Notícia na íntegra
Prefeitura entrega 34ª Unidade de Pronto Atendimento de São Paulo, que funciona 24 horas e é referência para casos de infarto

A cidade de São Paulo ganhou, nesta quarta-feira (9), a 34ª Unidade de Pronto Atendimento. A UPA Ipiranga – Dr. Augusto Gomes de Mattos, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), tem funcionamento 24 horas por dia e capacidade para realizar cerca de 21 mil atendimentos por mês em diversas especialidades, incluindo atendimentos clínicos, pediátricos, ortopédicos, odontológicos e cirurgia geral. Foram investidos R$ 17,9 milhões para a transformação da antiga área do PS Augusto na nova UPA, que é a 19ª entregue desde 2021.
"Temos o compromisso de entregar 15 UPAs no novo mandato. Essa já é a terceira que entrego e, portanto, temos mais 12, além das UBSs que ajudam na prevenção", disse o prefeito Ricardo Nunes, destacando os avanços da gestão na área da saúde e lembrando que a cidade tinha três UPAs em 2016 e essa foi a 34ª entregue.
O novo espaço é quatro vezes maior que o da estrutura anterior. Conta com um Minilab, que possibilita a realização de 30 tipos de exames laboratoriais, consultórios para diferentes especialidades, sala de urgência e emergência, duas salas de classificação de risco, consultório odontológico, salas de eletrocardiograma, de raio-x, de gesso, sutura e medicações.
Para agilizar ainda mais o atendimento, a unidade conta com um consultório Fast Track, para que casos menos complexos sejam atendidos de forma ágil, direcionando, assim, os de maior gravidade para setores especializados. Com isso, o tempo de espera é reduzido, o atendimento ganha qualidade e a assistência se torna mais eficiente.
A UPA, além de atendimento odontológico de urgência 24 horas, presta serviço resolutivo e qualificado aos pacientes acometidos por quadros agudos de natureza clínica e primeiros atendimentos aos casos de natureza cirúrgica e de trauma, estabilizando os pacientes e realizando a investigação diagnóstica inicial, de modo a definir a conduta necessária para cada caso.
"Se alguém chegar infartado nesse equipamento o médico que está avaliando consegue trombolizar (tratamento que utiliza medicamentos para dissolver coágulos sanguíneos) em 20 minutos, reverter o infarto e salvar a vida desse paciente. E isso não é feito em qualquer lugar. A Prefeitura de São Paulo vem implantando uma linha de cuidados e reduziu os índices de mortalidade por infarto de 30% para 4%”, declarou o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.
Estrutura
A nova UPA é formada por uma equipe profissional composta por 483 colaboradores, sendo 172 médicos prontos para atender a população da região. O aumento no número de profissionais vai ampliar o acesso à rede de urgência e emergência, que anteriormente eram oferecidos pelo Pronto-socorro que funcionava no mesmo local, e agora será uma UPA tipo III. Antes a unidade contava com 248 profissionais.
O equipamento foi construído com dois andares, com ampliação de 633 m² de área para 2.133 m². Com a expansão, o número total de leitos aumentou de 10 para 20, com melhoria na estrutura física e climatização do local. Houve aumento de postos na farmácia, passando de um para dois balcões de atendimento, sendo uma na parte interna e outra externa. A recepção passou a ter um guichê a mais, passando de três para quatro. A antiga sala de medicação era destinada para atendimento adulto e infantil e, agora, no novo espaço, são duas salas separadas (adulto e infantil), com seis poltronas em cada local, destinadas para medicação rápida.
A média de atendimento mensal vai subir de 12 mil para 21 mil e o serviço passará a realizar cerca de 1.800 atendimentos odontológicos. Também houve expansões e melhorias nas áreas dos funcionários, como administração, vestiários e refeitórios.
Para a autônoma Larissa Barbosa, 32 anos, que estava aguardando para ser atendida pelo ortopedista da unidade, a UPA Ipiranga é uma conquista para os moradores da região. “Estávamos precisando muito de um equipamento como esse", contou.
A auxiliar de lavanderia Renata Malaquias de Lima, 28 anos, foi levar a filha Luísa ao médico e afirmou estar satisfeita com o novo equipamento de saúde. "Antes eu ia na UBS da região. Melhorou bastante para nós com a chegada dessa UPA. O atendimento é bom e o espaço é amplo".
O custeio mensal será de mais de R$ 6 milhões e a unidade será administrada pela Organização Social da Saúde (OSS) Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM - PAIS). A UPA Ipiranga está localizada na rua Júlio Felipe Guedes, 200.
Mídias
Declaração do prefeito e atendimento à imprensa
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
E-mail: imprensa@prefeitura.sp.gov.br
Facebook I Twitter I Instagram I TikTok I YouTube I Acervo de Vídeos I LinkedIn
HAND TALK
Clique neste componente para ter acesso as configurações do plugin Hand Talk