresas brasileiras e multinacionais. Regina Santana é servidora pública na Prefeitura Municipal de São Paulo há mais de cinco anos, desempenhando atividades nas secretarias de Direitos Humanos e Cidadania e Justiça. Integra o Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo, é membro das Comissões de Direitos Humanos, Justiça Restaurativa, Terceiro Setor e Direito Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil Seção São Paulo.

Secretaria Municipal de Justiça - Eunice Prudente
Possui graduação em Direito (1972) e pós-graduação, mestrado (1980) e doutorado (1996) todos pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Tem vários artigos publicados, sendo autora da primeira tese que propõe a criminalização da discriminação racial, aprovada em 1980 e publicada no livro “Preconceito Racial e Igualdade Jurídica: a cidadania negra em questão” pela Editora Julex, em 1989. Integrou a Frente da Mulheres Feministas convivendo e apreendendo com professoras de Civismo e Política, Ruth Cardoso, Eva Blay, Marta Suplicy, entre outras, inclusive a atriz e teatróloga, Ruth Escobar. Foram nessas reuniões e debates do movimento negro onde se firmou como feminista.

Advogada, com atuação ativa na Ordem dos Advogados do Brasil, vem integrando o Conselho Federal, diretoria da ESA OAB SP, várias comissões, e a diretoria na gestão (2001-2003). Atualmente, é professora (sênior) da Faculdade de Direito da USP, lotada no Departamento de Direito do Estado, ministrando aulas nos cursos de graduação e de pós-graduação nos Programas de Mestrado e Doutorado nas áreas: Direito do Estado e Direitos Humanos da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Em 2021, assumiu o cargo de Secretária Municipal de Justiça e, em abril de 2024, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho na Prefeitura de São Paulo.

Secretaria Municipal da Fazenda - Luis Felipe Vidal Arellano
Secretário da Fazenda do município de São Paulo desde 2023, e procurador municipal de carreira, Luis Felipe Vidal Arellano exerceu por cerca de cinco anos a função de secretário adjunto da Fazenda municipal, onde também já foi subsecretário do Tesouro Municipal e diretor do Departamento de Defesa dos Capitais e Haveres do Município. Como servidor público, além de procurador municipal, pertenceu aos quadros de Auditoria Tributária, tanto na Fazenda Municipal, quanto na Receita Federal do Brasil. Atuou ao longo dos últimos anos como membro de Conselhos de Administração e Fiscal de empresas estatais municipais e estaduais. É Doutor em Direito Econômico e Financeiro pela Universidade de São Paulo – USP, Especialista em Análise Econômica pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas - FIPE/USP, e possui MBA em Gestão Avançada de Finanças Públicas pela Fundação Dom Cabral – FDC.

Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Trabalho - Rodrigo Goulart
Rodrigo Hayashi Goulart é médico veterinário e, nas eleições municipais de 2024, foi eleito para seu terceiro mandato como vereador. Desempenhou papel fundamental nas principais pautas urbanísticas de São Paulo. Foi o relator do projeto de revisão da Lei de Zoneamento, que regula o parcelamento, uso e ocupação do solo, além de liderar a relatoria da revisão intermediária do Plano Diretor Estratégico, ambos essenciais para o planejamento e desenvolvimento da cidade. Goulart também esteve à frente das relatorias dos projetos de lei que promovem mudanças nos PIUs (Planos de Intervenção Urbana) do Arco Jurubatuba e do Setor Central, bem como nas Operações Urbanas Faria Lima e Água Espraiada, reafirmando seu compromisso com o crescimento sustentável e ordenado da capital.

Possui mais de 100 projetos de lei aprovados na câmara, entre autoria e coautoria. No seu primeiro mandato, assumiu temporariamente os cargos de Vice-Presidente e Presidente da Câmara Municipal. Foi proponente e relator da CPI das Concessionárias, que teve como objetivo investigar e melhorar os serviços das prestadoras ENEL, SABESP, COMGÁS e empresas de telefonia. Foi também sub-relator da CPI da Pirataria.

Secretaria Municipal de Habitação - Sidney Cruz
O advogado Sidney Cruz tem ampla experiência pública. Foi diretor da Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, chefe de gabinete da Subprefeitura Santana/Tucuruvi, onde desenvolveu um trabalho de aproximação do poder público com a população local, tendo como base o diálogo constante com os munícipes e com diversos coletivos culturais e empresariais da região. Sua primeira disputa eleitoral em 2016, como candidato a vereador pela cidade de São Paulo. Em 2018, disputou pela segunda vez ao cargo eletivo como deputado estadual e, posteriormente nas eleições de 2020, foi eleito vereador.

A atuação parlamentar é reconhecida tanto na Câmara Municipal quanto pela gestão municipal. Durante o primeiro mandato, Sidney Cruz foi relator do orçamento municipal por três anos consecutivos (2022, 2023 e 2024), além de desempenhar papéis de destaque em comissões estratégicas. Em 2021, foi relator da Subcomissão de Cultura e, em 2023, da Subcomissão Tarifa Zero. Em 2024, assumiu a relatoria do projeto de lei que autorizou a adesão de São Paulo à privatização da Sabesp (PL 163/2024). 

Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia - Milton Vieira
Milton Vieira, deputado federal em seu sétimo mandato, tem 62 anos e é natural de Iepê, interior de São Paulo. Sua trajetória de atuação social teve início na Sociedade Pestalozzi de São Paulo, atualmente conhecida como ABADS, uma instituição dedicada ao atendimento de crianças com necessidades especiais. Além disso, como presidente da Associação Beneficente Cristã (ABC), liderou diversas ações voltadas ao combate à fome e ao auxílio em situações de tragédias naturais, tanto no estado de São Paulo quanto no Nordeste.

Seu engajamento social o impulsionou à política, sendo eleito deputado estadual pela primeira vez em 1998 e reeleito em 2002. Em 2006, candidatou-se a uma vaga na Câmara dos Deputados. Entre 2007 e 2009, ocupou o cargo de secretário especial de Relações Metropolitanas em São Paulo. Em 2009, reassumiu o mandato de deputado federal, período em que apoiou importantes iniciativas legislativas, como a Lei da Ficha Limpa e o programa Minha Casa, Minha Vida.

Secretaria Municipal de Turismo - Rui Alves
Rui Alves é o secretário Municipal de Turismo desde Junho de 2024. Foi eleito para o seu primeiro mandato como deputado estadual de São Paulo nas eleições de 2022 com 91.717 votos. Em seu trabalho parlamentar, percorreu várias cidades do Estado de São Paulo conhecendo demandas e realidades locais, atuação que o credencia para dar continuidade à gestão do Turismo da Capital paulista e desenvolver ainda mais a Pasta para o bem dos paulistanos.

Controladoria Geral do Município - Daniel Falcão
Daniel Falcão, Advogado, Professor Universitário e Cientista Social. Doutor e Mestre e em Direito do Estado e Bacharel pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (FDUSP). Pós-graduado (Especialização) em Marketing Político e Propaganda Eleitoral pela ECA-USP. Bacharel em Ciências Sociais pela FFLCH-USP. Autor e coautor de obras e artigos, como o livro “Direito eleitoral digital”. Atualmente é Controlador Geral do Município de São Paulo, Encarregado pela Proteção de Dados Pessoais da PMSP e Professor do PPGD do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa - IDP.

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