Notícia na íntegra

Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2024 | Horário: 12:41
Compartilhe:

Prefeito vistoria obras de combate às enchentes na região do Jardim Carumbé

Implantação de galerias para armazenamento de água da chuva vai beneficiar mais de 240 mil pessoas na região da Brasilândia; iniciativa faz parte das ações do programa Prefeitura Presente

O prefeito Ricardo Nunes vistoriou, nesta sexta-feira (13), os trabalhos da Prefeitura de São Paulo para construção de duas galerias para o armazenamento das águas da chuva na região do Jardim Carumbé, na Zona Norte da capital. Com investimento de R$ 56,2 milhões, a ação para combate às enchentes teve início em junho deste ano e será entregue à população em maio de 2026.

“Estive aqui há uns meses e me mostraram o problema que essa região tem. Quando chove alaga tudo, carros são arrastados e nós iniciamos uma obra para resolver esse problema e deixar uma solução para comunidade”, apontou o prefeito Ricardo Nunes destacando que obras como essa estão sendo executadas em todas as regiões da cidade.

As obras contemplam a implantação de duas galerias de 350 metros cada, sob a Avenida Manoel Bolívar, com capacidade para reservar até 9,2 milhões de litros de água. Com o novo reservatório, as chuvas serão direcionadas e armazenadas no subsolo da via, impedindo o transbordamento do Córrego Carumbé. Além disso, os serviços também beneficiam a bacia do Córrego Bananal, que receberá o fluxo d’água do Carumbé de forma mais controlada, evitando a sobrecarga do sistema de drenagem local.

“O prefeito prometeu essa obra e eu vim conferir se realmente ia sair. Vai ficar muito bom pois na época da chuva isso aqui fica um caos. Minha mãe já chegou a perder todos os móveis de casa. Tudo vai melhorar com essa obra da Prefeitura”, conta o analista de sistemas, Carlos Eduardo Costa, 46 anos, que mora na região há 30 anos.

Para a contenção das cheias na Brasilândia, também já está em andamento o projeto para a construção do Piscinão Carumbé, previsto para ser implantado na Avenida Dep. Cantídio Sampaio, com capacidade para armazenar até 60 milhões de litros de água.

A intervenção foi proposta no Caderno de Drenagem da Bacia Hidrográfica do Cabuçu de Baixo e integra o Plano Diretor de Drenagem (PDD).

Mídias

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn