Notícia na íntegra

Sexta-feira, 16 de Maio de 2025 | Horário: 18:23
Compartilhe:

Prefeitos querem integrar cidades da região Oeste ao Smart Sampa para reforçar segurança 

Anúncio foi feito durante visita do consórcio metropolitano à central de monitoramento da Prefeitura de São Paulo

Prefeitos das 12 cidades da região Oeste da Grande São Paulo querem criar uma rede regional de monitoramento integrada às câmeras e bases de dados do Smart Sampa, o maior e mais completo programa de videomonitoramento da América Latina, criado pela Prefeitura de São Paulo para revolucionar a política de segurança pública da cidade e garantir respostas rápidas a crimes e emergências, além de auxiliar na busca por desaparecidos.

A sugestão foi dada durante visita dos prefeitos do Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana) à central do Smart Sampa nesta sexta-feira (16), ao lado do prefeito Ricardo Nunes. “A nossa ideia é integrar toda a região metropolitana Oeste com as câmeras do sistema da capital”, disse o  prefeito de São Roque, Guto Issa, presidente do Cioeste. “O que está acontecendo aqui é histórico e a gente veio com muita honra cumprimentar o prefeito e a equipe dele e aprender”, disse Guto Issa.

O prefeito Ricardo Nunes destacou os resultados do Smart Sampa: “Em 6 meses, os resultados são impressionantes: 1.159 foragidas da justiça presos, 2.344 presos em flagrante, 62 pessoas desaparecidas encontradas pelo sistema, então o resultado é muito positivo e a gente vai ampliar”, reforçou Nunes. “Quando a gente soma forças, a gente vai poder potencializar o trabalho que cada prefeito está desenvolvendo na sua cidade. Essa união vai fazer com que a qualidade de vida das pessoas se fortaleça ainda mais”, afirmou Ricardo Nunes, destacando a importância da integração regional no combate ao crime. Ele revelou que o governo do estado já demonstrou interesse em apoiar a expansão do programa para outras cidades.

Os prefeitos ressaltaram que, como o crime muitas vezes não respeita os limites entre os municípios, um sistema de monitoramento interligado poderia ser mais efetivo para a segurança. “No caso daquele bandido que vai sair da capital e assaltar, por exemplo, em Osasco ou vice-versa, as câmeras integradas do consórcio poderão atuar, como já está acontecendo aqui”, ressaltou Issa.
 

collections
Galeria de imagens

SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail:
  imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I  Twitter I  Instagram I  TikTok I  YouTube I  Acervo de Vídeos I  LinkedIn