Notícia na íntegra
Obras para as primeiras Vilas Reencontro de São Mateus avançam na Zona Leste
Durante a ação Prefeitura Presente, nesta segunda-feira (11), o prefeito Ricardo Nunes vistoriou as obras das Vilas Reencontro “São Mateus I” e “São Mateus II”, na Zona Leste da capital. As novas unidades de acolhimento do Programa Reencontro serão as primeiras da região e terão capacidade para acolher até 165 famílias.
Os módulos são planejados para atender diferentes necessidades, com a mobília montada de acordo com cada composição familiar. As Vilas, que estão inseridas em um terreno com mais de 9 mil m² , terão espaços de convivência, horta, brinquedoteca, complexo administrativo, playground e quadra poliesportiva.
Durante a visita ao empreendimento, o prefeito destacou com orgulho o trabalho realizado pela Prefeitura. “Aqui o atendimento é individual de acordo com a família. Se for um casal com bebê, a gente põe uma cama de casal e um bercinho. Por isso que se chama reencontro, para as pessoas poderem se reencontrar, se reinserir no mercado de trabalho e ter sua autonomia. Essa família pode ficar aqui até 12 meses, podendo ser renovado por mais um ano.”.
Em São Mateus, a Vila Reencontro será dividida em dois conjuntos: a Vila I, contará com 126 módulos e capacidade para receber 88 famílias, sendo até 376 pessoas. A Vila II, contará com 114 módulos para acolher 77 famílias, podendo receber até 332 acolhidos. O diferencial nestas unidades do Programa são os módulos de 36m², planejados para acolher famílias de até oito pessoas e unidades adaptadas para acolher famílias que tenham pessoas com deficiência em sua composição. As obras estão 65% concluídas, tendo a entrega prevista para janeiro de 2025.
Critérios de elegibilidade
O público com encaminhamento prioritário para as Vilas são famílias de até quatro pessoas, mulheres com histórico de violência e crianças na primeira infância (de 0 a 6 anos). Nas Vilas, as pessoas em situação de rua têm a estadia de 12 meses, com possibilidade de prorrogação do período por mais 12 meses, após avaliação da equipe técnica.
O programa é focado na conquista da autonomia por parte dos usuários através da reinserção no mercado de trabalho e da reconstrução dos vínculos sociais e familiares. Desde o início do programa, em dezembro de 2022, 403 pessoas tiveram saída qualificada das Vilas. Destas, 120 deixaram o Programa após conseguirem empregos CLT, e as demais saíram com trabalhos autônomos.
Vilas Reencontro entregues
Atualmente, o Programa Reencontro soma 10 unidades entregues, com 660 casas modulares e 2.640 vagas de acolhimento. A primeira Vila entregue pela Prefeitura foi a Vila Reencontro “Cruzeiro do Sul”, inaugurada em dezembro de 2022. O local oferece 40 módulos habitacionais para até 160 pessoas. Em fevereiro de 2023, foi entregue a Vila Reencontro “Anhangabaú”, na Ladeira da Memória, no centro da cidade. Este espaço também tem 40 módulos e capacidade para acolher até 160 pessoas.
A terceira unidade, implantada em outubro de 2023, a Vila Reencontro “Pari”, possui 100 casas modulares, abrigando até 400 moradores. Dois meses depois, em dezembro do mesmo ano, foi inaugurada a Vila Reencontro “Santo Amaro”, a primeira da região sul, com capacidade para mais de 270 pessoas. Entregue em abril de 2024, a Vila Reencontro “Guaianases I” ampliou o projeto até o fundão da zona leste, com 64 casas modulares que podem atender até 256 pessoas.
Em maio, foi implementada a maior unidade do projeto até o momento, a Vila Reencontro “Jabaquara I”, em um terreno de 12.700m², com 114 módulos na primeira fase e previsão de 16 adicionais na segunda, somando 130 módulos e capacidade para 520 pessoas. Com a inauguração da Vila Reencontro “Canindé”, em junho deste ano, o programa passou a contar com módulos adaptados para Pessoas com Deficiência, com 36m² cada, barras de apoio e rampas de acesso, oferecendo ao todo 48 residências.
Também em junho deste ano, foi entregue a Vila “Jabaquara II”, que introduziu módulos para famílias maiores, com capacidade para até 8 pessoas em módulos de 36m², podendo abrigar até 240 acolhidos. Já em julho de 2024, foi realizada a inauguração Vila Guaianases II, o segundo espaço na região, com módulos adaptados para pessoas com deficiência e para famílias grandes, recebendo até 208 pessoas. No mesmo dia, também foi entregue a Vila Sapopemba, com 52 casas modulares e capacidade para 200 pessoas.
Mídias:
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Sala de imprensa: imprensa.prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk