Notícia na íntegra

Quinta-feira, 17 de Abril de 2025 | Horário: 19:09
Compartilhe:

Prefeito viaja à China e ao Japão para troca de experiências em tecnologia da segurança, sustentabilidade, eletrificação da frota e empreendedorismo

Ricardo Nunes também deve concretizar financiamento com mais vantagens para a eletrificação da frota e conhecer de perto novas fontes de carregamento dos ônibus elétricos

O prefeito Ricardo Nunes embarca em uma grande missão oficial à China e ao Japão, entre os dias 20 de abril e 1º de maio, onde terá uma agenda intensa para a troca de experiências com relação a soluções baseadas no que há de mais avançado em tecnologia nas áreas de segurança, mobilidade, sustentabilidade e empreendedorismo e qualificação para o mercado de trabalho para jovens. 

Na viagem, Nunes vai concretizar uma linha de crédito com o Banco da China para aquisição de mais ônibus elétricos para o sistema municipal de transporte e conhecer novas fontes de carregamento das baterias da frota. Além disso, o prefeito vai demonstrar a empresários a importância da cidade de São Paulo como potencial de investimentos e polo de desenvolvimento tecnológico. O vice-prefeito, Mello Araújo, assume a Prefeitura nesse período.

“Uma das minhas ações será visitar as empresas de alta tecnologia na área de inteligência artificial e segurança. Hoje, a China tem um sistema tecnológico fundamental para diminuir a criminalidade e a gente vai conhecer, tanto é que o secretário Orlando Morando (Segurança Urbana) estará me acompanhando”, disse o prefeito Ricardo Nunes, que demonstrará o sucesso do programa Smart Sampa, o maior sistema de reconhecimento facial do país, que já ajudou a prender mais de 1.000 criminosos que estavam foragidos.

O prefeito terá agendas com empresários e autoridades para trazer cursos de tecnologia e empreendedorismo para qualificação dos jovens e, assim, ampliar suas possibilidades nesse mercado de trabalho. Para isso, o prefeito será acompanhado pelo secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Goulart.

“Vai ser uma viagem muito importante e estou bastante empolgado porque será muito focada na área de tecnologia. A cidade de São Paulo está sendo conduzida como uma Smart City (cidade inteligente), utilização de inteligência artificial”, destacou Nunes.

De acordo com o prefeito, um outro objetivo da viagem oficial é conhecer as formas como a indústria chinesa conseguiu revolucionar os sistemas de transporte, sobretudo no desenvolvimento de veículos híbridos e elétricos, impulsionando a transformação de todo o mercado, enquanto no Brasil o sistema acaba não avançando e sendo prejudicado por falta de infraestrutura de terceiros, como é o caso do fornecimento de energia para abastecimento dos ônibus elétricos. 

Esse assunto será debatido na quarta-feira (23), quando o prefeito participa do painel “Cidades Inteligentes: tecnologia e inovação, exemplo para o mundo”, no “Summit Valor Econômico Brazil-China”. O painel vai questionar como o Brasil pode absorver transferência de tecnologia e como assegurar que os investimentos no país tragam desenvolvimento da indústria local.

Ele vai conhecer também uma empresa que utiliza uma forma de recarga de bateria de ônibus que tornaria o sistema menos dependente da concessionária que distribui energia elétrica e é responsável pela infraestrutura nas garagens com a ligação de rede de média e alta tensão.

“A Enel não faz a ligação de energia para carregamento dos ônibus nas garagens e a minha viagem até a China tem duas pautas relacionadas a isso: vou visitar o banco chinês, que vai oferecer 100 milhões de dólares para a cidade de São Paulo para aquisição de ônibus elétricos, com pagamento em 10 anos e uma taxa de juros menor do que a dos bancos Interamericano e Mundial, e isso quer dizer que se eu tiver uma taxa pequena e fizer o pagamento em 10 anos, o próprio ônibus se paga, pois nós teremos uma economia com a relação ao diesel”, explicou. 

“Na China, todos os ônibus são elétricos, o carregamento deles tem uma espécie de no break, que vai carregando a energia durante o dia com energia normal, não precisa ser energia de média e alta tensão, é a energia que usamos em casa. Ele vai carregando, o ônibus elétrico vem, ele transfere essa energia de bateria para bateria, muito mais rápido que o carregamento na tomada e tem um ganho bastante importante, porque não vai ter que fazer as obras de infraestrutura da Enel, que custam uma fortuna”, ressaltou o prefeito.

As atividades do prefeito incluem a participação com um conjunto de empreendedores e investidores em uma ação de empresários, depois uma visita a vários serviços, como à indústria onde é produzido o biometano. “A gente vai ter o biometano aqui no transporte coletivo dos ônibus. Eu já estou colocando biometano nos caminhões que fazem a coleta de lixo, isso quer dizer que a gente deixa de emitir gás poluente e melhora o meio ambiente.”

Sobre a viagem ao Japão, o prefeito disse que buscará informações sobre resíduos sólidos, ônibus elétricos e tecnologia, tanto com autoridades locais quanto empresários. No dia 28, o prefeito vai conhecer o Centro de Comando e Monitoramento e o Centro de Mobilidade de Tóquio.

Durante a missão internacional de Nunes, o vice-prefeito, Mello Araújo, assume a Prefeitura. “Ele já está tocando o dia a dia, já participa das reuniões importantes que a gente tem na Prefeitura, as reuniões de grandes decisões. Está muito tranquila a permanência do coronel Mello como prefeito durante os 10 dias”, ressaltou Nunes.
 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn