Notícia na íntegra
Prefeitura cria loja virtual com os produtos dos artesãos do Mãos e Mentes Paulistanas
A Prefeitura de São Paulo criou uma plataforma digital inovadora que reúne coleções exclusivas dos artesãos credenciados pelo Mãos e Mentes Paulistanas, programa da Prefeitura que tem o objetivo de capacitar e oferecer capacitação e oportunidades de acesso ao mercado. A proposta da Vitrine Virtual é ampliar as oportunidades de comercialização para os trabalhadores manuais, conectando seus produtos a novos públicos e potencializando a presença dos empreendedores no ambiente digital.
A vitrine conta com curadoria dos próprios artesãos, que poderão expor suas peças autorais, produzidas com diversas técnicas e materiais. A plataforma funciona como uma vitrine virtual permanente, acessível ao público interessado em adquirir produtos únicos e de qualidade, valorizando o talento paulistano e facilitando o acesso ao mercado.
O anúncio foi feito durante o evento da formatura das turmas da capacitação empreendedora do programa Mãos e Mentes Paulistanas na quarta-feira (19). O evento, realizado no auditório da Prefeitura, reuniu 130 artesãos e manualistas que concluíram os módulos formativos oferecidos gratuitamente pelo programa, consolidando sua preparação para atuar no mercado com mais competitividade e autonomia.
O Mãos e Mentes Paulistanas, lançado em 2019, é uma das principais políticas públicas municipais voltadas ao setor artesanal, com foco no fortalecimento da economia criativa, inclusão produtiva e geração de renda para trabalhadores manuais. Desde o seu início, já credenciou mais de 8.600 artesãos e movimentou aproximadamente R$ 3,6 milhões em renda direta, por meio de feiras, lojas, quiosques e participação em grandes eventos.
Formatura com novos horizontes para os artesãos paulistanos
A cerimônia de formatura foi um momento de celebração do talento e da resiliência dos artesãos da cidade, reconhecendo o empenho de cada um dos formandos que participaram dos cursos de qualificação empreendedora. Os módulos oferecidos abordaram temas essenciais como modelagem de negócios, planejamento financeiro, marketing, presença digital, planejamento de coleção e formalização, proporcionando ferramentas práticas para o fortalecimento dos pequenos negócios artesanais.
“Cada certificado entregue hoje representa um passo importante para garantir mais autonomia econômica e visibilidade para esses empreendedores que fazem do artesanato um instrumento de transformação social e geração de renda. O Mãos e Mentes Paulistanas é prova do compromisso da Prefeitura com o desenvolvimento sustentável e inclusivo da cidade”, destacou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Rodrigo Goulart.
Inscrições abertas para Mega Artesanal 2025 e Salão do Artesanato
Outro destaque do evento foi o anúncio da abertura das inscrições para dois dos principais eventos do setor artesanal do país: a Mega Artesanal 2025 e o 19º Salão do Artesanato.
Na Mega Artesanal 2025, considerada uma das maiores feiras de artes manuais e artesanato do Brasil, a Prefeitura disponibilizará 100 vagas para os artesãos e manualistas credenciados no Mãos e Mentes Paulistanas. O evento acontece de 5 a 9 de julho, no São Paulo Expo, e reúne milhares de visitantes, oferecendo oportunidades de negócios, divulgação e networking.
As inscrições para participar do estande do programa já estão abertas e podem ser feitas até 30 de abril. A seleção dos participantes será feita por meio de curadoria dos produtos, considerando técnica aplicada, criatividade, acabamento e matéria-prima utilizada. As inscrições podem ser feitas neste link
Já para o 19º Salão do Artesanato, que acontece de 21 a 25 de maio, no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, serão disponibilizadas 40 vagas. O evento é um dos mais tradicionais do setor, reunindo artesãos de todo o Brasil e promovendo negócios que movimentam milhões de reais. Os artesãos interessados têm até o dia 20 de abril para realizar a inscrição. As inscrições podem ser feitas neste site
“Oferecer espaço nos maiores eventos do setor artesanal é uma estratégia fundamental para garantir visibilidade, gerar negócios e valorizar nossos artesãos. Essas iniciativas reforçam o papel da Prefeitura de São Paulo no apoio à economia criativa e no estímulo ao empreendedorismo manual como ferramenta de desenvolvimento econômico e social”, concluiu Goulart.
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk